Comissão Europeia vai financiar bolsas de estudo na Europa para quem pretende fazer um Mestrado em Saúde Pública.
A Comissão Europeia está recebendo candidaturas para bolsas de estudo no Programa de Mestrado em Saúde Pública Europubhealth+ e vai contemplar 15 estudantes com uma bolsa de excelência.
O Programa
O programa Europubhealth+ possibilita aos estudantes uma vivência no exterior de, pelo menos, dois anos. Além disso, é possível estudar em dois países europeus e aproveitar o apoio de equipes experientes disponíveis em cada instituição de ensino superior que participam do Programa de Mestrado em Saúde Pública promovido pela Comissão Europeia.
De acordo com a descrição do programa, depois de concluir o Mestrado em Saúde Pública, os profissionais poderão analisar e abordar os determinantes dos problemas de saúde através de uma perspectiva populacional. Também poderão fazer propostas, planejar, implementar e avaliar políticas e intervenções baseadas em evidências culturalmente apropriadas para a melhoria efetiva da saúde da população em contextos internacionais, nacionais e locais. Seis universidades europeias de renome estão colaborando e integram o curso de Mestrado da Europubhealth+.
Universidades Participantes
Primeiro Ano
O estudante do primeiro ano do Programa de Mestrado em Saúde Pública Europubhealth+ poderá escolher entre duas instituições de ensino superior. A primeira é a Escola de Saúde e Pesquisa Relacionada (ScHARR), da Universidade de Sheffield no Reino Unido. O programa afirma que os estudantes que optarem por esta universidade precisam ser fluentes em inglês e até o fim do primeiro ano conseguirão demonstrar a aquisição ou atualização de conhecimentos e habilidades multidisciplinares de saúde pública relevantes para sua prática profissional, compreender e aplicar o conhecimento do especialista em saúde pública de forma criativa para a prática clínica ou profissional na saúde pública.
Leia também — A importância da formação acadêmica para a sua carreira.
Para os estudantes que optarem pela Escola da Andaluzia de Saúde Pública da Universidade de Granada (Espanha), é necessário a fluência em espanhol e no final do primeiro ano serão capazes de analisar e interpretar os dados de saúde e compreender a distribuição dos principais determinantes da saúde nas populações, avaliar criticamente os fatores que influenciam a saúde das populações e a prática da saúde pública, identificar formas pelas quais mudanças nas estruturas sociais, condições ambientais e comportamentos das pessoas podem promover a saúde das populações entre outros.
Segundo Ano
No segundo ano do Programa de Mestrado em Saúde Pública Europubhealth+, os estudantes poderão optar pela realização de disciplinas e estágio em seis universidades, são elas:
- EHESP School of Public Health, da França;
- Andalusian School of Public Health – University of Granada, Espanha;
- School of Health and Related Research – University of Sheffield, Reino Unido;
- University of Rennes 1, França;
- Institute of Public Health – Jagiellonian University Medical College of Krakow, Polônia;
- Maastricht University, Holanda.
Você pode acessar a estrutura completa do programa.
Quem pode Concorrer
É necessário que os candidatos interessados possuam proficiência em inglês, espanhol ou francês e tenham formação superior em áreas de ciências médicas ou de saúde, ciências sociais ou engenharia.
Saiba mais — Empresas que encorajam seus funcionários a terem uma carreira no exterior.
Inscrições
Se você tem interesse em submeter sua candidatura para concorrer a uma bolsa de estudos no Programa de Mestrado em Saúde Pública Europubhealth+, é necessário acessar o site do programa. O prazo para as inscrições acaba no dia 11 de janeiro de 2018.
Valor das Bolsas
O valor atribuído para as bolsas de estudo para o Europubhealth+ é de 47 mil euros (quarenta e sete mil euros) para os dois anos do programa. Os critérios principais para a atribuição das bolsas será em relação a educação e experiência profissional: marcas, classificação, notas e distinções obtidas, experiência de trabalho. Além disso a facilidade em se adaptar culturalmente é relevante, bem como a participação em projetos internacionais e as habilidades pessoais. Boa sorte!