
Existem centenas de oportunidades para trabalhar na Suíça como mecânico de automóveis em diversas cidades do país. Os salários passam de CHF 5.000 francos. Veja como se candidatar!
Se você quer trabalhar na Suíça como mecânico de automóveis, existem centenas de vagas no país europeu no setor automotivo. Aliás, o mercado de trabalho na Suíça é dinâmico e remunera com salários competitivos, mas também uma excelente qualidade de vida para seus cidadãos. Sendo assim, se você está em busca de emprego na Suíça, aproveite para conhecer as vagas abertas no país europeu para mecânicos de automóveis.
Trabalhar na Suíça como mecânico de automóveis
Para trabalhar na Suíça como mecânico de automóveis, é necessário possuir uma formação técnica reconhecida na área de mecânica automotiva. Dessa maneira, esta formação é adquirida através de cursos profissionalizantes ou de aprendizagens específicas no setor. Além disso, a experiência prática é muito valorizada pelas empresas suíças, sendo comum a exigência de experiência anterior na área.
Entretanto, outro fator importante é o domínio de, ao menos, um dos idiomas oficiais da Suíça, como o alemão ou o francês especialmente para interações diretas com clientes e colegas de trabalho. Sendo assim, o mercado de trabalho suíço para mecânicos de automóveis é conhecido por ter uma constante demanda de profissionais.
Por isso, as responsabilidades típicas incluem a manutenção preventiva de veículos, diagnósticos de falhas mecânicas e elétricas, reparações diversas e a realização de inspeções de segurança. Aproveite para conhecer as vagas na Suíça para mecânico de automóveis, os salários médios e como se candidatar para uma das ofertas de trabalho no país europeu.
Maior shopping center da Suíça recruta: diversas oportunidades de emprego abertas
Vagas para mecânicos na Suíça
Atualmente, de acordo com um portal de empregos na Suíça, existem mais de 500 vagas para mecânico de automóveis no país. Além disso, é interessante acessar o site pois nele você encontra oportunidades para mecânicos de automóveis em diferentes regiões da Suíça que vão desde técnicos iniciantes até cargos para profissionais experientes.
Contudo, se você deseja trabalhar na Suíça como mecânico de automóveis, uma das maiores empresas do setor automotivo do país está em contratando. Aliás, a AMAG também está com oportunidades para pintor automotivo e outros trabalhadores do setor na Suíça e você pode conhecer as vagas acessando o portal de carreiras da companhia (o link está no final da matéria), assim como o do portal de empregos referido anteriormente.
Companhia de energia recruta na Suíça: salários passam dos CHF 8.000 francos suíços
Salários médios na Suíça
Em seguida e depois de descobrir sobre as vagas na Suíça para mecânico de automóveis, veja o valor dos salários médios para mecânicos de automóveis no país. Dessa maneira, segundo um portal de recursos humanos, o salário bruto anual médio para um mecânico de automóveis é de aproximadamente CHF 60.560 francos suíços (CHF 5.054 por mês).
Contudo, o valor pode variar conforme o cantão, a experiência do profissional e as qualificações específicas. Por isso, por exemplo, os salários médios anuais em diferentes cantões suíços são:
- Zurique: CHF 63.328 (CHF 5.277 por mês)
- Berna: CHF 58.905 (CHF 4.908 por mês)
- Aargau: CHF 58.342 (CHF 4.861 por mês)
- Valais: CHF 68.077 (CHF 5.673 por mês)
Além disso, fatores como a experiência profissional e as qualificações adicionais podem influenciar significativamente a remuneração. Por isso, os profissionais com formação avançada ou certificações específicas recebem salários superiores à média nacional.
Companhia dinamarquesa recruta na Suíça: rede de lojas com salários iniciais de CHF 4.000
Como é trabalhar na Suíça como mecânico de automóveis
Para trabalhar na Suíça como mecânico de automóveis, é necessário ter qualificação técnica, experiência prática e, muitas vezes, conhecimento de idiomas locais, como alemão ou francês. Sendo assim, saiba também que o setor automotivo suíço é bem estruturado e segue padrões rigorosos de qualidade, tanto em termos de serviço quanto de condições de trabalho.
Aliás, a jornada de trabalho costuma ser de 40 a 45 horas semanais, dependendo da empresa e do cantão. Por isso, muitas oficinas e concessionárias costumam oferecer contratos fixos com benefícios como seguro de saúde, plano de previdência e incentivos por produtividade. Além disso, os mecânicos geralmente recebem treinamento contínuo para acompanhar as inovações tecnológicas dos veículos modernos.
Em termos de ambiente de trabalho, as empresas da Suíça valorizam a eficiência e a pontualidade e as oficinas são bem equipadas, com tecnologia avançada para diagnósticos e reparos. No caso dos estrangeiros, a adaptação pode ser um desafio, especialmente devido às exigências burocráticas para obtenção de visto e ao custo de vida elevado. No entanto, aqueles que conseguem uma colocação no mercado suíço encontram um ambiente de trabalho seguro, bem remunerado e com boas perspectivas de desenvolvimento na carreira.
Empregos na Suíça no Migros Bank: salários iniciam em 5.800 francos
Trabalhar na Suíça como mecânico de automóveis: veja como se candidatar
Por fim, se você quer trabalhar na Suíça como mecânico de automóveis, acesse um portal de empregos do país. Contudo, você também pode entrar no site de carreiras da AMAG e conferir as vagas no país para mecânicos de automóveis. Entretanto, não esqueça que o ideal é sempre realizar a candidatura no idioma em que a oportunidade de trabalho na Suíça está anunciada.
Além disso, busque informações sobre como obter visto para atuar profissionalmente no país europeu. Ou seja, caso você não seja cidadão de um país da União Europeia (UE) ou da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), é necessário obter um visto e uma permissão de trabalho. Por isso, acesse o portal oficial do governo da Suíça e confira todos os requisitos para conseguir trabalhar e residir no país.
Por fim, tenha em conta que é importante planejar sua mudança para a Suíça. Sendo assim, após ser contratado, organize sua mudança, incluindo moradia e adaptação ao custo de vida local. Cidades como Zurique, Genebra e Basileia têm vagas e oportunidades para mecânicos, mas também um custo de vida elevado. Planeje bem sua mudança de país e qual o custo de vida da cidade escolhida. Boa sorte!
Multinacional suíça de equipamentos contrata: salários passam de 6.000 francos
*Saiba como fazer uma biografia no LinkedIn atrativa para os recrutadores. Inscreva-se no canal de vídeo para conferir várias dicas de carreira e também dicas viagem na Europa: