
A imigração em Luxemburgo vive números exorbitantes. Veja as nacionalidades que mais solicitam vistos em Luxemburgo.
A imigração na Europa não para crescer e os vistos para Luxemburgo mostram números surpreendentes de crescimento. O país europeu teve um aumento de 173% nos pedidos de visto em 2024 em comparação com o ano de 2023. Veja a seguir os números de imigração no país da Europa, que já tem a maioria da sua população vinda do exterior.
Vistos para Luxemburgo: registro de número recorde em 2024
De acordo com o relatório de atividades de 2024 do Ministério das Relações Exteriores e Europeias, Luxemburgo recebeu um total de 30.677 solicitações de visto Schengen, de acordo com site Schengen News. Entre as nacionalidades que mais receberam vistos para Luxemburgo foram: indianos, turcos e chineses.
O número representa um aumento de 173% em comparação ao ano de 2023, quando o país recebeu apenas 11.227 pedidos de visto.
Além disso, Luxemburgo registrou um número recorde de solicitações de visto Schengen, surgindo como um dos principais destinos para muitos visitantes e estudantes internacionais.
A respeito dos números de pedidos de visto no país, o Ministério afirmou que um número tão alto de inscrições reflete o crescente apelo de Luxemburgo como um destino de estudo (idiomas: francês e alemão), trabalho e também de residência para imigrantes.
Trabalhar em Luxemburgo sendo expatriado: 2 em cada 3 empregos exigem francês
Maioria dos pedidos de visto para Luxemburgo são para reagrupamento familiar
Além disso, a maioria dos pedidos de vistos apresentados por estrangeiros foram por motivos familiares. O país europeu registrou 9.009 solicitações para essas finalidade em 2024.
Os pedidos de visto de turista em Luxemburgo também subiram. Dados mostram que Luxemburgo recebeu 8.038 pedidos de visto de turista no ano passado. Segundo o Ministério, este é um fenômeno que não foi tão alto nos anos anteriores e mostra que o país está se tornando um destino turístico europeu mais atraente.
O governo luxemburguês explicou que foi observado um aumento de solicitações por motivos turísticos, algo que não acontecida nos anos anteriores.
Com a imigração em alto, Luxemburgo registrou um alto número de pedidos de vistos para fins comerciais (5.600 solicitações) e vistos de longa permanência (4.624 solicitações ), de acordo com o jornal Luxembourg Times.
Luxemburgo busca profissionais que falam português: salários passam de € 4.300 euros
Vistos de Luxemburgo emitidos: indianos, turcos e chineses entre as principais nacionalidades requerentes
Similar aos anos anteriores, os cidadãos de passaporte indiano apresentaram o maior número de solicitações e receberam o maior número de vistos em Luxemburgo. Os dados mostram que Luxemburgo concedeu um total de 5.495 vistos Schengen para indianos em 2024, tornando-os o principal grupo de visitantes estrangeiros.
Além disso, os cidadãos vindos da Índia representam o maior grupo de imigrantes de países terceiros que visitaram Luxemburgo este ano, à frente de cidadãos da Turquia e China.
Depois dos indianos, foram os cidadãos turcos, que também apresentaram um grande número de solicitações e receberam 3.373 vistos no ano passado.
Depois dos indianos e turcos, as cinco nacionalidades de países terceiros com maior número de vistos concedidos por Luxemburgo em 2024 incluem cidadãos cidadãos chineses, marroquinos e russos.
O país da Europa emitiu 3.216 vistos para cidadãos chineses, 1.905 vistos para cidadãos marroquinos e 1.378 vistos para cidadãos russos no ano passado (dados de 2024).
Os dados do relatório de imigrações em Luxemburgo mostram ainda que o país recebeu o maior número de solicitações em seu consulado em Nova Déli, Índia (4.058), seguido pelo consulado em Ancara, Turquia (3.299). Já a Embaixada de Luxemburgo em Pequim, China, também registrou um número elevado de solicitações de visto: 1.951.
Desse modo, segundo o relatório, o aumento de solicitações de cidadãos chineses foi atribuído aos voos diretos entre os dois países e à cooperação com um provedor de serviços externo.
Operadora de eletricidade recruta em Luxemburgo: salários de € 6.000 euros
Número de Imigrantes em Luxemburgo
De acordo com o portal de estatísticas da União Europeia, em 2023, a maioria dos residentes no Luxemburgo eram estrangeiros. Com um registro significativo, 51,2% da população de Luxemburgo é estrangeira (ou seja, 668.606 habitantes). Desse modo, a comunidade portuguesa é a maior entre a população estrangeira.
A população estrangeira em Luxemburgo tem aumentado de forma constante, com um crescimento de 48% desde o ano de 2013. Luxemburgo também é conhecido por atrair um número significativo de requerentes de asilo.
Ainda de acordo com Research Luxembourg, Luxemburgo se tornou o primeiro país da OCDE com uma população maioritariamente estrangeira. Depois de Luxemburgo, vem a Suíça, Australia, Áustria e Canadá, no topo da lista dos países com maior população estrangeira.
Leia também: Empresa de transporte de Luxemburgo recruta: diversos empregos no país europeu
*Saiba como conseguir uma vaga remota. Inscreva-se no canal de vídeo: