Como fazer o visto para Suíça

Visto para morar na Suica
Foto: Feriehus

Se você sonha em morar em um dos países mais desenvolvidos do mundo, saiba como fazer o visto.

Se você está planejando morar no exterior, a Suíça pode ser uma ótima opção de destino. O país europeu é altamente desenvolvido e possui um dos mais altos salários da Europa. Hoje vamos te contar tudo que é necessário para fazer o visto para morar na Suíça.





Visto de Turismo Suíça

Para quem viaja apenas a passeio para a Suíça não é necessário visto. Os turistas brasileiros podem permanecer no país por até 90 dias. Os documentos que são necessários para entrada no Espaço Schengen da Europa são:

  • Passaporte com validade superior a 3 meses;
  • Passagem de ida e volta para o período máximo de 90 dias;
  • Comprovativos de que tem dinheiro para se manter no país nesse período (dinheiro em espécie, cartões de crédito, Visa Travel Money, etc);
  • Comprovativo da reserva de hotel para o período da viagem ou então a carta-convite de um amigo ou parente para ficar hospedado na casa dele. A carta deve estar em uma língua falada na Suíça: francês, alemão, italiano ou romanche.

Já os cidadãos portugueses e de países da União Europeia não tem necessidade de solicitar visto para visitar ou para morar, apenas devem solicitar uma autorização de residência após conseguirem um emprego na Suíça.

Veja também: Vagas em Londres para quem fala português

Visto de Trabalho na Suíça

Para os cidadãos brasileiros com cidadania europeia é o mesmo procedimento. É possível permanecer na Suíça por 3 meses para conseguir um emprego e depois residir no país.
Para quem não tem cidadania europeia, é necessário conseguir um contrato de trabalho para depois solicitar o visto (a empresa ainda precisa assegurar que não havia nenhum trabalhador suíço para a vaga). Para se candidatar a uma vaga na Suíça é necessário ter um bom currículo online (no Linkedin) e um currículo bem feito no formato do CV europeu. Se você tiver formação superior e falar uma das línguas do país, possui mais chances de ser contratado.

Veja também: Áustria está contratando profissionais

Documentos para o Visto

Para solicitar o visto de trabalho para a Suíça é necessário apresentar os seguintes documentos no Consulado da Suíça no Brasil:

  • Passaporte original com validade superior a 6 meses;
  • Cópia do passaporte;
  • 2 fotografias recentes (3×4 cm – iguais);
  • Autorização emitida pela autoridade cantonal (original e cópia);
  • Pagamento das taxas do visto;
  • Pedido de visto para o familiar que vai morar na Suíça com você (filhos, esposo/a).

Saiba mais detalhes dos documentos no site do Consulado.

Valor do Visto

O valor para dar entrada na solicitação do visto para trabalhar na Suíça é de R$ 215,00.

Visto por Casamento

Para quem namora um cidadão suíço e irá casar, poderá solicitar o visto de preparação do casamento no Consulado da Suíça em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Se o casamento com um/a suíço/a já tenha sido realizado no Brasil, o brasileiro/a precisará apenas da solicitação do reagrupamento familiar. Assim como entre outros países, a união precisará comprovada com fotos, certidão e muitas vezes até entrevistas.

Saiba mais no site do Consulado da Suíça no Brasil