Descubra como identificar quando a sobrecarga de trabalho está se tornando um problema para sua saúde ou dos seu funcionários.
Se sentir realizado profissionalmente é importante para todas as pessoas, mas quando essa busca pela excelência se transforma numa sobrecarga e os efeitos negativos podem ser um adoecimento ou um transtorno mental? Como identificar quando a sobrecarga de trabalho está se tornando um problema se saúde?
Neste artigo vamos explorar um pouco mais dos sinais que apontam uma sobrecarga nociva que está começando a prejudicar a saúde de muitos profissionais. Reconhecer esses sinais é o primeiro passos para cuidar de si mesmo e buscar um equilíbrio saudável.
Sobrecarga de trabalho
Quando o cansaço se torna normal e o descanso não parece suficiente, isso geralmente indica um estado de exaustão crônica e sobrecarga emocional, é mais do que apenas uma noite mal dormida ou um dia cansativo no trabalho, é um padrão mental persistente de fadiga que pode gerar efeitos negativos na vida de qualquer pessoal e afetar a sua vida pessoal e profissional.
De acordo com um estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde em 2022 em torno de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por causa de transtornos relacionados a saúde mental, custando para a economia quase US$ 1 trilhão de dólares.
É urgente abordar esse tema nas empresas, entre colegas de trabalho e envolver a família e a sociedade, pois esse é um problema que afeta milhões de pessoas e pode prejudicar até mesmo as próximas gerações.
Como identificar os sinais de alerta?
Quando a sobrecarga de trabalho se torna excessiva, é natural se sentir cansado, no entanto, a diferença da exaustão crônica é a persistência. Mesmo após um período de descanso ou final de semana, a sensação de cansaço não desaparece.
Mudança do padrão do sono, no apetite, irritabilidade, perda da concentração, falta de memória, falta de libido são alguns dos sinais mais comuns. Além desses, o desgaste emocional em lidar com tarefas incessantes e demandas intensas pode esgotar os recursos emocionai de uma pessoa.
Isto pode certamente afetar as relações profissionais e pessoais, deixando a sensações emocionais drenadas e sem energia para lidar com as emoções cotidianas.
Quando o cansaço se torna uma constante, o impacto na produtividade e na qualidade das entregas podem trazer prejuízos em relação ao desempenho que fica abaixo da média no trabalho.
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Por que as pessoas podem ficar sobrecarregadas no trabalho?
O mercado de trabalho pode ser muito competitivo e isso sem dúvida exige que cada profissional faça o seu melhor para manter uma carreira sustentável. As pessoas ficam sobrecarregadas num ambiente de trabalho por vários motivos, as razões são complexas e muitas vezes interligadas.
Uma das razões mais óbvias é a quantidade excessiva de tarefas e responsabilidades que são atribuídas a uma pessoa, quem nem sempre corresponde a descrição das atividades do cargo que ela ocupa.
Muitas vezes as empresas enfrentam dificuldades para alcançar metas ambiciosas com equipes reduzidas, o que pode levar a um aumento de carga de trabalho individual.
Essas metas, criam uma expectativa irreal em relação ao desempenho dos funcionários que podem se pressionados a produzir mais do é razoável em um período de tempo limitado.
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A cultura do “sempre conectado” está gerando sobrecarga profissional
Com a tecnologia móvel e a conectividade sempre constante, muitas pessoas sentem a pressão por estar disponíveis e responderem a e-mails, mensagens, e comunicações fora do horário de trabalho.
De maneira geral internalizam a necessidade de responder mesmo fora do horário de trabalho, o que pode revelar um padrão de busca incessante pela excelência em tudo que faz, e isso pode ser desgastante a longo prazo.
O fato é que quando os profissionais têm pouca autonomia e controle sobre a sua carga de trabalho, horários, processos e tarefas podem ser negligenciadas e podem se sentir sobrecarregados, especialmente se tiverem sendo constantemente direcionados a um clima de competição desleal dentro da empresa.
A própria cultura da empresa, fusões ou reestruturações podem resultar em incertezas e demandas adicionais. É importante notar que esse fatores podem levar a um ambiente de trabalho negativo e de pressão desnecessária e todos saem perdendo.
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Como não normalizar a sobrecarga de trabalho num ambiente corporativo?
Atenção para evitar a sobrecarga de trabalho no ambiente é crucial para garantir o bem-estar para os profissionais e promover a performance que a empresa precisa. Algumas estratégias que você pode utilizar:
- Estabelecer metas realistas em relação aos funcionários, prazos de entrega e posicionamento no mercado que atua.
- Ter uma comunicação aberta para que os encoraje os profissionais a expressarem as suas preocupações em relação à carga de trabalho, as limitações e os desafios enfrentados.
- Monitorar a carga horária de trabalho das equipes para perceber se alguém está constantemente sobrecarregado, considerar retribuir tarefas ou apoio adicional.
- Promover políticas que promova a importância do descanso e do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Incentivar pausas regulares e desconexão após o expediente.
Notar que esses fatores podem, conforme a cultura da empresa, e políticas internacionais podem mudar, mas umas combinações de várias ações podem ajudar a melhorar a sobrecarga no ambiente de trabalho.
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Reconhecer a necessidade de fazer mudanças
Identificar e reconhecer que a sobrecarga de trabalho está afetando a sua saúde é uma questão de honestidade consigo mesmo. Isso envolve uma compreensão consciente dos sintomas que estão aparecendo no seu corpo e como a sobrecarga está impactando você em diversos aspectos, seja fisicamente, emocionalmente ou mentalmente.
A autoconsciência traz uma reflexão mais profunda, porque muitas vezes estamos imersos nas nossas rotinas, tarefas e deixamos de prestar atenção aos sinais de alerta que o nosso corpo e mente enviam. E muitas vezes apesar do corpo enviar os sinais, negligenciamos o cuidado desses sinais, evitamos buscar ajuda médica por “falta de tempo”.
Deixamos para depois olhar o cansaço, a falta de energia constante, as alterações de sono, as dores físicas, a ansiedade, a falta de motivação, entre outros sintomas, normalizamos esses sinais como se fosse a pressão do mercado de trabalho. Cada pessoa pode manifestar esses sinais de maneiras diferentes, mas é importante estar atento a qualquer mudança na sua saúde e bem-estar.
Conversar com colegas de trabalho ou seu supervisor, estabelecer limites mais saudáveis, buscar apoio de amigos ou profissionais de saúde mental e até mesmo rever as suas próprias necessidades e objetivos profissionais.
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Sobrecarga de trabalho: Conclusão
A sua saúde é seu maior patrimônio, se você não está bem, a sua carreira também não vai bem. Nas conversas na hora do almoço com colegas de trabalho é comum ver pessoas reclamando do excesso de tarefas e da pressão irreal em relação as demandas do trabalho. É comum, mas não pode ser considerado normal!
É necessário buscar consciência e coragem para se colocar em direção ao autocuidado e a transformação positiva da sua carreira profissional. Ignorar os sinais de sobrecarga podem levar a consequências mais graves para sua saúde metal e física, como transtornos de ansiedade, depressão ou Burnout.
Uma vez que você perceba na sua saúde os efeitos da sobrecarga, pode começar a traçar um caminho para a recuperação, isso pode incluir a implementação de estratégias de autocuidado ou uma tomada de medidas para reduzir a carga de trabalho.
Se você hoje está enfrentando a sobrecarga e sente que está afetando a sua saúde, não hesite em buscar ajuda. Você não está sozinho nessa jornada. A ajuda psicológica pode fornecer as ferramentas e apoio necessário para lidar com os desafios emocionais e mentais que vêm com a sobrecarga de trabalho.
Essa pode ser a diferença no controle da sua própria jornada de recuperação e bem-estar te capacitando a fazer escolhas que promovam uma vida mais saudável e equilibrada. Lembre-se o autocuidado é um ato de amor-próprio.
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1 comentário
Bom dia