
Após a obtenção de um emprego na Finlândia, o serviço Fast-track tem como objetivo simplificar o processo de imigração e atrair especialistas brasileiros com interesse em se mudar para o país mais feliz do mundo. Veja como funciona a Autorização de trabalho para Finlândia mais rápida.
A Finlândia é um país europeu com ótima qualidade de vida e que quer atrair profissionais especialistas. Além disso, o país mais feliz do mundo busca trabalhadores com especialização nas áreas de TI e indústria. Por isso, atualmente mais de 2.611 profissionais brasileiros trabalham e moram na Finlândia, de acordo com dados do Gabinete de Estatística da Finlândia.
Autorização de trabalho para Finlândia de forma rápida para atrair profissionais estrangeiros
Sendo um país focado na eficiência, várias categorias profissionais que podem obter uma autorização de trabalho para Finlândia de forma rápida. Por isso, em apenas duas semanas é possível conseguir a autorização de residência por meio do serviço rápido oferecido pelo país nórdico.
Dessa maneira, o processo de imigração para a Finlândia é acelerado se você mudar para o país europeu sendo:
- um especialista
- com cartão Azul da União Europeia (Blue Card)
- como empreendedor iniciante
- como especialista ou gestor com autorização de residência em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações)
- na alta ou média gerência de uma empresa
Morar na Finlândia: vistos, cidades e onde encontrar empregos
Autorização de trabalho para Finlândia também para a família
Além da autorização de trabalho para Finlândia para o profissional, o governo também garante rapidez dos processos para a família, quando o pedido é feito junto. Além disso, o serviço fast-track só é válido para a primeira autorização de residência no país e é válida para os profissionais que não estão na Finlândia e querem trabalhar no país.
No site de imigração da Finlândia é possível ver todos os detalhes de cada processo e a lista por profissões ou áreas de trabalho para o visto.
Estrangeiros na Finlândia
Felipe Piccirilo, de 43 anos, trabalha com tecnologia desde 2002. No Brasil, atuou em grandes empresas como IBM e Deloitte. Em junho de 2021 ele se mudou para a Finlândia com a esposa, após morar por dois anos na Alemanha, onde sua esposa concluiu as pesquisas de pós-doutorado.
“Assim que o contrato de pesquisa dela terminou, ela se aplicou para uma vaga numa das empresas finlandesas líderes no mercado de combustíveis SAF e entrei em contato com a Deloitte na Finlândia e fui contratado para gerir o programa Global de CIOs da Deloitte, visto os resultados do Brasil.”, explicou.
Ele conta que o processo da esposa de se aplicar para a vaga até a assinatura do contrato durou cerca de 3 meses. Já o dele, algumas semanas, porque ele já tinha trabalhado na empresa no Brasil. A mudança de Munique para a Finlândia levou quase 7 meses, até conseguir organizar toda a documentação e ainda cumprir dois meses de aviso prévio da empresa em que trabalhava na Alemanha.
Durante o período da pandemia, o casal conseguiu completar tudo online. Graças ao sucesso da digitalização, o governo finlandês foi ainda mais longe ao criar um processo acelerado de autorização de residência na Finlândia.
Companhia da Suíça recruta em Luxemburgo: salários passam de € 5.000 euros
Trabalhar na Finlândia como especialista: rapidez na autorização de residência
“O tempo de processamento da autorização de residência para especialistas é de apenas duas semanas. Um profissional que consiga um emprego na Finlândia pode obter uma autorização de trabalho e de residência para si, o cônjuge e filhos, em 14 dias”, contou Sezin Ata Diler, especialista em projetos da Discover Finland, que passou pelo processo migratório em agosto de 2024.
“Eu e minha família conseguimos nossas autorizações de trabalho e de residência em duas semanas. Foi muito simples e rápido. Sou da Turquia e trabalhei na unidade da Business Finland em Istambul, e agora, na Finlândia, tem sido uma experiência emocionante”, contou o profissional.
Para os brasileiros interessados em saber mais sobre as oportunidades no país nórdico, Alessandra Leone, gerente de Talentos da Work in Finland, orienta que é possível encontrar todas as informações sobre carreiras e vagas no site Work in Finland e participar dos eventos organizados pela instituição.
“Vamos participar do Web Summit Rio 2025 entre os dias 27 a 30 de abril e apresentar o novo projeto cofinanciado pela UE da Business Finland, chamado Discover Finland. Este projeto visa preparar os especialistas para uma potencial carreira na Finlândia, fornecendo informações precisas e práticas relacionadas com o trabalho na Finlândia por meio de cursos online e coach de grupo.”
Trabalhar na Finlândia: o país mais feliz do mundo pela 7ª vez consecutiva
Mudança para Finlândia e adaptação no país
Segundo Felipe, encontrar apartamentos na Finlândia não foi um grande desafio, e os processos digitais e as agências foram muito rápidas e eficientes. “Depois que fizemos nossa identidade local conseguimos resolver tudo de forma digital”, explica.
Para o brasileiro, a chegada na nova empresa e a adaptação ao novo trabalho também foram tranquilos. “Muitos grupos alteram a conversa do finlandês para inglês quando notam a presença de um estrangeiro e eles são amigáveis e muito confiáveis”.
Ele ainda conta que não pretende se mudar tão cedo do país mais feliz do mundo. “Aqui temos segurança, estabilidade social, igualdade, acesso, e equilíbrio entre trabalho-vida pessoal”, afirma.
Sezin destaca que a Finlândia faz um grande esforço para mitigar qualquer exploração do trabalho e divulga informações sobre o recrutamento ético e responsável. “Todos os talentos brasileiros podem saber que as empresas finlandesas de RH e as empresas em geral se preocupam efetivamente com o recrutamento ético e transparente. Aqui não existem taxas de recrutamento, a remuneração e benefícios adequados, o horário de trabalho flexível e que prioriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, condições de trabalho seguras, há liberdade de associação, tratamento igualitário dos funcionários e hierarquia horizontal nas empresas”.
Para quem busca uma oportunidade de emprego fora do Brasil e quer ter uma carreira internacioanl, Felipe também afirma que a Finlândia é um país incrível, com muitas oportunidades e excelente qualidade de vida. “A Finlândia é um país incrível e se você é um profissional especializado, com certeza este é um excelente destino para crescer na carreira e ainda ter tempo para a família e desfrutar as belezas do país”.
Empregos na Suíça no Migros Bank: salários iniciam em 5.800 francos
Vagas na Finlândia
Atualmente o portal do governo Work in Finland conta com mais de 800 vagas na Finlândia anunciadas. Entre os profissionais mais procurados no país estão:
- Engenheiros
- Gerente de projetos
- Especialista de assuntos regulatórios
- Engenheiro elétrico
- Gerente de Auditoria de TI
- Profissionais de TI (Tecnologia da Informação) – várias áreas
- Engenheiro de software
- Consultor Oracle
- Engenheiro de projetos de automação
- Profissional de RH (Recursos Humanos)
- Desenvolvedor de negócios
Para trabalhar na Finlândia é preciso falar inglês e cumprir os requisitos anunciados em cada vaga. No portal, você encontra a lista completa. Além da cidade, nome da empresa e os requisitos de cada função.
Rede de concessionárias recruta em Luxemburgo: salários de € 4.000 euros
Sobre a Work in Finland
Work in Finland é uma agência oficial do Governo da Finlândia para atrair talentos e fundadores de startups para o país europeu. Além disso, ajuda as empresas a recrutar profissionais internacionais, inclusive brasileiros.
Projeto Discover Finland
O projeto Discover Finland (abril de 2024 – março de 2027) é financiado conjuntamente pelo AMIF (Fundo para o Asilo, Migração e Integração) da UE e pela Business Finland Oy, gerido pela unidade Work in Finland da Business Finland. Discover Finland – Roadmap to Finnish Work Life – Trabalhar na Finlândia.
Vagas em multinacional da Finlândia: mais de 400 oportunidades de emprego na Europa
*Como trabalhar em multinacional: veja 10 dicas para conseguir um emprego no exterior. Inscreva-se no canal: