morar fora não seja para você
Foto/Photo: The List.

Viver no exterior não é mais fácil, tampouco mais luxuoso, é apenas diferente. Talvez morar fora não seja para você.

Desta vez vamos fazer uma reflexão diferente, vamos tentar compreender se morar fora é realmente para nós. Não há nada tão inspirador como acompanhar a vida de pessoas que vivem uma realidade oposta à nossa, que consegue fazer coisas diferentes, que viaja com frequência, que visita lugares legais e é reconhecido profissionalmente, mas os bastidores dessa realidade são bastante singulares e precisamos compreender isso. Se você tem o desejo de morar fora e vem se perguntando se deveria embarcar nesta experiência, leia esse texto até o fim. 


Talvez morar fora não seja para você

Estamos tão cansados da vida que temos, que parece que estamos fazendo qualquer negócio para vivermos algo novo. Desejamos dias melhores, companhias melhores, um trabalho melhor, uma remuneração melhor, uma realidade a qual possamos classificá-la como melhor e sabe por que nós percebemos assim, porque encontramos uma nova referência, ou seja, conhecemos alguém, algum lugar ou alguma circunstância que pode nos proporcionar o que pensamos ser o melhor para nós. 

Acompanhar a vida das pessoas que escolheram morar fora é sempre uma delícia, elas viajam bastante, são bem remuneradas, se vestem de forma original, possuem pensamentos diferentes, vivem experiências que julgamos ser reais e além do mais, estão sempre felizes. Será? Essa realidade me parece aquela sensação “a grama do vizinho é sempre mais bonita”, que no nosso caso podemos trocar para “a vida do outro é sempre mais interessante…”. 

E se tudo corresse como você gostaria?

Morar fora nos faz repensar a vida

Morar fora nos coloca distantes das nossas origens, nos afasta de quem amamos, nos distancia da nossa cultura, nos leva para lugares que muitas vezes temos dificuldade em nos adaptar, nos faz repensar a vida todas as semanas, coloca em cheque nosso potencial, pode potencializar nossa ansiedade e estresse, ativa uma alta insegurança interna, nos revela que longe de casa temos pouca influência social e nos lembra que nesta vida nada é, apenas está

Recebo mensagens de dezenas de pessoas que desejam morar fora e eu sempre faço algumas perguntas: Quais seus objetivos? Quais suas razões? O que você deseja viver no exterior só tem lá? O que te motiva? Do que está disposto a abrir mão? O que é inegociável para você? O quanto está disposto a recomeçar do zero? Como vai a humildade? Já trabalhou sua flexibilidade? A terapia está em dia?

Não pense que vai ter a mesma vida ou uma vida melhor morando fora, sua vida será apenas diferente. Precisamos entender isso para que nossas escolhas não nos coloquem em circunstâncias constrangedoras. Por vezes desejamos uma melhor oportunidade de trabalho, mas ainda não estudamos o suficiente.

Saiba como tornar sua jornada inspiradora.

Entenda quem é você

Às vezes queremos viver em uma nova cultura, mas conhecemos muito da nossa e por isso a dificuldade de se encaixar. Desejamos relacionamentos saudáveis, mas nunca fomos a um Psicólogo trabalhar as nossas próprias questões.

Achamos que ser bem-sucedido é ter tudo, mas talvez nos faltou sensibilidade para compreender que isso é uma questão mais de equilíbrio do que de poder. Queremos companhias melhores, mas só nos relacionamos com as mesmas pessoas. 

Morar fora é apenas diferente e caso esse seja o seu sonho, comece por se trabalhar internamente, entenda quem é você, o que deseja, o que sente, o que pensa, no que acredita e por fim, quais são os seus porquês. O autoconhecimento é uma habilidade poderosíssima e te ajudará a entender se deves partir ou ficar. Respeite sua história, suas vontades e seu propósito. 

Você já escolheu a vida que deseja?

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Share.
blank

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar à busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto, onde aprofunda seus estudos em psicologia em um Doutorado na Universidade do Porto, além de possuir especialização em Psicologia Intercultural, proporcionando um acolhimento ajustado às necessidades daqueles que moram no exterior. Ele realiza atendimentos exclusivamente online, com clientes espalhados pela América, Europa, Ásia e Oceania, acolhendo imigrantes e expatriados brasileiros que busquem ressignificar perdas e aprimorar suas formas de se relacionar consigo mesmo e com os outros.

Leave A Reply