O aumento do PIB da Zona Euro foi confirmado por dados do Eurostat que mostram um aumento nas ofertas de emprego. Saiba mais!
A economia da zona do euro cresceu 2% no segundo trimestre de 2021 segundo dados do Eurostat. O escritório de estatísticas da União Europeia confirmou as previsões de que o relaxamento nas restrições por conta da pandemia estimulou a atividade econômica no bloco. Depois de uma breve recessão, o PIB da Zona Euro cresceu 2% e emprego subiu 0,5%.
PIB da Zona Euro
Além do crescimento no PIB da Zona Euro, em outro comunicado o Eurostat informou que o emprego no bloco de 19 nações cresceu 0,5% entre abril e junho quando comparado com o trimestre anterior. O aumento de 2% do PIB da Zona Euro (Produto Interno Bruto) em relação ao trimestre anterior foi acompanhado por um aumento de 13,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a economia da zona do euro sofreu a pior fase da pandemia de COVID-19.
A leitura anual do PIB foi ligeiramente revisada para baixo em relação à estimativa anterior do Eurostat de crescimento de 13,7%, divulgada no final de julho. O crescimento trimestre a trimestre seguiu uma queda de dois trimestres do PIB, com a economia da zona do euro encolhendo 0,6% no último trimestre de 2020 e 0,3% em janeiro-março de 2021.
O crescimento do PIB impulsionou a elevação do emprego em abril-junho, com o indicador avançando 0,5% no trimestre e 1,8% no ano. O crescimento anual ficou acima das previsões de recuperação de 1,5% após uma série de quedas.
Leia também: como validar diploma médico na Suíça e iniciar a residência médica na Europa.
Recuperação econômica
Apesar da recuperação robusta no segundo trimestre, a economia da zona do euro permanece cerca de 3% menor do que era no final de 2019, ao contrário das economias dos Estados Unidos e da China, que superaram seus picos pré-pandêmicos. Entre as maiores economias da zona do euro, Espanha e Itália registraram as maiores altas do PIB, crescendo 2,8% e 2,7% no trimestre, respectivamente, mostraram dados do Eurostat.
A Itália, que estava entre os países mais atingidos da zona do euro no ano passado, cresceu também no primeiro trimestre de 2021, quando o PIB do bloco caiu. Alemanha e França registraram aumentos mais moderados do PIB, de 1,5% e 0,9%, respectivamente, no trimestre.
Uma terceira versão final dos números do PIB para o segundo trimestre será emitida pelo Eurostat em 7 de setembro. Essa leitura incluirá uma divisão por setores econômicos. Os cinco países que tiveram o maior aumento no PIB foram Espanha (19,8%), França (18,7%), Hungria (17,7%), Itália (17,3%) e Portugal (15,5%).
Vacinas na União Europeia: conheça as marcas aceitas pelos países europeus.
Aumento nos gastos das famílias e impacto no PIB da Zona Euro
Os dados disponíveis dos países da zona do euro mostram que os gastos das famílias foram um grande impulsionador do crescimento no segundo trimestre. Os números divulgados pelos Países Baixos indicam um salto de quase 6% nos gastos do consumidor lá, já que bares e restaurantes foram autorizados a reabrir gradualmente a partir de março após um bloqueio de seis meses.
Vacinas na União Europeia: conheça as marcas aceitas pelos países europeus.