
Oportunidades na área médica são destinadas a profissionais com cidadania europeia, especialmente médicos portugueses e dentistas. Vila busca médicos de família para trabalhar na França.
Um assunto recorrente que falamos no nosso Podcast Partiu Morar Fora é a necessidade de médicos e profissionais de saúde na Europa. A demanda é grande por médicos de família, além de médicos especialistas, mas é necessário falar o idioma do país e cumprir os requisitos. Para os médicos portugueses, há uma grande vantagem da proximidade com a França e muitos portugueses falarem francês desde a época da escola.
Desse modo, uma pequena vila francesa busca médicos de família e dentistas para trabalhar no interior da França. A vila se chama Jumilhac-le-Grand e está localizada a 185 quilômetros de Bordeaux (Bordéus). Podem se candidatar profissionais brasileiros e portugueses, desde que cumpram os requisitos.
Localizada no departamento da Dordogne (Dordonha), região Nouvelle-Aquitaine, Jumilhac-le-Grand é uma vila francesa com muito charme, conhecida mundialmente por seu castelo, o Château de Jumilhac, um dos mais belos da França. A vila é cercada por montanhas, rios e florestas, com muita qualidade de vida, tranquilidade e muito espaço para quem deseja se estabelecer com a família.
Necessidade urgente: pelo menos dois médicos de família na França
A pequena cidade enfrenta uma carência grave de profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros e dentistas. Atualmente, Jumilhac-le-Grand não possui médicos de família suficientes para atender sua população, incluindo moradores, pessoas idosas e famílias recém-chegadas.
De acordo com a consultora de validação de diploma médico na Europa, Janine Fortuna, há uma demanda real, imediata e contínua de médicos de família na França. Segundo Janine, as oportunidades abertas são ideais para médicos estrangeiros que querem estabilidade na França, especialmente médicos portugueses.
Por ter vários anos de atuação na área de validação do diploma médico na Europa, a consultora tem acesso direto às vagas em vários hospitais e centros de saúde na França, Luxemburgo, Alemanha e Suíça.
“A falta de médicos também no interior da França não é questão de vontade, mas de matemática: o país forma poucos médicos por ano e não consegue suprir sua própria demanda interna”, explica Fortuna.
Oportunidade única para médicos estrangeiros (inclusive médicos portugueses)
Nos últimos anos, médicos brasileiros e portugueses têm buscado a França para trabalhar pela estabilidade profissional, reconhecimento social, boas condições de trabalho em centros de saúde e hospitais, além de segurança para a família.
Nesse quesito, a França tem cidades do interior com muita qualidade de vida, infraestrutura, acesso à aeroportos e proximidade com grandes cidades com mais opções de lazer, compras e atividades culturais para as famílias.
Empresa de logística contrata na Suíça, Alemanha e mais países do mundo
Requisitos para trabalhar na França como médico
Para trabalhar como médico na França, o profissional de saúde precisa ter:
- Nível B2 de francês (obrigatório para atuação segura com pacientes e equipes de saúde);
- Estar regularizado no processo de reconhecimento do diploma médico na França;
- Ter um diploma de Medicina da União Europeia (UE) ou diploma de Medicina reconhecido em Portugal e o médico precisa já ter exercido pelo menos 3 anos em Portugal, e também, com inscrição na Ordem dos Médicos.
Morar na França: custo de vida, vistos e salários
Por que escolher Jumilhac-le-Grand?
Provavelmente você nunca ouviu falar de Jumilhac-le-Grand, mas ao ver as fotos certamente irá se encantar com a pequena vila francesa, assim como eu fiquei encantada.
Morar no interior na França é ter muitas vantagens para quem deseja morar fora com família. Entre elas estão:
- Custo de vida mais baixo na França
- Habitação, alimentação e serviços acessíveis, excelente opção para quem está recomeçando na França
- Muitos espaços verdes e natureza
- A cidade faz parte do Parc Naturel Régional Périgord-Limousin, uma área protegida de beleza natural.
- Comunidade acolhedora
- Por ser pequena, a chegada de médicos é vista como essencial e muito bem-vinda.
- Infraestrutura tranquila
- Escolas próximas
- Comércio local
- Boa conexão com cidades maiores (como Limoges, Périgueux)
O cartão-postal que atrai moradores e turistas
O castelo da cidade é uma joia da arquitetura francesa e adiciona um charme incomparável ao local. Para médicos que desejam qualidade de vida, segurança, uma vida mais tranquila e paz, Jumilhac-le-Grand pode ser uma ótima opção para trabalhar na França. O recomeço pode ser um novo ar, um novo ânimo, uma uma nova oportunidade na carreira médica na Europa.
Multinacional busca trabalhadores na Suíça, Itália e Portugal
Como se candidatar
Se você é médico ou dentista, fala francês em nível B2 e busca uma oportunidade real para exercer na França, Jumilhac-le-Grand pode ser uma ótima opção de local para morar. As candidaturas podem ser enviadas em francês para a Câmara Municipal ou então, para a consultora Janine Fortuna.
Contato Janine Fortuna, consultora de validação do diploma médico na França, Suíça, Alemanha e mais países europeus: [email protected]
Contato Câmara Municipal Jumilhac-le-Grand: [email protected]




