Incidente em voo do Brasil para Portugal
Incidente em voo do Brasil para Portugal – Foto: Kiosque da Aviação.

Um incidente em voo do Brasil para Portugal fez com que um Boeing da LATAM abortasse sua decolagem. Saiba tudo!

No domingo, 15 de fevereiro de 2026, um Boeing 777-300ER operado pela LATAM Airlines Brasil, interrompeu o procedimento de decolagem no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O voo, com destino a cidade de Lisboa, em Portugal, foi interrompido quando a aeronave já estava com as rodas dianteiras no ar. Uma investigação está em curso para determinar as causas do incidente.

Incidente em voo do Brasil para Portugal

O voo LA8146 da LATAM estava programado para partir de Guarulhos (São Paulo) com destino a Lisboa (Portugal) dia 15 de fevereiro de 2026. Após o recebimento da autorização da torre de controle, o Boeing 777 iniciou a aceleração, porém quando as rodas dianteiras já se encontravam no ar, os pilotos executaram uma manobra de interrupção da decolagem.

O incidente em voo do Brasil para Portugal foi registrado por câmeras (imagens circulam nas redes sociais). Com o peso da aeronave (passageiros, carga e combustível), depois de parar os freios atingiram temperaturas elevadas e equipes de emergência e veículos do Corpo de Bombeiros do aeroporto realizaram o acompanhamento do avião monitorando o resfriamento dos componentes do trem de pouso.

Entretanto, o avião não prosseguiu com a viagem e os passageiros foram desembarcados para que a equipe de manutenção da companhia e as autoridades aeronáuticas iniciassem a inspeção dos sistemas técnicos.

Taxas turísticas: viajar em 2026 está mais caro para diversos destinos

Relatos de passageiros e procedimentos de cabine

Pessoas que estavam a bordo do voo descreveram a sensação de desaceleração através de depoimentos colhidos após o desembarque. Segundo passageiros ouvidos por veículos de imprensa como o G1 e a InfoMoney, o impacto da frenagem foi sentido em toda a cabine. Houve relatos de objetos que se deslocaram e o som proveniente da ativação dos sistemas de segurança.

A tripulação seguiu os protocolos de comunicação interna para manter a ordem no interior da aeronave. Não houve registro de ferimentos entre os ocupantes. Após a imobilização do Boeing 777, os comissários de bordo orientaram os passageiros sobre a necessidade de aguardar o resfriamento dos freios antes do deslocamento para o terminal de passageiros.

Possíveis motivos para abortar a decolagem

Durante a tarde de domingo, alguns voos teriam sido desviados de Guarulhos por conta da presença de drones. Contudo, no caso do incidente em voo do Brasil para Portugal, através de um comunicado “A LATAM Airlines Brasil esclarece que a aeronave que realizava o voo LA8146 (Guarulhos-Lisboa) deste domingo (15 de fevereiro) interrompeu a sua decolagem”.

Além disso, a companhia aérea informa que “O procedimento foi efetuado em total segurança e é o protocolo previsto para esse tipo de situação. A LATAM ofereceu assistência a todos os clientes, que foram desembarcados e reacomodados em hotéis e outros voos. A companhia reforça que a segurança é prioridade em todas as suas operações”. Ou seja, somente com uma investigação mais aprofundada é possível determinar o que motivou os pilotos a abortarem a decolagem.

Nova Lei da Nacionalidade em Portugal torna mais difícil conseguir cidadania: entenda o que muda

Sobre o Boeing 777-300ER

Com capacidade para transportar até 410 passageiros, o Boeing 777-300ER é um dos modelos de maior porte utilizados na aviação comercial para voos de longa distância. Aliás, durante a decolagem, o peso máximo do avião (MTOW) é de aproximadamente 351 toneladas.

Além disso, o Boeing 777 utiliza um sistema de proteção que impede a decolagem caso os sensores detectem parâmetros fora dos limites de segurança estabelecidos pelos manuais de operação do fabricante e da companhia aérea.

Os verdadeiros lugares duty free da Europa: onde vale a pena economizar em 2026

Impacto nas Operações do Aeroporto de Guarulhos

A pista utilizada pela aeronave no Aeroporto de Guarulhos ficou interditada temporariamente para a remoção do avião e inspeção. Dessa maneira, a administração do aeroporto realizou procedimentos de segurança na pista para garantir que não houvessem detritos que geralmente se despreendem do trem de pouso durante procedimentos de frenagem de emergência.

Sendo assim, outros voos que tinham pouso ou decolagem previstos para aquele período utilizaram a pista paralela gerando atrasos pontuais na malha aérea do terminal. A operação foi normalizada após a liberação da via principal pelas equipes de engenharia e segurança operacional.

Turismo no Chile: as melhores atrações de Santiago e passeios nos arredores

Incidente em voo do Brasil para Portugal: rota São Paulo-Lisboa

A conexão entre o Aeroporto de Guarulhos e o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é uma das rotas internacionais com maior volume de passageiros partindo do Brasil. Dessa maneira, a LATAM concorre neste trecho com outras companhias aéreas, utilizando grandes aeronaves para atender a demanda de turismo e negócios entre a América do Sul e a Europa. Os voos que partem de Guarulhos para Lisboa duram, em média, 9 horas e 30 minutos.

Turismo em Portugal com crianças: dicas de quem mora no país e passeios em família

Fontes: G1 | InfoMoney

*Ouça o Podcast Partiu Morar Fora na sua plataforma de streaming favorita:

Share.

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

Comments are closed.