O Erasmus Play ajuda estudantes na busca por alojamento em mais de 500 destinos da Europa. Veja tudo sobre o aplicativo!
Uma das maiores dificuldades dos estudantes internacionais que fazem intercâmbio na Europa é encontrar alojamento no país de destino. Por isso, o Erasmus Play foi desenvolvido e está facilitando a vida dos estudantes na União Europeia, pois a oferta de acomodação é limitada. Confira tudo sobre a novidade e veja como fazer o download do aplicativo.
Erasmus Play: novo aplicativo para estudantes internacionais
O Erasmus Play foi criado e desenvolvido para ser uma plataforma de busca por alojamento para jovens. Com o lançamento da aplicação (disponível para Android e iOS), o estudante internacional que vai fazer um intercâmbio na Europa pode fazer o download no Google Play e na Apple Store e procurar alojamento em 500 destinos europeus. A informação foi publicada pelo portal espanhol elEconomista.
A promoção de lançamento do Erasmus Play é feito pela Lanzadera, a empresa que desenvolveu o aplicativo com a colaboração de 115 universidades europeias. A intenção, ao envolver tantas instituições de ensino, é criar uma sinergia para garantir, responder e se adaptar às necessidades dos estudantes internacionais conforme a cidade de destino.
Intercâmbio na Europa: descubra o melhor destino para estudantes.
Mais de 500 destinos europeus podem ser buscados
A busca por alojamento para jovens estudantes internacionais é oferecido em mais de 500 destinos europeus. Desde os países e cidades mais comuns, mas também alguns que têm despertado grande interesse nos últimos anos e onde é crescente o número de estudantes que optam por ficar lá.
Entre os principais países que são buscados por estudantes internacionais estão a Itália, Portugal, França, Alemanha e Polônia, entre outros. Contudo, nestes países não só existem alojamentos nas grandes capitais ou cidades mais conhecidas, mas também noutras cidades estudantis menores como a francesa Lille ou a polonesa Wroclaw.
Estudar em Londres: melhores escolas de idiomas e universidades.
Outros destinos de Eramus em alta
Entre os destinos menos comuns, mas que estão em alta, estão, por exemplo, a Romênia ou a Bulgária. Dois países que estão crescendo em popularidade nos últimos anos. É uma oferta que inclui também alojamento para estudantes que decidam fazer Erasmus em outros países como Espanha e Portugal.
Existem algumas opções de procura de alojamento através da plataforma web, bem como do novo aplicativo Erasmus Play. Aliás, a App está crescendo progressivamente desde que foi criada em 2020 até ultrapassar os mais de 500 destinos europeus atuais. De ressaltar que o Erasmus Play está disponível em 8 idiomas, são eles: português, espanhol, inglês, alemão, francês, italiano, turco e polonês. Até agora, mais de 2 milhões de estudantes de todo o mundo usaram o Erasmus Play desde o seu lançamento.
Mestrado em Coimbra: o que esperar ao estudar na cidade universitária.
Erasmus Play: outras funcionalidades
Além da busca por alojamento, tanto na versão desktop quanto no aplicativo Erasmus Play, os estudantes internacionais podem conhecer outros alunos que estão indo para o mesmo destino. Desse modo, podem começar a fazer amigos antes da chegada, encontrar colegas de quarto ou obter as informações necessárias sobre a cidade de destino antes de viajar para ela.
O fundador do Erasmus Play, David Casanova, disse em entrevista ao portal el Economista: “Acreditamos que o app pode marcar um antes e um depois na experiência dos alunos que realizam o programa Erasmus+. Sabemos que pode ser difícil começar do zero numa nova cidade sem conhecer ninguém, por isso esperamos que o nosso app possa ajudar a tornar a transição muito mais fácil e agradável”.
Casanova afirmou ainda que: “Somos uma empresa que pensa nas necessidades dos estudantes Erasmus. Com o aplicativo, eles podem desfrutar de uma experiência mais conectada e enriquecedora no exterior. Além disso, estamos empenhados em melhorar constantemente o aplicativo, adicionando novas funcionalidades para que os alunos possam aproveitá-lo ao máximo”.
Universidade de Cambridge: como estudar em uma das melhores universidades do mundo.
Sobre o Programa Erasmus
O Erasmus é um programa europeu de intercâmbio estudantil que foi criado em 1987. É uma iniciativa da União Europeia (UE) e apoia e financia intercâmbios internacionais de estudantes entre universidades dentro da UE e algumas outros países participantes.
O nome “Erasmus” é um acrônimo que significa European Region Action Scheme for the Mobility of University Students.
Contudo, também é uma homenagem a Desiderius Erasmus, um conhecido filósofo e estudioso holandês da era renascentista que estudou em várias universidades da Europa. O programa de intercâmbio foi concebido para aumentar o sentido de identidade europeia, promover a mobilidade dentro da UE e ajudar a desenvolver uma compreensão e integração mais amplas entre estudantes de diferentes nações.
Desde 2014, o programa passou a se chamar Erasmus+ e se expandiu para incluir educação de adultos, educação e formação profissional e setores relacionados com o esporte e a juventude. O orçamento também aumentou significativamente, permitindo que mais pessoas participem. Importante ressaltar que, devido ao BREXIT, o Reino Unido não participa mais do programa de intercâmbio Erasmus.
*Descubra quais os melhores países para estudar inglês e inscreva-se no canal: