Se você sonha em morar e trabalhar na Suíça, saiba que o país europeu está em busca de profissionais qualificados. Confira!
Não é de hoje que as indústrias suíças estão com dificuldade em contratar profissionais altamente qualificados. Por isso, se você deseja morar e trabalhar na Suíça, saiba que existe uma escassez recorde de profissionais qualificados no país europeu. Confira tudo sobre os dados que foram divulgados pelo governo da Suíça.
Emprego na Europa
O Conselho Federal da Suíça tomou a decisão sobre o número de trabalhadores qualificados de países terceiros que podiam chegar ao país em 2023 ainda em novembro de 2022. No encontro, ficou determinado que o país europeu podia receber, no máximo, 8.500 trabalhadores qualificados em 2023. Contudo, a escassez de mão de obra no setor industrial está penalizando a competitividade do comércio exterior suíço, que representa cerca de 40% do PIB (Produto Interno Bruto).
Aliás, quando se juntam o setor da indústria e ferramentas (27%) e relojoaria (10%), eles respondem por mais de um terço (37%) das exportações suíças, de acordo com o Departamento Federal de Estatística (dados de 2021). Em primeiro lugar estão os produtos químicos e farmacêuticos, tradicionalmente o setor líder nas vendas suíças para o exterior, com quase 50% do total das exportações.
Carta de Motivação: O que é, Como Montar, Importância e Dúvidas Frequentes.
Trabalhar na Suíça
Segundo o portal Swiss Info, a demanda por pessoal no setor de torneamento está em alta na Suíça. E a quantidade de profissionais em falta fica mais evidente quando se olha para os portais de empregos. Por exemplo, em abril de 2023, a indústria suíça procurava contratar 1.550 mecânicos multiqualificados e a concorrência entre as empresas é intensa.
Especialistas da área de recrutamento dizem que em algumas regiões é a quantidade mais alta de profissionais em falta nos últimos 15 anos. Isso está acontecendo especialmente na indústria de alta precisão da Suíça. Profissionais de RH dizem que, atualmente, é quase impossível recrutar especialistas pelos meios tradicionais e que quem já está no mercado precisa recorrer aos seus contatos pessoais.
Salário de um Médico: Valor na Europa, Validação do Diploma e Mercado de Trabalho.
Impulsionar a imagem das carreiras na indústria
A escassez de profissionais para trabalhar na Suíça pode ser explicada. Para associações da indústria, a situação do país acontece por conta da falta de treinamento das empresas que não investiram em para treinar especialistas suficientes na última década.
Mesmo com a criação de centros de treinamento em algumas regiões da Suíça, a situação não está se invertendo. Ainda assim, muitos cantões (estados) oferecem programas de aprendizagem dupla que contemplam os ofícios de torneamento e mecânico. As empresas e indústrias da Suíça são as mais interessadas e que apoiam integralmente os centros de formação.
Trabalhar em Multinacional: Dicas Para Conquistar a Vaga dos Sonhos.
Trabalhar na Suíça: melhorar a imagem da indústria
Um maior interesse dos jovens, principalmente das mulheres, na indústria passa por melhorar a imagem do setor. Tradicionalmente oferecendo serviços mais pesados e até insalubres, muitas áreas profissionais eram dominadas maioritariamente por homens. Contudo, a situação mudou e a indústria suíça passou por melhoramentos e, em muitas delas, as bancadas de trabalho sujas deram lugar a sistemas totalmente informatizados.
Por isso, mesmo que leve um tempo, quem deseja trabalhar na Suíça deve encontrar boas possibilidades hoje e no futuro. As indústrias do país estão trabalhando para resolver o problema da escassez de mão de obra promovendo oportunidades de treinamento e melhorando a imagem das profissões técnicas.
Home office na Europa: crescimento de profissionais que trabalham de casa.
Sobre morar e trabalhar na Suíça
Em 2020, o Institute for Management Development (IMD) colocou a Suíça em primeiro lugar na atração de trabalhadores qualificados. No país estão as sedes de grandes corporações multinacionais como Glencore, Gunvor, Nestlé, Mediterranean Shipping Company, Novartis, Hoffmann-La Roche, ABB, Mercuria Energy Group e Adecco.
Outras grandes empresas mundialmente conhecidas são: UBS AG, Zurich Financial Services, Richemont, Credit Suisse e Barry Callebaut. Também são internacionais a Swiss Re, Rolex, Tetra Pak, The Swatch Groupe e Swiss International Air Lines.
A Suíça é um dos países mais desenvolvidos do mundo e que tem a maior riqueza nominal por adulto de qualquer país. O país europeu é bem classificado em várias métricas internacionais, incluindo competitividade econômica , desenvolvimento humano e governança democrática. Suas cidades como Zurique, Genebra e Basel estão entre as mais altas em termos de qualidade de vida. Todavia, com alguns dos custos de vida mais altos.
Currículo Europass: Aprenda a fazer o seu, Vantagens e Dicas [Guia].
Prosperidade econômica
Por ter uma economia estável, próspera e de alta tecnologia, a Suíça é o país mais rico do mundo per capita em vários rankings. Sem contar que é um dos países menos corruptos do mundo, todavia seu setor bancário é classificado como “um dos mais corruptos do mundo”. Atualmente ocupa a vigésima posição como maior economia do mundo em PIB nominal e a trigésima oitava maior em paridade de poder de compra.
Zurique e Genebra são consideradas cidades globais e Basel é a capital da indústria farmacêutica da Suíça, hospedando multinacionais como Novartis, Roche e outras. É um dos centros mais importantes do mundo para a indústria de ciências da vida.
O Relatório de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial de 2016 classificou a economia da Suíça como a mais competitiva do mundo, mas a partir de 2019, ela está no quinto lugar globalmente. A União Europeia classificou a Suíça como o país mais inovador da Europa e o país mais inovador no Índice Global de Inovação em 2022.
Profissões do Futuro: Destaque Para o Setor de Tecnologia, Mercado e Formação.
Trabalhar na Suíça: economia
O setor econômico mais importante da Suíça é a manufatura. Os produtos manufaturados incluem especialidades químicas, produtos farmacêuticos e de saúde, instrumentos de medição científicos e de precisão e instrumentos musicais. Os maiores bens exportados são produtos químicos (34%), máquinas/eletrônicos (20,9%) e instrumentos de precisão/relógios (16,9%).
O setor de serviços, principalmente bancos e seguros, comércio de commodities, turismo e organizações internacionais – é outro com grande importância na economia da Suíça. Os serviços exportados representam um terço das exportações. De ressaltar que a Suíça pratica um protecionismo agrícola, que é uma rara exceção em relação às suas políticas de livre comércio, o que contribui para a alta dos preços dos alimentos no país.
De acordo com a OCDE, a liberalização do mercado de produtos suíços está atrasada em relação a muitos países da União Europeia. Além da agricultura, as barreiras econômicas e comerciais entre a União Europeia e a Suíça são mínimas, e a Suíça tem acordos de livre comércio com muitos países. A Suíça é membro da Associação Européia de Livre Comércio (EFTA).
*Veja dicas para trabalhar no exterior em 2023 e aproveite para se inscrever no canal:
17 Comentários
Quero trabalhar na Suiça na área de restaurante.
Olá, moro em São Paulo, quero trabalhar na Suíça disponível para area da beleza.
Boa noite!!!
Meu nome é Carlito Costa e tenho muita vontade de trabalhar e morar na Suíça, sou Técnico em eletrotécnica, trabalho com construções de redes, tenho muito conhecimento em elétrica predial, força e controle e automação.
Um sonho
Oiee tenho vontade de mora e trabalhar na Suíça [email protected]
Bom dia!! Me chamo Augusto, e sonho em poder trabalhar na Europa, sou técnico instalador e reparador de internet, linhas telefônicas,e tv a Cabo.
Olá July!!! Tudo bem? Pode mandar mensagem no nosso Instagram @vagaspelomundo Um abraço!!! Amanda e Claudinho
Olá Jardel! Aqui no nosso site tem várias matérias de vagas na Europa e como morar na Suíça: http://vagaspelomundo.com.br/vistos-e-autorizacoes/morar-na-suica/ Você pode pesquisar na Lupa do site: Suíça.
Um abraço!!! Amanda
Nossa e um sonho trabalhar na Europa , a economia e ótima iria dar um futuro maravilhoso para a a minhas filhas ,quero muito trabalhar na Suiça um país lindo e desenvolvidos .
Olá! Me chamo Edesio Boaventura, tenho 33 anos, brasileiro e tenho desejo muito grande de conseguir trabalhar fora do Brasil, estou estudando inglês (intermediário atualmente), sou Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Química, com experiência como Líder de Operação Industrial e Operador de Sala de Controle.
Fiz um enorme POST sobre trabalhar na Suiça, que o país liberou cotas mas não disse como se inscrever para as vagas. Não ajuda muito.
Eu quero trabalhar e mora na Europa
Eu quero uma vaga na Europa
BOM DIA, TENHO VONTADE DE MORAR E TRABALHAR NA SUÍÇA. JÁ TIVE OPORTUNIDADE DE MORAR E TRABALHAR EM LONDRES, FIQUEI LÁ NO PERÍODO DE 12 ANOS. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE EXPRESSAR AQUI MINHA VONTADE…
Sou a daiane moro no Brasil sou do estado da bahia
Olá.!
Parabéns pela notícia, matéria muito boa. Tive algumas dúvidas sobre isto e queria detalha-las e se possível sana-las consigo.
Tentei achar mais informações mas não consegui.
Poderia contar consigo?
Obrigada,
July Ane Gonçalves
Olá estou me candidatando pra vaga ficarei muito feliz se for escolhido.