Privatização da TAP Portugal
Privatização da TAP Portugal – Foto: AEROIN.

Nova fase na privatização da TAP Portugal. O grupo Air France-KLM oficializa interesse e aquece disputa pela companhia portuguesa. Descubra as próximas etapas.

A disputa pela compra da TAP Portugal entra em uma nova fase. O grupo Air France-KLM confirmou que vai apresentar, até o final de novembro, uma manifestação formal de interesse na privatização da companhia aérea portuguesa. A confirmação foi feita por Ben Smith, presidente executivo do grupo franco-neerlandês, durante a coletiva de imprensa dos resultados do terceiro trimestre.

A notícia reacende o interesse do mercado internacional no processo de privatização da TAP, que deve movimentar o setor aéreo europeu nos próximos meses.

Privatização da TAP: Air France-KLM confirma interesse e prepara proposta oficial

Um notícia que tem dado o que falar em Portugal. Diversos veículos de comunicação, como o portal Dinheiro Vivo, publicaram a informação. “Estamos definitivamente interessados. Pretendemos apresentar formalmente a manifestação de interesse em ter uma posição no capital da TAP até o final do mês”, afirmou Ben Smith. Segundo o executivo, não houve ainda um contato com o Governo português, o que só deverá acontecer em etapas mais avançadas do processo.

O Governo de Portugal aprovou, em julho, a venda de 49,9% do capital da TAP, dos quais 5% serão destinados aos trabalhadores da TAP. De acordo com o caderno de encargos, apenas companhias com faturamento anual superior a € 5 bilhões de euros podem participar. As manifestações de interesse devem ser enviadas à Parpública até 22 de novembro.

Além da Air France-KLM, o processo de compra desperta o interesse de outros grandes grupos, como a IAG (controladora da Iberia e da British Airways) e a Lufthansa, que também avaliam entrar na disputa.

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Resultados financeiros e contexto do grupo Air France-KLM

Durante o terceiro trimestre de 2025, o grupo Air France-KLM registrou uma queda de 7% nos lucros, totalizando € 768 milhões de euros, afetado pela redução nas viagens para os Estados Unidos e pelo aumento dos custos operacionais. Ainda assim, o resultado operacional atingiu € 1,2 bilhão de euros, acima do registrado no mesmo período do ano anterior.

A receita do grupo subiu 2,6%, alcançando € 9,2 bilhões de euros, apesar de uma performance mais fraca da companhia low-cost Transavia e do transporte de carga durante o verão europeu.

Processo de privatização da TAP Portugal e investigações

O processo de privatização da TAP ocorre em meio a um período de investigação. As autoridades portuguesas investigam uma indemnização paga à ex-administradora da empresa, um caso que gerou repercussão política e questionamentos sobre a gestão da estatal portuguesa.

O Governo português busca, com a venda parcial, atrair um parceiro estratégico que fortaleça a companhia no mercado internacional e garanta a manutenção de Lisboa como um hub de voos intercontinentais, especialmente para destinos na América Latina e África.

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História e importância da TAP Portugal

Fundada em 1945, a TAP Air Portugal é a companhia aérea portuguesa e uma das mais tradicionais da Europa. Ao longo de quase oito décadas de história, se consolidou na ponte aérea entre Portugal, Brasil e África. Por isso, tem um papel essencial na conectividade entre os continentes.

A TAP Portugal foi privatizada parcialmente em 2015, mas o Estado português voltou a assumir o controle em 2020, durante a pandemia, após uma severa crise financeira. Agora, com a nova rodada de privatização, o objetivo é garantir a sustentabilidade da empresa e sua competitividade internacional.

TAP Portugal e o Brasil: uma ligação estratégica

O Brasil é o principal destino internacional da TAP fora da Europa. A companhia opera voos diretos de Lisboa e Porto para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Belém, Natal e Maceió, Porto Alegre, Florianópolis, entre outras cidades.

Essas rotas para o Brasil faz da TAP a empresa aérea europeia com maior número de ligações diretas com o Brasil. Sendo importante para para o turismo e para os negócios entre os dois países.

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Privatização da TAP: perspectivas e próximos passos

Com o prazo final de 22 de novembro se aproximando, o processo de privatização entra na sua fase decisiva. A formalização da proposta da Air France-KLM deverá marcar o início de uma disputa estratégica entre os principais grupos aéreos europeus pelo controle da TAP.

O desfecho poderá redefinir o futuro da aviação portuguesa e o papel da TAP no cenário internacional. Principalmente na ponte aérea entre Europa e América do Sul, onde a companhia ainda possui destaque.

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Nova rota TAP Portugal para Curitiba em 2026

Além disso, nos últimos dias, a TAP Portugal anunciou oficialmente a inauguração de uma nova rota internacional entre Lisboa (Portugal) e Curitiba (Brasil), com início previsto para 2 de julho de 2026.

A rota será operada com três voos semanais (terças, quintas e sábados), a partir do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, com escala técnica no Rio de Janeiro no retorno a Lisboa. Com a inclusão de Curitiba nas rotas, a companhia portuguesa passa a operar para 14 cidades brasileiras.

Detalhes operacionais da rota Curitiba Lisboa

A nova ligação será feita com aeronaves do tipo Airbus A330‑200, com capacidade para 269 passageiros, configuradas para operar no formato: Lisboa (LIS) – Curitiba (CWB) – Rio de Janeiro (GIG) – Lisboa (LIS).  As vendas de passagens iniciam já na próxima semana, 11 de novembro de 2025.

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Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 11 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

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