Saiba como pedir e como utilizar o Cartão Europeu de Seguro Doença para viagens dentro do continente europeu.
Se você mora na Europa e vai viajar dentro do continente deve colocar na sua lista de viagem ter um seguro de viagem internacional ou então o Cartão Europeu de Seguro Doença. Ele é um cartão gratuito que dá acesso ao sistema público de saúde na Europa durante um curto período de tempo. Mas quem pode requerer e em quais países ele é aceito? Hoje vamos te contar todos os detalhes, veja a seguir todos os detalhes.
Cartão Europeu de Seguro Doença
O Cartão Europeu de Seguro Doença (CESD) também é conhecido como Cartão Europeu de Saúde e garante ao cidadão a assistência médica em 31 países aderentes dentro Europa. O cartão é gratuito e pode ser utilizado durante uma viagem internacional.
Além disso, cartão garante o acesso à saúde pública de um dos países listados e não é necessário ter cidadania europeia para solicitar o seu. O cartão é individual e as crianças também devem ter o seu para estarem cobertas durante uma viagem.
O Cartão Europeu de Saúde permite que os cidadãos europeus e residentes na Europa que estejam em viagem pela Europa tenham as mesmas condições de acesso à saúde em caso de emergências e os mesmos preços que um cidadão residente do país (em alguns países a saúde pública é paga – porém o valor é acessível).
Checklist viagem: uma lista completa para te ajudar.
Países que aceitam o Cartão Europeu de Seguro Doença
O Cartão Europeu de Seguro Doença é aceito nos 27 Estados-membros da União Europeia, são eles:
- Alemanha,
- Áustria,
- Bélgica,
- Bulgária,
- Chipre,
- Croácia,
- Dinamarca,
- Eslováquia,
- Eslovénia,
- Espanha,
- Estónia,
- Finlândia,
- França,
- Grécia,
- Hungria,
- Irlanda,
- Itália,
- Letónia,
- Lituânia,
- Luxemburgo,
- Malta,
- Países Baixos (Holanda),
- Polónia,
- Portugal,
- República Checa,
- Roménia e
- Suécia.
Além dos três Estados do Espaço Económico Europeu:
- Islândia,
- Liechtenstein e
- Noruega
O Cartão Europeu de Seguro Doença também é aceito na Suíça.
Autorização ETIAS União Europeia: 9 coisas que você precisa saber para viajar para Europa em 2023.
Quem pode utilizar o Cartão Europeu de Seguro Doença
O Cartão Europeu de Seguro Doença pode ser solicitado na Segurança Social (pelo site ou nos balcões de atendimento) de um dos países listados acima, desde que o cidadão:
- Seja trabalhador e esteja abrangido por um regime de Segurança Social;
- Filhos e familiares de trabalhadores;
- Pensionistas;
- Usuários do Serviço Nacional de Saúde do país em que reside (com número de utente).
Os brasileiros (ou estrangeiros) que residam legalmente em dos países listados acima e que tenham número de Segurança Social também têm direito ao uso do cartão, porém apenas nos países-membros da União Europeia. O cartão não é aceito na Dinamarca, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça para cidadãos não-europeus.
Veja também como alugar carro na Europa e dicas para economizar.
Como solicitar o Cartão Europeu de Saúde?
O cartão pode ser solicitado de forma gratuita diretamente na Segurança Social, nas Lojas do Cidadão ou pela internet no site da Segurança Social (desde que tenha número de identificação no órgão e a sua senha de acesso).
Quanto tempo demora para chegar em casa?
O Cartão Europeu de Saúde chega na casa do residente na Europa em média de 7 dias. Mas ao fazer a solicitação online, você já tem o número do cartão e pode salvá-lo no seu computador e celular.
Viver como aposentado no exterior: os melhores países da Europa.
Qual o período de validade
Em Portugal o Cartão Europeu de Saúde é válido por 3 anos, o prazo pode variar de acordo com o país europeu em que você reside, consulte no site da Segurança Social do seu país de residência na Europa. É importante anotar a validade do seu cartão no celular ou seu calendário para lembrar de renová-lo de três em três, de preferência um mês antes do vencimento.
Como enviar dinheiro para o exterior? Veja dicas para economizar.
Quais as vantagens de utilizar o Cartão Europeu de Saúde
A grande vantagem de utilizar o Cartão Europeu de Seguro Doença é poder utilizar o sistema público de saúde europeu em urgências durante uma viagem ao exterior. Com o cartão, o cidadão terá os direitos e acesso ao serviço público que um cidadão residente no país.
Quem não possui o cartão ou não tem direito deve sempre viajar com um seguro de viagem internacional para evitar gastos com na rede privada e particular. Atualmente, os preços dos seguros de viagem estão cada dia mais acessíveis e fáceis de contratar pela internet e ainda comparar as coberturas oferecidas.
Eu já utilizei o Cartão Europeu de Saúde durante uma viagem para Espanha e o atendimento no hospital público foi muito bom e bastante humano. Apresentei junto com o cartão europeu de seguro doença, um documento de identificação (que pode ser o Título de Residência, Bilhete de Identidade ou seu Passaporte).
Para finalizar, saiba mais no site da Segurança Social de Portugal ou acesse o órgão competente do país europeu em que você reside. Se você trabalha na Europa, vale a pena fazer o cartão e o melhor: é totalmente gratuito!
Veja também 10 dicas infalíveis para economizar em uma viagem e viajar pela Europa.
*Assista o vídeo no nosso canal do Youtube sobre o Cartão Europeu de Saúde e inscreva-se por lá, toda semana novos vídeos e muitas dicas para morar fora:
Cupons de desconto Vagas pelo Mundo
Seguro viagem internacional pagando pouco. Acesse o site Seguros Promo e compare os preços promocionais de seguros de viagem (tudo feito com online)!
Hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem para sua viagem na Europa.
Aluguel de carros: se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar muito na sua viagem internacional.
Passagens aéreas: preços e condições para voar para Europa é na Passagens Promo.
Chip Internacional Europa viaje com a melhor conexão 5G Ilimitada com a America Chip.
Transferências de Dinheiro: com a Wise você pode transferir dinheiro para 80 países com segurança e praticidade.
2 Comentários
O Reino Unido apesar de não mais fazer parte, da União Europeia, ainda aceita e emite o cartão de saúde europeu,
Olá Nelson! Muito obrigada pelo contato. Poderia me informar onde é necessário revisão? Obrigada! Amanda