Veja dicas de como usar a tecnologia a favor do seu currículo.
O currículo é parte essencial da procura por um emprego. Um bom currículo vai te ajudar a mostrar o que você sabe fazer e o que você está disposto a aprender – e isso vai além da suas experiências profissionais e diplomas, incluindo também suas habilidades sociais e criativas, que cada vez mais são elementos decisivos nos processos seletivos.
Por isso, você já sabe que deve procurar maneiras eficientes para construir um currículo que chame a atenção dos recrutadores e mostre exatamente como você pode ser um colaborador valioso para eles. O que talvez você não saiba é que existem ferramentas muito baratas ou gratuitas que podem ajudar você a otimizar seu currículo sem ser um expert em RH e sem gastar muito dinheiro.
4 formas de usar a tecnologia a favor do seu currículo
Preparamos este conteúdo para te apresentar 3 ferramentas que podem ajudar a otimizar seu currículo e serem seus aliados na conquista do emprego dos seus sonhos.
1. Site de currículo e portfólio profissional
Ter um site de currículo ao invés de um currículo de papel tem várias vantagens:
- eles são mais fáceis de atualizar quando você faz um novo curso ou aprende algo novo;
- são mais simples de personalizar (você pode adicionar seções com cartas de recomendação dos seus empregadores anteriores, por exemplo, ou personalizar cores e fontes, e até adicionar um vídeo se apresentando e mostrando sua fluência na língua do país);
- e mais fáceis de enviar para várias empresas, o que é muito importante.
Você, leitor, provavelmente está muito interessado em enviar seu currículo para empresas estrangeiras e conseguir sua tão sonhada vaga no lugar onde você sonha viver. Para isso, talvez você precise enviar seu currículo para várias empresas do outro lado do mundo – isso vai ficar muito mais fácil se você puder enviar apenas um link ao invés de um arquivo PDF, por exemplo. Ocupa menos espaço na caixa de email do RH e mostra profissionalismo.
Crie a primeira impressão perfeita
Criar uma ótima primeira impressão e mostrar profissionalismo é uma das maiores vantagens de ter um site de currículo personalizado. Os empregadores vão ver que você investiu tempo para organizar seu currículo e facilitar o trabalho dos recrutadores. Ter um domínio personalizado, com o seu nome, por exemplo, intensifica esse efeito ainda mais.
No seu site, você pode incluir um portfólio também, mostrando seus últimos trabalhos e os projetos que você já desenvolveu na carreira profissional e em cursos profissionalizantes. Esse é um recurso essencial para arquitetos, designers, fotógrafos, artistas, escritores e publicitários, por exemplo, mas que pode ser usado em várias outras áreas também – a ideia é mostrar que você sabe o que você sabe fazer de melhor.
Descubra quais as informações mais valiosas do seu currículo.
Criando seu currículo e portfólio do zero
Para aproveitar todas essas vantagens a seu favor, você não precisa ser um web designer ou programador experiente. Na verdade, você pode criar seu site de currículo do zero em poucos minutos, usando um template pronto.
Usar templates prontos não significa que você não vai poder personalizar seu currículo. Usando construtores de site intuitivos como o Zyro, você pode escolher um template de site e, para deixar tudo do seu jeito, só arrastar e soltar elementos pelas páginas, e facilmente adicionar seções de texto, galerias de imagem, títulos e formulários de contato.
Ainda melhor: isso tudo pode ser feito do seu celular. Então você vai poder atualizar e criar seu portfólio e seu site de currículo de qualquer lugar do mundo.
2. Otimização de palavras-chave
Você já está enviando currículos para empresas de todo o mundo. Mas já pensou em ter as empresas te encontrando e entrando em contato com você?
Quando há uma nova vaga nas empresas, os setores de RH podem pesquisar, em redes sociais profissionais como o LinkedIn e até mesmo no Google, pessoas com perfil compatível com a vaga.
Para aparecer nessas buscas, seu site e seu perfil nessas redes têm que estar otimizados para palavras-chave relacionadas à sua área de atuação. Por exemplo, se você é engenheiro civil e procura um emprego em Joanesburgo, inclua palavras-chave relacionadas em seu site (“engineer in Johannesburg”, por exemplo). Isso vai maximizar as chances do seu site aparecer na primeira página de resultados quando os recrutadores pesquisarem por essas mesmas palavras.
Mas não se engane: SEO (como se chama essa otimização para palavras-chave com objetivo de aparecer nos primeiros resultados de pesquisas) é um trabalho sério. Você precisa investir tempo pesquisando sobre SEO e colocando as palavras-chave certas nos lugares certos do site. Você pode até criar um blog acoplado ao seu site para falar sobre sua área de atuação e usar bem as palavras-chave.
Dados sim, chutes não
Para ter sucesso e aparecer entre os primeiros resultados de busca quando o RH procurar profissionais no Google e o LinkedIn, primeiro você vai precisar saber quais palavras exatamente os recrutadores costumam usar para fazer essas pesquisas.
Use ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads, que é gratuita e vai te mostrar quais palavras-chave são mais buscadas no país onde você quer encontrar sua vaga.
3. Tenha um logo
Investir em branding e desenvolver uma marca não é útil apenas para empresas. Você também pode ter um logo original e único associado à sua vida profissional. Esse logo pode ser usado nos seus cartões de visita (de papel ou virtuais), suas redes sociais profissionais, assinaturas de email e em sites de currículo e portfólio.
Se na sua profissão você entregar produtos ou projetos por correio, você também pode usar seu logo em embalagens, adesivos e carimbos. Mostrando dessa forma para o cliente que você é um profissional sério – e quem sabe ganhando divulgação gratuita tendo sua logo mostrada nas redes sociais da clientela.
E também você pode criar logo grátis sem saber nada de design, com uma ajudinha da inteligência artificial.
4. Mapas de calor: tudo em seu devido lugar
Agora que você já conhece as vantagens de ter um site para seu currículo e portfólio e que ele deve incluir palavras-chave estratégicas, vamos mostrar como a tecnologia pode te ajudar a ir além e otimizar seu currículo online ainda mais.
Qual a informação mais importante do seu site de currículo? São suas informações de contato? Seu nome? Sua experiência profissional?
Não importa qual seja a informação mais valiosa do seu currículo online: é fundamental que ela esteja em na parte da página que mais chame a atenção dos visitantes.
Para descobrir quais partes da página atraem mais atenção, você pode usar ferramentas de mapa de calor como o Hotjar, que geram um gráfico do seu site mostrando quais áreas recebem mais atenção e quais são mais ignoradas pelos visitantes.
Com essas quatro dicas, esperamos que você use a tecnologia a favor seu currículo e que ela ajude você a conseguir o job (ou os jobs) perfeito, no país perfeito para você!
Veja também: Brasileiro conquista vaga em empresa britânica com currículo inovador.