Vistos de investimento para viver nos Estados Unidos

Visto investimento Estados Unidos
Foto: Reprodução Wallpaper Cave

Confira uma entrevista exclusiva com um advogado especialista em Direito Migratório e saiba como morar nos EUA.

Morar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros e quem possui dinheiro para investir no país da América do Norte possui mais chances de conseguir um tipo visto para residir legalmente no país.

Para quem deseja investir nos Estados Unidos e abrir uma empresa no país, pode usufruir dos vistos L-1, E-2 e EB-5, por isso o site Vagas pelo Mundo conversou  com o advogado brasileiro Daniel Toledo, especialista em direito de imigração em uma entrevista exclusiva. Confira como funciona os tipos de investimento nos Estados Unidos:





Como funciona o visto de investimento para os EUA

De acordo com o advogado Daniel Toledo, existem alguns vistos de investimento para os Estados Unidos. No visto de investimento L-1 é necessário que o executivo ou sócio seja um gestor na companhia e tenha função administrativa em uma empresa brasileira para pedir a transferência para uma empresa americana, que deve ser aberta ou pode já existir. É interessante que tenha algumas pessoas abaixo desse executivo, secretária, supervisor, equipe de vendas, etc.

Para a concessão do visto é necessário que a empresa brasileira permaneça aberta e em funcionamento. No entanto, não é necessário que as empresas tenham o mesmo segmento de atuação, a empresa brasileira pode ser uma panificadora e americana pode atuar no ramo de locação de equipamentos para Construção Civil, por exemplo.

Há também o visto E-2, que consiste no processo de abertura de uma empresa que é restrito a pessoas que têm cidadania em países com tratado de comércio ou de navegação com os Estados Unidos. O valor recomendado de investimento para esse visto é em torno de 150 mil dólares.

Tanto para o visto L-1 quanto para o E-2, a quantidade de funcionários depende do tipo do negócio que se pretende abrir. Um restaurante exigirá um número, enquanto uma consultoria outro.

Conheça as profissões para brasileiros que estão em alta nos Estados Unidos

Valores de investimento

De acordo com o advogado, ele não acredita em valores mínimos, mas sim em quantidades necessárias para fazer o negócio girar. Isso é sempre o mais importante, pois o negócio sustenta o visto, e não o inverso.

Daniel Toledo
Advogado Daniel Toledo

Há ainda o visto de investimento EB-5 que atualmente que tem valor mínimo de 500 mil dólares, até 14 de setembro, quando haverá uma votação no Congresso para determinar se o custo continua o mesmo ou se haverá um aumento. São duas categorias: o passivo onde a pessoa investe em um fundo captador já aprovado pelo governo e com as regras já determinadas e o EB- ativo, no qual a pessoa desenvolve seu próprio projeto e deve, com ele, gerar emprego para, pelo menos 10 americanos. Então, por volta de 18 meses, a pessoa obtém um Green Card temporário.

Para quais cidades e áreas vale

Os vistos são válidos para qualquer área de atuação e também para qualquer Estado dos Estados Unidos.

Veja também: como fazer o Visto Americano de turismo

Tempo do visto

O tempo para sair o visto depende muito do local e tipo solicitado. Ele pode ser requerido pelos Estados Unidos, pelo Brasil, ou outros países, se é solicitado por meio de um processo de urgência, de um consulado ou de um agente migratório. Não é possível informar uma média de prazo para isso.

Levando a família para morar nos EUA

Todos os vistos são estendidos ao cônjuge (esposo ou esposa) e aos filhos solteiros de até 21 anos e não emancipados.

Documentação no Brasil ou EUA?

É possível fazer todo o procedimento estando no Brasil, protocolando o processo nos Estados Unidos ou no Brasil.

Veja também: os tipos de visto americano

Custo do visto

O custo do visto depende muito do tipo do visto e do perfil da pessoa, pois depende do número de documentos que devem ser traduzidos, da quantidade de certificações e certidões, há uma série de fatores. Por isso não é possível informar uma média.

Após quantos anos morando legalmente nos EUA é possível solicitar o Green card?

Com o L-1 é possível pedir o Green Card em aproximadamente 3 anos, em média. Já para o E-2 por si só não dá direito de Green Card, mas é possível pedir outro visto para aplicar ao Green Card. Já no EB-5, após aprovado o processo já obtém-se o Green Card.

Confira mais informações sobre visto de investimento nos Estados Unidos no site da Loyalty Miami.

Conheça as 10 profissões mais bem pagas nos Estados Unidos

Sobre Daniel Toledo

O advogado Daniel Toledo é graduado em direito pela Universidade Paulista, com especialização em International Business and Global Law pelo Eckerd College – St Petersburg e em tributação no mercado financeiro, pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Possui ainda LLM (Legal Law Master) em mercado Financeiro e de Capitais pelo IBMEC e LLM em Health Law pela Southern University of Illinois. Fez doutorado em Direito Constitucional pela UNITA e ministra cursos sobre Direito comercial e societário.