
Papa Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano esteve 12 anos no cargo mais alto da Igreja Católica. Veja a lista dos possíveis sucessores e quando será conhecido.
O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos. O primeiro papa-latino americano esteve 12 anos no cargo mais alta da Igreja Católica. O Papa, que já foi professor, morou em diversos países como Chile, Espanha, Alemanha e Itália. Além disso, tinha pais imigrantes. O seu falecimento foi anunciado pelo Vaticano e televisões de todo o mundo prestam homenagens ao papa que foi bastante popular.
Papa Francisco morre aos 88 anos: trajetória e história
Um papa argentino e muito popular. O Papa Francisco era na verdade Jorge Mario Bergoglio e nasceu em Buenos Aires, na Argentina. Ontem, domingo de Páscoa, ele fez aquela que seria sua última aparição pública após 5 semanas internado em um hospital na Itália. Sua saúde já estava bem debilitada.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, diz o comunicado do Vaticano.
Desse modo, o Papa ainda se recuperava após um quadro respiratório grave, que o deixou 37 dias internado no hospital, entre os meses de fevereiro e março deste ano. Ontem, no Domingo de Páscoa, o papa fez sua última pública onde abençoou milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Cidadania Italiana 2025: mudança nas regras de obtenção publicadas no Diário Oficial
Funeral do Papa Francisco
Como é tradição na igreja, o funeral do papa começa na Basílica de São Pedro em 9 dias. O corpo do papa fica exposto para visitação e oração dos fiéis que pretendem se despedir pessoalmente. O funeral termina com a missa de corpo presente, na Praça de São Pedro.
Contudo, a pedido de Francisco, seu funeral será mais simples do que seus antecessores. As cerimônias fúnebres também devem ser diferentes das dos anteriores pontífices, pois o Papa Francisco aprovou, ainda em 2024 a simplificação do ritual das exéquias para destacar o seu estatuto de fiel cristão e não o de chefe da Igreja Católica.
Já no ano passado, em abril de 2024, o papa chamou atenção dos católicos ao anunciar que já estava tudo pronto para sua sepultura. O pontífice ordenou uma simplificação dos rituais fúnebres dos papas, com os corpos não sendo mais expostos fora dos caixões. Ele também pediu para que fosse enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore (Basílica Santa Maria Maior), na cidade de Roma, na Itália. O papa mudou a tradição de um enterro em São Pedro, onde está o corpo de 91 pontífices da Igreja Católica.
Bolonha na Itália: conheça o destino gastronômico imperdível na Europa
Onde está enterrado o Papa João Paulo II
O Papa João Paulo II faleceu abril de 2005, completando 20 anos este ano. João Paulo II foi papa do período de 16 de outubro de 1978 até 02 de abril 2005. Ele foi uma das figuras mais carismáticas da história do século XX e seu legado permanece vivo no coração de milhões de católicos. Sua imagem é objeto de devoção e a enorme repercussão de sua morte e sua posterior beatificação constitui um elo no devir da Igreja.
Aliás, por isso é considerado um dos lugares mais visitados da Basílica de São Pedro. A localização do seu túmulo está na Basílica de São Pedro, na Capela de São Sebastião. Da entrada, é o segundo túmulo à direita.
Companhia italiana recruta: vagas em fabricante de máquinas de café
História do Papa Francisco
Nascido como Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, foi o primeiro jesuíta a chegar ao cargo mais alta da Igreja Católica e também o primeiro papa latino-americano. Filho de imigrantes italianos, seus pais eram do Piemonte. Aliás, seu pai foi contador na empresa de caminhos de ferro e a mãe doméstica.
Francisco foi o único dos cinco irmãos que cresceu mais perto dos avós, tendo aprendido o dialeto piemontês. Contudo, aos 21 anos, após uma grave infecção pulmonar, ele é levado para o hospital e os médicos decidem retirar a parte superior do pulmão direito, onde tinha três quistos.
Depois de se recuperar, decide entrar para o seminário e se tornar padre. Começou por frequentar o seminário arquidiocesano de Buenos Aires, mas meses depois acabou por trocá-lo pela Companhia de Jesus.
O que fazer em Florença na Itália: melhores atrações
Papa foi professor e morou em vários países
Jorge Bergoglio continuou seus estudos no Chile e, depois regressou à Argentina em 1963. Lá se forma em Filosofia no colégio de São José em San Miguel. Entre 1964 e 1966 foi professor de Literatura e Psicologia em dois colégios. De 1967 a 1970 estudou Teologia e se formou também no colégio de São José.
Em 1969 é ordenado sacerdote voltando a estudar no exterior, dessa vez em Alcalá de Henares, na Espanha. De regresso à Argentina, em 1973, foi mestre de noviços a professor na faculdade de Teologia. Nesse mesmo ano (1973), Jorge é eleito responsável pelos Jesuítas da Argentina (provincial) e, de 1980 a 1986, foi de novo reitor do colégio de São José.
Além disso, o Papa Francisco, fez Doutorado em Teologia em Freiburg, na Alemanha, no ano de 1986. Ele se mudou para Alemanha para concluir a sua tese de doutoramento. Para muitos, foi um papa pioneiro e progressista, fazendo várias reformas na Igreja Católica, como destaca o jornal português Diário de Notícias.
Multinacional de logística recruta na Itália: vagas em várias cidades do país europeu
Novo papa deve ser conhecido em um mês
A escolha do novo papa deve ser decidida em um mês e alguns nomes já estão cotados. Entre eles um religioso português, Tolentino de Mendonça de 59 anos, nascido no Funchal (Ilha da Madeira). A plataforma online Cardinalii Collegii Recensio (O Colégio dos Cardinais: uma resenha) é liderada por uma equipe de jornalistas e especialistas em assuntos do Vaticano, organizou uma lista de vários nomes que constam como possíveis escolhas para serem o próximo Papa da Igreja Católica.
Entre os principais nomes para sua sucessão estão:
- Péter Erdő, 72 anos, Hungria
- Tolentino de Mendonça, 59 anos, Portugal
- Matteo Zuppi, 69 anos, Itália
- Pietro Parolin, 70 anos, Itália
- Robert Sarah, 79 anos, Guiné
- Luis Antonio Tagle, 67 anos, Filipinas
- Pierbattista Pizzaballa, 59 anos, Itália
- Malcolm Ranjith, 77 anos, Sri Lanka
- Fridolin Ambongo Besungu, 65 anos, República Democrática do Congo
- Anders Arborelius, 75 anos, Suíça
- Charles Bo, 76 anos, Mianmar
- Willem Eijk, 71 anos, Holanda
- Jean-Marc Aveline, 66 anos, França
Leia também: Melhores destinos na Itália: descubra as cidades imperdíveis para visitar
*Descubra um roteiro de viagem pelo Norte da Itália, com igrejas espetaculares para visitar. Inscreva-se no nosso canal de vídeo: