A lei que limita trabalhadores estrangeiros na Suíça qualificados será relaxada. Saiba tudo sobre as mudanças!
A Câmara dos Deputados da Suíça afirma que um estrangeiro que possui um diploma universitário suíço deve ter uma transição para o mercado de trabalho mais fácil. Desse modo, os trabalhadores estrangeiros na Suíça são beneficiados e devem ajudar na recuperação do mercado de trabalho, especialmente em áreas onde há uma grave escassez de profissionais.
Trabalhadores estrangeiros na Suíça: alteração na lei
A decisão do Senado Federal da Suíça de flexibilizar a lei sobre trabalhadores estrangeiros foi uma surpresa. Segundo o portal de notícias Swiss Info, o comitê de política tinha originalmente votado 8 a 3 contra a proposta. No entanto, o Senado aceitou a proposta com 24 votos a favor e 20 contra.
A emenda planejada à lei foi desencadeada por uma moção do parlamentar do Partido Liberal Radical e empresário Marcel Dobler. Ele argumentou que se a Suíça treina e forma especialistas, eles também podem trabalhar no país europeu. Depois que a Câmara dos Representantes aprovou sua moção, o Conselho Federal elaborou um projeto de lei.
Vagas na Suíça para quem fala português: salário inicial de 4.350 euros.
Faltam trabalhadores especializados na Suíça: há urgência na contratação
São 8.500 cotas de trabalho destinadas a trabalhadores qualificados de países terceiros todos os anos. De acordo com a televisão pública suíça, SRF, 4.366 graus foram concedidos a estrangeiros de países terceiros em 2021. O empresário Dorian Selz passou pelo longo processo para contratar um funcionário originário da Índia.
Em entrevista à SRF, ele diz que os estudantes estrangeiros que estudam na Suíça devem ter uma oportunidade. “Se bem entendi, as universidades são financiadas com dinheiro público. Esta seria a oportunidade de retribuir. Acho que este é o pior momento para mandá-los embora novamente”. Ou seja, os trabalhadores estrangeiros na Suíça precisam de uma oportunidade.
Em um comunicado à imprensa na manhã anterior à decisão da Câmara dos Deputados, a Hotelleriesuisse, associação da indústria hoteleira, promoveu a proposta. A integração de nacionais de países terceiros com qualificações suíças é um meio eficaz de fornecer às empresas suíças trabalhadores especializados altamente qualificados e integrados.
Vagas na Suíça para enfermeiros: país precisa de mais de 14.000 profissionais.
Quantos serão considerados?
O Conselho Federal também é de opinião que a emenda planejada é constitucionalmente possível, disse a Ministra da Justiça Elisabeth Baume-Schneider. Cerca de 400 a 500 pessoas estão envolvidas. O Conselho Federal argumentou que o foco estava em indivíduos com educação suíça que geralmente estavam bem integrados à sociedade suíça.
Estão também incluídos os pós-doutorandos, tendo a Câmara dos Deputados declarado, “se se tratar de uma atividade remunerada qualificada relacionada com o grau universitário”. Por isso, os trabalhadores estrangeiros na Suíça que se formaram no país podem agora ter mais chance de morar e trabalhar sem tanta burocracia.
Trabalhar na Suíça: escassez recorde de trabalhadores qualificados.
Especialistas na Suíça procurados com urgência
Em entrevista para a SRF, a televisão pública da Suíça, o empresário Dorian Selz diz não compreender como o país europeu não facilita e mantém os profissionais altamente qualificados. Para ele, é incompreensível. A Suíça financia estudantes de países terceiros. Eles estudam principalmente em assuntos MINT – disciplinas cujos graduados são necessários com urgência. Mas se você quiser se tornar um dos trabalhadores estrangeiros na Suíça depois dos estudos, é complicado.
Em 2021, 4.366 pessoas de países terceiros se formaram em universidades suíças. São disponibilizadas 8.500 cotas por ano para essas e demais pessoas altamente qualificadas de terceiros países. Um processo complexo deve ser realizado para cada um. Dorian Selz diz que, para contratar um profissional da Índia que é um ‘gênio’, “Tivemos que documentar sua vida até aquele ponto em detalhes”.
Selz afirmou: “Tivemos que apresentar muitos documentos: por que ele é uma pessoa tão talentosa, por que esta posição não pode ser oferecida a nenhum candidato comparável aqui – além do fato de que tivemos que documentar toda a sua vida até o último detalhe e em nenhum momento tivemos a certeza de que conseguiríamos sequer uma autorização de trabalho para ele”.
É possível estudar e trabalhar na Suíça? Descubra as regras.
Pessoas altamente qualificadas de países terceiros na Suíça
De acordo com o Departamento Federal de Estatística, cerca de dois terços dos graduados ainda vivem na Suíça um ano depois. Não se sabe quantos deles têm emprego. A organização Economiesuisse estima 10 a 15%. Em 2022, a Secretaria Estadual de Migração SEM emitiu 520 autorizações de residência e trabalho para pessoas de países terceiros com diploma universitário suíço.
A taxa de desemprego dos nacionais de países terceiros está acima da média um ano após o seu diploma universitário suíço. Segundo a Agência Internacional de Emprego da OIT, foi de 7,5% em 2021 (Suíça: 2,3%, países do Espaço Schengen: 3,2%).
Receber dinheiro para morar na Suíça: vila paga até € 50.000 para você se mudar.
Trabalhadores estrangeiros na Suíça: alteração na lei
De acordo com a Associação Suíça de Empregadores, é necessário esgotar todas as fontes em tempos de escassez de trabalhadores qualificados. O diretor Roland A. Müller diz: “E, a propósito, essas pessoas já estão integradas. Eles moram conosco, estudam conosco e desfrutam de treinamentos caros financiados pelo dinheiro dos contribuintes, então é do interesse da sociedade e da economia que eles possam ficar”.
Ao mesmo tempo, é uma estrutura gerenciável. Não há milhares que se formam no país e querem permanecer no mercado de trabalho suíço. Atualmente, o empresário Dorian Selz não está mais considerando candidaturas de cidadãos de países terceiros. A chance de ele receber um dos 8.500 contingentes é muito pequena. O sinal do governo em facilitar a lei para trabalhadores estrangeiros na Suíça pode um dia fazê-lo repensar.
Aproveite para ler também: Morar na Suíça: As Melhores Cidades, Opções de Visto e Custo de Vida.
*Conheça também o nosso canal do Youtube e inscreva-se por lá! Toda semana tem vídeos novos e lives sobre a vida no exterior: