Milhares de engenheiros na Irlanda são necessários de acordo com previsão da Engineers Ireland. Saiba mais e conheça as áreas críticas!
A pesquisa da Engineers Ireland, uma associação de engenheiros do país europeu, mostrou que existe uma escassez de engenheiros na Irlanda experientes. A pesquisa indicou ainda que a crise imobiliária no país também é uma das muitas barreiras enfrentadas por empresas de engenharia que estão recrutando em 2023 na Irlanda. Quase 8.000 empregos de engenharia podem estar disponíveis este ano, segundo a associação irlandesa.
Empregos na Irlanda em Engenharia
A última pesquisa da Engineers Ireland, a primeira depois da pandemia, com empresas e empregadores descobriu que havia uma forte demanda por engenheiros na Irlanda em várias especialidades. Segundo o levantamento, profissionais de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica são muito disputados no país europeu. Isso ocorre apesar de uma queda nas ofertas de trabalho de engenharia de software após uma série de cortes de empregos de alto perfil por grandes empresas de tecnologia, segundo o jornal irlandês RTÉ.
Damien Owens, diretor geral da Engineers Ireland, disse: “Nossa pesquisa recente mostrou que 72% dos membros entrevistados estão muito preocupados com a falta de engenheiros com as habilidades corretas. Esses empregadores de engenharia veem essa escassez como a principal barreira ao crescimento dos negócios. Todos nós estamos cientes dos recentes cortes de empregos no setor de tecnologia – muitos deles na área de engenharia”.
Para Owens, “É importante ressaltar que existem outros setores que precisam urgentemente de engenheiros, como construção e consultoria, com quase 8.000 novos empregos previstos nesses setores em 2023. A área de engenharia é uma das mais importantes da nossa sociedade […]. Mas há um problema: não há engenheiros qualificados suficientes para atender a demanda […]. Para tentar reter ou buscar talentos, as empresas estão requalificando, mantendo o trabalho híbrido, sempre que possível, e atraindo talentos do exterior”.
Morar na Irlanda: Custo de vida, Oportunidades de Trabalho e Dicas para Imigrantes.
Vagas para engenheiros na Irlanda
A Engineers Ireland adverte que preencher as vagas de engenheiros na Irlanda será um grande desafio. Isso acontece porque os profissionais do setor relatam uma contínua falta de talentos disponíveis.
O corpo profissional de engenheiros também alertou que a escassez de engenheiros poderia prejudicar as metas e ambições do Projeto Irlanda 2040 do governo. O Project Ireland 2040 é composto pelo National Planning Framework e pelo National Development Plan 2021-2030.
“No Projeto Irlanda 2040, o governo se comprometeu com ações sobre mudanças climáticas e um suprimento imediato de engenheiros talentosos será fundamental para atingir esses objetivos. Em 2023, a realidade é que o número de alunos que se mudam para engenharia de terceiro nível e setores de tecnologia precisa ser muito maior para atender às necessidades futuras dos empregadores por graduados” disse Owens.
Para ele, “Se não resolvermos a escassez de habilidades em breve, isso poderá ter efeitos negativos em nossa economia e sociedade. Precisamos urgentemente de mais jovens escolhendo carreiras em engenharia. Portanto, eu encorajaria fortemente os estudantes que fazem suas escolhas de CAO, e particularmente as mulheres jovens, a considerar uma carreira em engenharia e as oportunidades fantásticas e crescentes que existem no setor”.
Salário Mínimo na Irlanda: Atualizações, Melhores Áreas e Dicas de Mercado.
Faltam engenheiros na Irlanda e sobram oportunidades
É fato que a demanda por profissionais de engenharia é um problema global, porém está crescendo exponencialmente. Para Owens, “precisamos de mais engenheiros e mais competência em tecnologia, então esse é um grande problema”. A contínua escassez de talentos pode ter implicações significativas para uma série de grandes projetos no país europeu. Isso inclui o objetivo de aumentar o número de casas sendo construídas a cada ano.
Grandes projetos de infraestrutura e energia renovável – incluindo os grandes parques eólicos planejados na Irlanda – também podem ser prejudicados pela falta de engenheiros. Damien Owens disse: “Precisamos de engenheiros para fazer isso, mas também temos que trabalhar de forma mais inteligente. Estamos vendo as empresas criarem maneiras de construir casas quase em um sistema de fábrica, para que possam ser entregues no local”.
Leia também: conheça a nova balsa da Irlanda para a Espanha.
Faltam engenheiros na Irlanda: existe solução?
Damien Owens também disse que um aprendizado de engenharia, com muitos oferecendo uma experiência de ‘ganhar e aprender’, é uma excelente oportunidade para alunos de Leaving Certificate que têm interesse em engenharia como carreira. Para ele, “Um aprendizado de engenharia também pode ser uma experiência comprovada forma de os empregadores desenvolverem talentos para sua empresa, bem como abrirem novas e gratificantes carreiras, com aprendizado alicerçado na experiência prática”
Além de incentivar os alunos do Leaving Certificate a considerar uma carreira em engenharia, a Engineers Ireland também está convidando empresas de engenharia, grandes e pequenas empresas, bibliotecas, autoridades locais, escolas e instituições de terceiro nível em todo o país a se envolverem na STEPS Engineers Week 2023. O evento oferece aos alunos do ensino fundamental e médio a oportunidade de descobrir a engenharia por meio de eventos e atividades facilitadas por seus professores, pais e comunidade local.
Irlanda: O que Visitar, Dicas de Viagem e Melhores Pontos Turísticos.
Como validar diploma de engenharia na Irlanda
Para validar um diploma de engenharia na Irlanda, você precisa entrar em contato com a Engineers Ireland. Sendo assim, a instituição, que é o corpo profissional de engenheiros, diz que qualquer engenheiro formado pode fazer a validação do seu diploma e se tornar membro da Engineers Ireland, sem passar por nenhuma avaliação.
Para isso, é necessário enviar cópias das qualificações (diploma e histórico acadêmico) juramentado em inglês. Contudo, é exigido também a cópia do passaporte e o preenchimento da ficha de inscrição. Além disso, é necessário efetuar o pagamento da anuidade de € 280 euros (ou € 65 euros para quem está desempregado). Dessa maneira, o engenheiro recebe a validação da sua qualificação em engenharia.
Depois que o engenheiro se tornar membro da Engineers Ireland (mínimo 3 meses), ele pode aplicar para um título profissional como o de Chartered Engineer, Engineer Technician, Associate Engineer ou Fellow. Para isso, é imprescindível apresentar uma série de relatórios escritos sobre o conhecimento teórico e prático, incluindo entrevistas profissionais. Você pode assistir um vídeo da Engineers Ireland explicando.
Por fim, um Chartered Engineer (engenheiro licenciado) é o profissional que assina por projetos de licitações. Geralmente são projetos maiores e que são avaliados em milhões de euros por exemplo. Se o engenheiro não possui esse título, ele não pode assinar por projetos na Irlanda ou na Europa. Ou seja, essa é uma diferença importante em relação ao Brasil.
Além disso, esse título também aumentar o número de oportunidades de emprego na Irlanda para o profissional, além de maximizar seus ganhos salariais atuando como engenheiro na Irlanda.
*Se precisar de Assessoria para desenvolvimento do Currículo em inglês para Irlanda, entre em contato conosco e peça um orçamento: [email protected]
*Veja também dicas fundamentais para conseguir um emprego no exterior ainda estando no Brasil e conheça o nosso canal do Youtube: