Um país europeu busca trabalhadores de Portugal e da Espanha para tentar diminuir a escassez de profissionais. Veja qual o país e as vagas abertas!
Um país europeu busca trabalhadores de Portugal e da Espanha. Sendo assim, se você está em busca de emprego na Europa, saiba que a República Tcheca planeja atrair trabalhadores. Aliás, a intenção do governo tcheco é facilitar que trabalhadores qualificados de Portugal e Espanha encontrem um caminho mais fácil para atuar no país e, dessa maneira, combater a escassez de mão de obra. Aproveite para conferir as vagas abertas!
País europeu busca trabalhadores de Portugal
A República Tcheca (Chéquia em Portugal) está planejando atrair trabalhadores de países do sul da União Europeia, como Espanha e Portugal. Isso porquê são países com uma taxa de desemprego mais elevada e podem ajudar a República Tcheca a combater uma crescente escassez de mão de obra de acordo com o jornal Prague Morning.
Desse modo, os planos foram revelados pelo Ministro do Trabalho, Marian Jurečka, que observou que o país visará trabalhadores qualificados e especializados. Sendo assim, a intenção é estabelecer uma estreita cooperação com instituições locais em alguns países do sul da União Europeia que atuam no setor do emprego.
Empregos na Suíça em rede de supermercados: Denner está contratando
Perfil dos trabalhadores
Para o Ministro Jurečka, “Estamos tomando medidas específicas para atrair essas pessoas para o nosso mercado de trabalho”. Além disso, o político diz que “Existem países, especialmente no sul da Europa, onde a taxa de desemprego está significativamente acima da média da UE. Para os jovens, pode chegar a 10 a 15%. Queremos trazer pessoas com elevada competência, especialmente nas áreas de TI e investigação”.
Entretanto, o Ministro apresenta em um evento um mapa interativo das capacidades necessárias da força de trabalho. Por isso, através deste modelo, as autoridades tchecas pretendem identificar as medidas necessárias que devem ser tomadas para diminuir a escassez de mão de obra, em particular em setores-chave como de TI e investigação.
Vagas na Irlanda em rede de lojas: Centra vai criar 500 empregos em 2024
Baixo Índice de Desemprego na República Tcheca
De acordo com dados publicados pela Destatis em Novembro de 2023, a República Tcheca é o país da União Europeia com a taxa de desemprego mais baixa, de apenas 2,4%. Por outro lado, a Espanha tem a taxa de desemprego mais elevada, com 11,9%, seguida pela Grécia, com 9,4% e pela Suécia, com 7,9%. Entretanto, a taxa de desemprego em Portugal é de 6,6%, a oitava mais elevada dos 27 Estados-Membros da União Europeia.
Além disso, a medida surge num momento em que os empregadores na República Tcheca se queixam há muito tempo da falta de trabalhadores disponíveis internamente. Por isso, o governo tem trabalhado com o Ministério do Trabalho para criar um modelo que apoie o recrutamento de trabalhadores tanto de países da União Europeia como de países terceiros.
Vagas nos EUA na Nestlé: 350 empregos em nova fábrica
País europeu busca trabalhadores de Portugal: Lista de Profissionais
Um relatório publicado pela Autoridade Europeia do Trabalho em março de 2023 traz a lista com as profissões onde há falta de trabalhadores na República Tcheca. Confira:
- Médicos Especializados
- Desenvolvedores de Software
- Encanadores e Instaladores de Tubos
- Profissionais de Enfermagem
- Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia
- Operadores de Empilhadeiras
- Médicos Generalistas
- Eletromecânicos e Montadores
- Instaladores e Reparadores de Linhas Elétricas
- Trabalhadores da Construção Civil
- Eletricistas
- Pedreiros e Trabalhadores Relacionados
Entretanto, por outro lado, os profissionais com dificuldade em encontrar emprego na República Tcheca são vendedores de lojas e funcionários de escritório em geral.
Empregos em Paris para quem fala português: vagas em várias áreas
Trabalhadores Estrangeiros na República Tcheca
Os números publicados pelo Serviço de Estatística da República Tcheca mostram que existem atualmente mais de 800.000 trabalhadores estrangeiros no país. Aliás, quase 30.700 dos quais chegaram ao país europeu em 2023. Isto significa que os trabalhadores estrangeiros representam cerca de um quinto do número total de trabalhadores no país, que de Janeiro ao final de Setembro de 2023 foi de 4,23 milhões.
De ressaltar que a República Tcheca também está olhando mais para o leste. Segundo Milena Jabůrková, vice-presidente do Sindicato da Indústria e dos Transportes da República Tcheca, a principal área de necessidade das empresas é a robustez técnica. Ela sugere que os trabalhadores também poderiam ser potencialmente recrutados em países como a Índia, a Indonésia, o Vietnã e nas Filipinas.
Contudo, para o Ministro do Trabalho, Marian Jurečka, em Julho do ano passado tinha uma escassez significativa de mão de obra de aproximadamente 200.000 trabalhadores no país. Por isso, nos últimos 12 meses, a República Tcheca estabelece vários acordos de vistos de trabalho para atrair trabalhadores de certos países asiáticos, bem como de alguns países dos Balcãs e do Cáucaso.
Vagas em hotelaria em Portugal: Grupo Minor realiza tour de recrutamento
Trabalhar na República Tcheca como Estrangeiro
Conseguir trabalhar na República Tcheca como estrangeiro vai depender de vários fatores, incluindo a sua cidadania. Por isso, no caso dos cidadãos da União Europeia, por conta da liberdade de circulação, eles têm o direito de viver e trabalhar nos país da União Europeia sem necessidade de autorização de trabalho. Isto torna relativamente fácil se mudar para a República Tcheca em busca de emprego.
Entretanto, embora nenhuma autorização de trabalho seja necessária, é necessário registrar a residência junto às autoridades locais. Esse processo geralmente é simples e o cidadão recebe um certificado de residência. Em termos de mercado de trabalho, o país está em crescimento, especialmente em setores como TI (Tecnologia da Informação), engenharia e manufatura. Aliás, Praga, a capital, é um centro para empresas internacionais.
No caso dos cidadãos de países terceiros (por exemplo, Brasil), os estrangeiros precisam de uma autorização de trabalho para trabalhar na República Tcheca. Contudo, o processo pode ser burocrático e é essencial conseguir uma oferta de emprego antes de solicitar a autorização.
Além disso, dependendo da duração e da natureza da estadia, é necessário obter um visto de longo prazo. Isso geralmente envolve o fornecimento de comprovante de acomodação, seguro saúde e recursos financeiros para se manter no país europeu.
Oportunidades de emprego na Europa: países e profissões com mais vagas em 2024
País europeu busca trabalhadores de Portugal: vagas abertas
Se você gostou da notícia do país europeu busca trabalhadores de Portugal e quer conhecer as vagas abertas, acesse o portal da Rede EURES. Nele existem quase 100.000 oportunidades de emprego na República Tcheca em várias áreas profissionais. Entretanto, você também pode verificar vagas no país através da rede social profissional LinkedIn e filtrar sua busca pela área de trabalho ou cargo desejado.
Vagas no Google no Reino Unido: novo centro de dados e novos empregos
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora e siga o programa no Spotify. Todas as semanas publicamos novos episódios:
4 Comentários
Estou interessada num vaga de emprego na área de enfermagem.sou licenciada na universidade católica de moçambique.
Oi sou Suzana Ngano Franque Andicene.mocabicana licenciada em enfermagem na universidade católica de moçambique,estou interessada em uma vaga de emprego na minha area em qualquer país.
Olá Gislaine! Tudo bem? Para área da Saúde é necessário validar o diploma e dominar o idioma do país. Um abraço!
Para quais países há vaga para enfermeira que fala português?