
A idade da aposentadoria em Portugal não para de subir a cada ano e se aproxima dos 67 anos. Ela entra no Top 8 da lista OCDE com reformas mais tardias.
A idade da aposentadoria em Portugal voltará a subir e deverá atingir 66 anos e 11 meses em 2027, aproximando-se rapidamente da marca dos 67 anos. Os dados confirmam uma tendência que já vinha sendo sinalizada pelos indicadores de expectativa média de vida e pelos relatórios internacionais. As penalizações para quem optar pela reforma antecipada também serão maiores, com agravamento do fator de sustentabilidade.
As informações foram divulgadas pelo relatório Pensions at a Glance 2025, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e pela atualização anual definida pelo governo português, baseada nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O relatório da OCDE foi divulgado nesta quinta-feira, 27 de novembro de 2025.
Idade da aposentadoria em Portugal sobe para 66 anos e 11 meses em 2027
A partir de 2027, os trabalhadores portugueses só poderão se aposentar sem penalizações com a idade de 66 anos e 11 meses. A elevação acompanha o aumento contínuo da expectativa média de vida no país europeu, dado que serve de referência legal para o cálculo anual da idade de reforma, de acordo com a SIC Notícias.
Além disso, o fator de sustentabilidade, índice que determina o corte aplicado às aposentadorias antecipadas, subirá para 17,63% já em 2026, um dos níveis mais altos desde a criação do mecanismo. Na prática, quem decidir se aposentar antes da idade mínima sofrerá um corte expressivo no valor da aposentadoria em Portugal (chamada pensão em Portugal).
Nova Lei da Nacionalidade em Portugal torna mais difícil conseguir cidadania: entenda o que muda
Portugal entre os países com reforma mais tardia da OCDE
De acordo com o relatório da OCDE, Portugal passará a integrar o grupo dos oito países com as idades de aposentadorias futuras mais elevadas, ao lado de Dinamarca, Estónia, Países Baixos, Suécia, Itália, Eslováquia e Reino Unido.
O estudo indica que a idade média normal de reforma para quem iniciou a carreira em 2024 deverá atingir 68 anos no país, reforçando um dos maiores aumentos projetados entre os 38 membros da organização.
Enquanto alguns países, como Colômbia, Luxemburgo e Eslovénia, poderão manter a idade normal de reforma nos 62 anos, outros caminham para limites significativamente mais altos, como de 74 anos no caso da Dinamarca. A tendência geral, segundo a OCDE, é de que as diferenças entre países se tornem ainda mais acentuadas nas próximas décadas.
Portugal restringe imigração: Presidente promulga Lei dos Estrangeiros
Como ficam as idades para aposentadoria em Portugal em 2025 e 2026
A idade oficial da aposentadoria, definida anualmente pelo governo português, também já está estabelecida para os próximos anos. Atualmente está em
- 2025: 66 anos e 7 meses
- 2026: 66 anos e 9 meses
- 2027: 66 anos e 11 meses
As definições constam da Portaria n.º 414/2023 e da Portaria n.º 358/2024/1, respetivamente. A chamada idade normal de acesso à aposentadoria (pensão de velhice) é aplicada para quem tem até 40 anos de contribuição à Segurança Social (descontos). Trabalhadores com carreiras contributivas mais longas podem aceder à chamada idade pessoal de reforma, reduzindo quatro meses por cada ano além dos 40.
Carreira contributiva e prazo de garantia
Para ter acesso à aposentadoria por velhice, além da idade, é preciso cumprir o prazo de garantia: pelo menos 15 anos de contribuições. Cada ano precisa ter no mínimo 120 dias de descontos, podendo somar períodos insuficientes entre anos diferentes até atingir esse total.
Para trabalhadores inscritos no regime de seguro social voluntário, o prazo é de 144 meses. Esse regime abrange grupos que não estão inseridos em sistemas obrigatórios de proteção social, como bombeiros voluntários, cuidadores informais e atletas de alto rendimento.
Taxas de reposição e expectativas futuras
O relatório da OCDE destaca ainda que um trabalhador médio em Portugal poderá receber uma pensão líquida equivalente a cerca de 63% do salário líquido, após uma carreira contributiva completa. Em Portugal, Áustria, Grécia, Luxemburgo e Espanha, as taxas ultrapassam 85%.
Até 2030, a idade da aposentadoria (idade da reforma) continuará a subir de forma gradual, seguindo a evolução da expectativa de vida em Portugal. Depois disso, a progressão deverá ser mais lenta, com aumento de um mês por ano até em 2056 (se nada mudar até lá).
Leia também: Grupo austríaco faz investimento em Portugal: abertura de 120 empregos




