Descubra as profissões em falta na Suécia e com escassez de trabalhadores no país europeu. Veja a lista oficial do governo de 2024!
A lista de 2024 das profissões em falta na Suécia está publicada. Por isso, se você está procurando emprego e quer morar e trabalhar na Europa, existem boas chances de trabalho em áreas específicas. Dessa maneira, confira quais são os profissionais que encontram emprego na Suécia mais facilmente, aproveite para conferir as vagas abertas e os requisitos sendo estrangeiro.
Profissões em falta na Suécia
Segundo a Swedish Public Employment Service (Arbetsförmedlingen), diversas profissões em falta na Suécia encontram um mercado de trabalho próspero no país europeu. Por exemplo, parteiras, enfermeiras, professores, engenheiros, especialistas em TI, eletricistas, auxiliares de enfermagem, cozinheiros e carpinteiros continuam sendo muito procurados.
Além disso, a agência sueca de emprego diz que, em cinco anos, o déficit de mão de obra qualificada na Suécia deve ser de 100.000 pessoas. Sendo assim, a agência governamental apresenta uma nova previsão para 200 profissões e mostra que existe uma contínua falta de profissionais qualificados e, portanto, de boas oportunidades de emprego na Suécia em muitas profissões em 2024. O relatório da agência tem como base entrevistas com mais de 14.000 empregadores no país europeu, tanto privados como públicos.
Profissões em falta em Luxemburgo: lista de 2024
Escassez de profissionais: Suécia tem falta de mão de obra qualificada
Ainda assim, de acordo com a Swedish Public Employment Service, as melhores perspectivas futuras se aplicam principalmente a profissões que normalmente exigem formação. Ou seja, para encontrar emprego na Suécia é necessário, de preferência, ter uma formação profissional no ensino médio (secundário) ou universitário.
Dessa maneira, no topo da lista dos trabalhos na Suécia com menos concorrência nos próximos cinco anos estão várias profissões de saúde, como parteiras, psicólogos, médicos, dentistas e enfermeiros, mas também auxiliares de enfermagem. Além disso, engenheiros civis, técnicos e especialistas em TI continuam tendo boas perspectivas no mercado de trabalho, assim como profissões da construção civil, por exemplo, pedreiros, operários de concreto, eletricistas e carpinteiros.
Por isso, de acordo com Annelie Almérus, analista do mercado de trabalho na Arbetsförmedlingen, “Há muito tempo que temos falta de mão de obra qualificada”. Sendo assim, a analista diz que “Vemos que os empregadores reduzem os requisitos de experiência e educação ou recrutam grupos profissionais complementares, por exemplo, assistentes de cuidados que substituem enfermeiros auxiliares. Proporciona melhores oportunidades de emprego a mais pessoas, especialmente aos recém-licenciados”.
Empregos remotos em multinacional da Suíça: companhia está recrutando em vários países
Emprego na Suécia: faltam 100 mil profissionais
A previsão da Swedish Public Employment Service mostra que está prevista uma escassez total de 100.000 profissionais na Suécia em cinco anos. Com isso, mais de metade (55%) do trabalhadores são necessários nos cuidados de saúde e em diversas profissões educativas, como professores e professores de pré-escola.
Sendo assim, Annelie Almérus afirma que “Isto significa grandes desafios, nomeadamente para o setor público”. Ou seja, ela diz que “Para gerir a oferta de competências, o sistema educativo tem um papel decisivo, mas os empregadores também têm a responsabilidade de tornar as profissões mais atrativas e atrair mais pessoas para formações que conduzam a empregos”.
No entanto, a agência de emprego do governo confirma que está se tornando mais difícil conseguir ofertas de trabalho na Suécia nas profissões que normalmente não exigem educação ou experiência. Dessa maneira, mesmo aqueles que são afetados por mudanças estruturais contínuas têm mais dificuldades. Por exemplo, frentistas de postos de gasolina, secretárias, assistentes financeiros, consultores de investimentos e caixas.
Trabalhar em hotel com salário de 1.700 euros? Vagas na Europa com alojamento
Em quais profissões existem empregos na Suécia em 2024?
No topo da lista das profissões em falta na Suécia e onde existem empregos com menos concorrência em 2024 estão muitas profissões de saúde, mas engenheiros civis, técnicos e especialistas em TI também terão um bom mercado de trabalho. Além disso, você também encontra vagas na Suécia em empregos na construção, por exemplo, profissões como pedreiros, operários de concreto, eletricistas e carpinteiros.
Profissionais em falta na Suécia em 2024 (nível superior):
- Parteira
- Engenheiro Civil , Engenheiro e Técnico
- Professora de Pré-escola
- Médicos e Dentistas
- Profissões Docentes
- Desenvolvedor de Software e Sistemas
- Psicólogo
- Enfermeira
- Assistente Social
- Analista de Sistemas e Arquiteto de TI
Profissionais em falta na Suécia em 2024 (outros níveis de escolaridade):
Veja também as profissões onde é mais fácil conseguir emprego na Suécia em 2024:
- Trabalhadores da Construção Civil e Operadores de Máquinas de Construção
- Trabalhadores de Concreto, Pedreiros e Pintores
- Motoristas de Ônibus, Bonde e Caminhão
- Profissões Elétricas
- Chefe de Cozinha
- Mecânico de Veículos Automotores
- Açougueiros e Cortadores
- Marceneiros e Carpinteiros
- Enfermeira Assistente
- Encanador
Vagas na França: quase 3 milhões de empregos a serem preenchidos em 2024
Permissão para trabalhar na Suécia: como funciona
Se você é cidadão de um país da União Europeia ou do Espaço Econômico Europeu (EEE) ou da Suíça, não precisa solicitar uma autorização para trabalhar na Suécia. Além disso, pode começar a procurar emprego imediatamente e também tem o direito de iniciar e administrar seu próprio negócio. Entretanto, se você é cidadão suíço e deseja trabalhar por mais de três meses, precisa solicitar uma autorização de residência.
Contudo, se você é cidadão de um país fora da UE/EEE/Suíça, precisa solicitar uma autorização para trabalhar na Suécia. Por isso, existem diferentes formas de autorização de trabalho dependendo do seu país de origem, quanto tempo pretende ficar na Suécia e com o que pretende trabalhar. O ideal é acessar o portal da Swedish Public Employment Service e o site da Agência Sueca de Migração (Migrationsverket) e verificar em qual situação você se aplica.
Multinacional vai abrir 100 vagas em Galway na Irlanda: salários passam de € 5.000
Profissões em falta na Suécia: vagas abertas no país
Por fim, além das listas das profissões em falta na Suécia em 2024, a agência de emprego do governo do país também mostra aquelas em que é mais difícil conseguir emprego. Dessa maneira, a Swedish Public Employment Service diz que os profissionais com mais dificuldade de encontrar ofertas de trabalho na Suécia são os bancários, fotógrafos, jornalistas, analistas financeiros, assistentes financeiros, caixas e músicos.
Contudo, se você está em busca de oportunidades de trabalho na Suécia, acesse o portal da Arbetsförmedlingen. Em seguida, informe qual a sua profissão e confira todas as vagas abertas no país europeu e que estão cadastradas na plataforma. Além disso, confira as vagas na Suécia no portal EURES da União Europeia. São mais de 51.000 ofertas de trabalho publicadas. Boa sorte!
Trabalhar com limpeza na França: empresa tem mais de 10 mil ofertas de emprego
*Descubra como conseguir uma vaga de emprego no exterior, veja dicas essenciais e cuidados na hora de se candidatar assistindo um vídeo em nosso canal do YouTube. Além disso, se inscreva no nosso canal, ative o sininho para receber todas as notificações de novos vídeos:
9 Comentários
Gostava muito de trabalhar na Suécia posso ser ajudante de eletricista ou trabalhar como jardineiro porque gosto muito da natureza
Gostaria de saber mais ! Sou mecânico de manutenção e conheço elétrica também industrial e residencial
Estou a procura de uma vaga na área motorista
….
Sou Motorista
Carro
Caminhão
Trator 🚜
Ônibus 🚌
Estou a procura
Obrigado
Eu quero sou formada . pedagogia e ciências sociais, estou a procura de um trabalho fora do Brasil, gostaria de saber como faço.
Gostei muito,eu atualmente moro no Brasil,mas gostaria de ir trabalhar no exterior, qualquer lugar na Europa,de preferência na Suécia.
Sou mecânico de automóveis
São boas oportunidades eu quero tentar
Gostaria de trabalhar muito nesse país para abordar mais conhecimento ou procure melhores condições de vida