Descubra quais são os profissionais em falta na Holanda e os setores com escassez de trabalhadores no país europeu. Veja a lista de 2024!
A demanda por mão de obra nos países europeus preocupa. Aliás, existem muitos profissionais em falta na Holanda e, em 2023, o país europeu conta com uma média de 424 mil vagas. Além disso, este é o segundo valor anual mais elevado medido, ainda assim com 21 mil vagas a menos do que no ano recorde (2022). Por isso, se você está procurando emprego na Holanda (Países Baixos) e quer trabalhar no país europeu, confira a lista dos setores com mais oportunidades.
Profissionais em falta na Holanda
Segundo o Bureau de Estatísticas da Holanda (CBS), a quantidade de vagas disponíveis no país está diretamente ligada ao estado da economia. Por exemplo, o número de oportunidades de emprego na Holanda durante o boom econômico na primeira década deste século foi de 249 mil (ajustado para influências sazonais). Isso foi no final de 2007, pouco antes da eclosão da crise financeira.
Entretanto, em meados de 2013, o número de vagas estava em 91 mil. Após anos de crescimento, um novo máximo é atingido em 2019 (286 mil). Contudo, com a crise de saúde em 2020, a quantidade de oportunidades de emprego na Holanda cai drasticamente, mas a queda não teve grande duração. Na metade de 2020 o país conta com 198 mil vagas e, um ano depois, surge um novo recorde.
Já em 2022 a quantidade de empregos chega em 464 mil, um número recorde de vagas na Holanda. Ainda que, a partir do segundo semestre de 2022, as ofertas de trabalho tenham diminuído, no fim de 2023 o país conta com 410 mil empregos. Dessa maneira, isto significa que o número de vagas ainda é o dobro da média de longo prazo.
Vagas na Suíça na Swiss: criação de 1.800 empregos ainda em 2024
Setores com mais vagas abertas na Holanda
O número de vagas na Holanda é maior no comércio, depois nos serviços empresariais e no setor de saúde. Aliás, existem 82 mil (comércio), 70 mil (serviços) e 65 mil vagas (saúde) respectivamente, esses três setores respondem juntos por metade do total de oportunidades de emprego na Holanda em 2023.
Além disso, de todas as vagas em 2023, 58% estão empregadas em grandes empresas com mais de 100 funcionários. Ou seja, isso significa que essas grandes empresas tinham em média 29 vagas por companhia. Veja abaixo a lista dos setores profissionais com mais vagas no país europeu:
- Comércio
- Serviços
- Saúde
- Indústria
- Setor HORECA (hotel, restaurante e cafés)
- Construção Civil
- Administração Pública
- Informação e Comunicação
- Logística, Transporte e Armazenamento
- Cultura, Recreação e outros serviços
- Educação
- Serviços Financeiros
- Agricultura e Pescas
- Aluguel e Venda de Imóveis
Vagas no Reino Unido na Heineken: mais de 1.000 novos empregos em pubs
Emprego na Holanda: 1,4 milhão de novas vagas em 2023
A quantidade de vagas na Holanda que surgem ou são preenchidas ao longo de um ano é muito superior à média. Dessa maneira, em 2023, o país gera 1.432 mil vagas e preenche 1.462 mil oportunidades (incluindo 155 mil vagas vencidas). Em comparação com os números recorde de 2022, surgem menos ofertas (–118 mil) e menos também estavam preenchidas (–45 mil).
Sendo assim, o mercado de trabalho na Holanda está apertado e existem mais vagas do que desempregados. Por isso, as mudanças na situação do mercado de trabalho refletem claramente na relação entre o número de vagas e o número de desempregados. Anteriormente, o número de vagas e o número de desempregados eram os mais próximos em 2008: havia um mercado de trabalho tenso.
Em média, em 2023, havia 118 vagas para cada 100 desempregados, contra 127 no ano anterior. Isto significa que a escassez no mercado de trabalho em 2022 e 2023 é a maior em mais de 50 anos. Contudo, antes, durante grande parte das décadas de 1950 e 1960, até 1971, inclusive, a escassez nos Países Baixos estava ainda maior, embora seja difícil comparar os números do mercado de trabalho desses anos com os números atuais.
Vagas na Espanha na Renfe: centenas de empregos com salários iniciais de € 3.000 euros
Outros países europeus com mais vagas do que pessoas
Na União Europeia, a Holanda (Países Baixos) pertence ao grupo de países com um mercado de trabalho relativamente tenso. Em 2023, somente a Alemanha e a República Tcheca estavam com mais vagas por 100 desempregados do que a Holanda. Já a Espanha e a Grécia têm relativamente muitos desempregados e poucas vagas e o mercado de trabalho é muito mais amplo.
Vagas na Holanda no Aeroporto de Schiphol: centenas de oportunidades de emprego
Profissionais em falta na Holanda: províncias com mais oportunidades
Em 2023, a província da Flevoland conta com o maior número de desempregados para cada vaga, e o menor número na Zeeland. Ou seja, isto significa que o mercado de trabalho está relativamente mais restritivo em Zeeland, com 154 vagas abertas por 100 desempregados. No conjunto dos Países Baixos, eram 118.
Dessa maneira, a maioria das vagas em 2023 estava na Zuid-Holland (90 mil) e em Noord-Holland (80 mil). Em contrapartida, havia apenas 9 mil vagas nas províncias de Flevoland e Zeeland. Veja abaixo as províncias holandesas com mais vagas abertas:
- Zeeland
- Utrecht
- Noord-Brabant
- Drenthe
- Gelderland
- Overijssel
- Noord-Holland
- Limburg
- Zuid-Holland
- Fryslân
- Groningen
- Flevoland
Vagas na Irlanda em Dundalk: multinacional está recrutando no país europeu
A Holanda tem 2,3 milhões de empresas
O número de empresas nos Países Baixos duplicou em 15 anos. Com isso, a Holanda conta com 2,3 milhões de empresas no início de 2024. Contudo, 4 em cada 5 casos dizem respeito a pessoas singulares (tais como empresas individuais e parcerias), os restantes dizem respeito a entidades jurídicas (tais como BV, NV, associações, fundações e entidades jurídicas de direito público).
Além disso, até 2023, 256 mil empresas nascem no país europeu. Entretanto, apenas 8 mil empresas empregam pelo menos cem pessoas, expressas em empregos a tempo inteiro (ETI). Mas estas grandes empresas representam 62% de todos os empregos na Holanda dos funcionários do país.
Por fim, os serviços empresariais são os que têm mais empresas (596 mil), comércio (292 mil empresas), construção (267 mil), a cultura, lazer e outros serviços (264 mil) e a saúde (237 mil). Em contrapartida, a administração pública tem somente 900 instituições.
Em termos de dimensão da economia, os Países Baixos ocupam o quinto lugar na União Europeia, atrás da Alemanha, França, Itália e Espanha. Desse modo, o produto interno bruto (PIB) holandês representa 6% da produção total da União Europeia.
Vagas na Suíça no Emmi Group: salários passam de 8.300 francos suíços
Profissionais em falta na Holanda: vagas abertas
Se você gosta da notícia dos profissionais em falta na Holanda e os setores com mais vagas abertas no país e quer encontrar uma oportunidade, acesse o portal da Rede EURES. Aliás, atualmente existem mais de 155 mil oportunidades de emprego na Holanda abertas em diversas áreas profissionais. Além disso, você consegue conferir a oferta de trabalho, ler todos os requisitos e se candidatar diretamente pelo portal da União Europeia. Boa sorte!
Vagas na Suíça na Huber+Suhner: companhia está expandindo e contratando
*Veja dicas de trabalho Home Office: como encontrar uma profissão para trabalhar em casa. Aproveite para se inscrever no nosso canal do YouTube:
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, siga o programa no Spotify e classifique com 5 estrelas! Você também pode ouvir na sua plataforma de streaming preferida. Todas as semanas publicamos novos episódios: