Saiba como é possível planejar sua carreira e se recolocar ao mercado de trabalho.
*Matéria atualizada em 29 de dezembro de 2021.
O medo de perder o emprego sempre nos assombra. Mas quando a hora realmente chega precisamos ter calma e planejar os próximos passos. A coach Janete de Amorim Bachmann concedeu uma entrevista exclusiva para o site Vagas pelo Mundo e mostrou como é possível se recolocar no mercado de trabalho.
Dicas valiosas para se recolocar no mercado de trabalho
Confira dicas importantes para se recolocar no mercado de trabalho:
Primeiro passo
A coach Janete explica que o primeiro passo é manter a calma. “Apesar de ser uma situação difícil, entrar em pânico não vai ajudar. Faça as contas, verifique que tipo de despesas podem ser cortadas, procure diminuir ao máximo seu custo fixo. Reúna a família, fale abertamente sobre o problema e peça colaboração de todos”. Nas horas difíceis é preciso apoio de quem amamos, guardar o segredo para si não irá ajudar.
Saiba como lidar com o medo da mudança profissional em tempos de crise.
Faça seu networking
Passado o “luto” da demissão é preciso erguer as mangas e agir. A coach diz que é preciso manter a rede de relacionamentos profissionais (networking) sempre ativa “seu currículo deve ser atualizado para as novas tendências, isso ajuda muito na hora da recolocação. Acione seu networking, comunique aos seus amigos e ex-colegas de trabalho que você está buscando uma recolocação. A maioria das vagas está disponível na internet, cadastrar o Currículo nestes sites também é um bom começo”.
Veja 6 dicas para encontrar um novo emprego.
Busque atualização para se recolocar no mercado de trabalho
Perder o emprego aos 50 ou 60 pode ser difícil para o profissional muito experiente. Entretanto, Janete afirma que em algumas funções estratégicas esse profissional é bastante valorizado pela sua experiência. “Mas é imprescindível que seja dinâmico, atualizado e que use a tecnologia a seu favor. Alguns profissionais preferem usar essa experiência e conhecimento para empreender ou prestar consultoria, o que também precisa ser bem planejado”, explica.
Devo mudar de área?
Ao buscar uma recolocação no mercado de trabalho também é possível mudar de área, mudar os ares e respirar algo novo. A coach Janete de Amorim Bachmann conta que muitas pessoas que são bem sucedidas no que fazem, mas sentem um incômodo, é como se tivessem deixado um sonho de lado (muitas vezes influenciados pela família ou pelas condições financeiras) e que agora querem realizar este sonho.
“Se a pessoa se formou em Administração, construiu uma carreira, mas quer ser psicóloga (por exemplo), precisa fazer uma nova graduação”. Outra opção é fazer uma pós-graduação ou um MBA, que é sempre uma forma de se manter atualizado, independente da área.
Experiência ou formação
A coach explica que experiência e formação precisam caminhar juntas em qualquer profissão, por isto, atualizar-se é fundamental para manter sua empregabilidade. “Você pode ser uma cabeleireira ou um médico, vai precisar estudar continuamente, pois tudo muda muito rápido. A flexibilidade para aprender, desaprender e aprender coisas novas é receita de sucesso na atualidade”.
Descubra 6 séries que todo empreendedor deve assistir.
Faça seu Marketing pessoal
Fazer o seu Marketing pessoal e “vender o seu peixe” é fundamental em qualquer área. A postura de um profissional e sua imagem refletem em toda sua área de atuação e em toda a cidade.
Manter uma boa reputação na carreira é imprescindível. “Networking é um grande aliado para todos os profissionais. A indicação de um colega pode abrir portas para um novo e empolgante desafio”, finaliza Janete.
Aprenda a fazer seu Marketing Pessoal e ter sucesso na carreira.
Sobre a coach
Janete é coach pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Especializada em Coaching Executivo, Coaching para Famílias Empresárias, Assessment e Orientação de Carreira. Administradora de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios pela FDC e em Gestão de Pessoas pela FGV.
Está procurando emprego? Saiba como fazer um currículo atrativo no LinkedIn: