Conheça as carreiras que crescem no país da Oceania e invista no seu percurso internacional.
Trabalhar no exterior tem sido a escolha de muitos brasileiros. Ter uma experiência internacional, morar fora do país, treinar seu segundo idioma, buscar mais qualidade de vida, ou simplesmente novos ares, podem fazer muito bem. Para morar no exterior, como já explicamos, é necessário planejamento, preparação, reunir todos os documentos, diplomas, pesquisar bastante sobre as opções de visto e ir em busca da tão sonhada carreira internacional.
Carreiras na Austrália
O Governo australiano divulga todos os anos os empregos com demanda na Austrália. Há uma Lista de Profissões Estratégicas para médio e longo prazo (Medium and Long-Term Strategic Skills List – MLTSSL) para o período máximo de 4 anos e a Lista de Ocupações Profissionais para curto período (Short-term Skilled Occupation List – STSOL) para o período máximo de 2 anos.
Como fazer o visto para morar na Austrália
As listas mostram as opções de profissões que podem receber o visto de trabalho. Para fazer o visto de trabalho para Austrália é necessário que a empresa australiana nomeie o profissional estrangeiro que deseja contratar e que a profissão esteja na lista do governo.
Confira abaixo a lista com as profissões requisitadas para trabalhar na Austrália:
- Engenheiro aeronáutico
- Engenheiro agrônomo
- Piloto de avião
- Anestesista
- Programador
- Arquiteto
- Advogado
- Engenheiro biomédico
- Biotecnologista
- Bioquímico
- Cardiologista
- Cirurgião Cardiotorácico
- Engenheiro Químico
- Químico
- Chefe de cozinha
- Engenheiro Civil
- Psicólogo clínico
- Engenheiro de redes
- Dentista
- Dermatologista
- Engenheiro elétrico
- Designer industrial
- Engenheiro industrial
- Auditor interno
- Médico oncologista
- Engenheiro de mineração (excluindo petróleo)
- Professor de Ensino Médio
- Professor de Ensino Básico
- Enfermeira
- Ginecologista
- Oftalmologista
- Cirurgião ortopedista
- Cirurgião pediátrico
- Psiquiatra
- Web designer
Confira a lista completa das profissões no site do Governo da Austrália.
Pré-requisitos
Se sua profissão está na lista do governo australiano, você ainda precisa ter menos de 50 anos e cumprir todos os requisitos para o visto. Para o visto de Entrada Direta é preciso ter menos de 45 anos.
Além disso é necessário ter:
- Qualificações para o cargo;
- Domínio do inglês (através de diplomas ou provas de fluência);
- Saúde em dia (com atestado médico – válido por 12 meses);
- Certificado de antecedentes criminais em cada país que você viveu.
Veja também: Vagas para profissionais de Marketing na Austrália
Custo do visto
O visto de trabalho para a Austrália tem o custo de 3.670 dólares australianos.
Viajando com a família
O visto permite que você se mude para Austrália com sua esposa/esposo e seus filhos (ou de de sua parceira/parceiro).
Saiba mais no site do Governo da Austrália.
3 Comentários
Mais uma coisa que vale a pena mencionar. Temos por cá (na Austrália) um sistema de pontos para avaliar as candidaturas de que quem queira trabalhar na Austrália. Porém, o número de pontos necessários diminuem se um candidato estivesse preparado a morar num local regional (ou seja, no campo!). Basicamente, será mais fácil obter um visto se estiver contente por viver fora de Sydney, Melbourne, Brisbane ou Perth, todas as quais são as cidades mais superlotadas. Depende também, claro, da profissão do candidato ser na lista de profissões desejadas.
Ah, e muito obrigado pelo Post! Muito legal reunir todas essas informações! Parabéns!
Olá! Sou Eduardo, faço engenharia de produção na UFF aqui em Niterói. Gostaria de saber se essa profissão se engloba na que eles querem (Engenheiro Industrial). Além disso, estou pensando em fazer uma viagem no estilo “Work Experience” em dezembro/18 até abril/19. Poderia me dar dicas de empresas pra eu contatar? Estou, acima de tudo, querendo me imergir nessa nova cultura, fazer curso de inglês e trabalhar na minha área durante esses 4 meses. Mas quero trabalhar na minha área meeesmo, qualquer coisa dentro da minha área. Estou buscando todas as informações possíveis e estou no 7° período de engenharia de produção aqui. Não quero fazer mobilidade acadêmica, quero algo assim como disse. Acho que vai ser mais agregador para mim! Obrigado!!