A melhor cidade do mundo para morar é Sydney e você precisa descobrir o que fez dela a primeira colocada. Confira!
Sydney foi classificada em primeiro lugar como a melhor cidade do mundo para morar. Em termos de negócios, ela surge na quinta posição, tendo Londres como a mais importante do mundo, seguida por Nova York e Paris no ranking mundial de 100 cidades. Se você quer morar em outro país, saiba tudo sobre o ranking e aproveite as informações para ajudar na sua seleção.
Melhor cidade do mundo para morar
A melhor cidade do mundo para morar é Sydney. Ela está classificada em primeiro como melhor cidade para se viver e ocupa a quinta posição geral no Brand Finance City Index. A pesquisa é realizada com base em dados recolhidos de 15.000 participantes. Outras duas cidades australianas aparecem no ranking, são elas: Melbourne (16º lugar) e Perth (52º lugar).
O índice que aponta quais são as melhores cidades do mundo para viver foi feito pela Brand Finance City, uma consultoria de avaliação de marcas que publicou um comunicado de imprensa. O ranking é baseado em uma pesquisa global com cerca de 15.000 membros do público. O levantamento foi realizado em abril de 2023 em 20 países de todos os continentes para medir as percepções das 100 principais cidades do mundo.
Morar na Espanha ou Portugal: como escolher um país para viver.
Sydney no topo: motivos
Sydney também possui uma economia forte e excelentes oportunidades de emprego em vários setores, incluindo finanças, tecnologia, turismo e setores criativos. Como tal, ocupa o 2º lugar globalmente tanto para trabalho local quanto para trabalho remoto.
Também ocupa o 3º lugar globalmente em investimentos e com uma economia estável e resiliente. Além disso, conta com um mercado imobiliário muito forte e desenvolvimento significativo de infraestrutura, Sydney conquistou a reputação de ser um local atraente para investidores.
Vale a pena notar que Sydney ocupa o 15º lugar globalmente em familiaridade. Já Londres e Nova York dominam o ranking em 1º e 2º, respectivamente. Embora a tirania da distância possa enfraquecer sua familiaridade global em geral, isso não deve impedir um desempenho estelar em um ranking altamente competitivo.
De acordo com Mark Crowe, diretor administrativo da Brand Finance Australia, “Sydney solidifica seu status como um dos principais destinos para morar, trabalhar e estudar ao garantir o 5º lugar geral […]. Com sua beleza natural deslumbrante, belas praias e porto icônico, Sydney ganhou a reputação de uma das cidades mais desejáveis do mundo para se viver. Como tal, ocupa o 1º lugar globalmente nesta dimensão”.
Ainda segundo Crowe, “Sydney também é considerada um dos melhores locais para aposentadoria e, portanto, ocupa o 2º lugar nesta dimensão. A cidade atrai os aposentados por vários motivos, oferecendo uma gama diversificada de atividades culturais e recreativas. Além disso, conta com um sistema de saúde bem conceituado e excelentes instalações médicas. Sem surpresa, a ensolarada Sydney também ocupa o 3º lugar globalmente por seu ótimo clima”.
Morar na Holanda: onde encontrar vagas de emprego e melhores cidades.
Outras cidades australianas no ranking
Melbourne também teve um bom desempenho geral no Índice, classificada como a 16ª melhor cidade global no geral. Como Sydney, Melbourne é considerada um local desejável para se viver e, portanto, ocupa o 4º lugar globalmente em habitabilidade. A cidade está na quinta posição quando o assunto é aposentadoria.
Melbourne também é mundialmente conhecida por sua alta qualidade de vida, oferecendo assistência médica excepcional e infraestrutura bem conservada. Além disso, inúmeras atividades recreativas e uma vibrante cena artística e cultural melhoram a pontuação da cidade.
Contudo, Melbourne talvez sofra um pouco quando comparada com Sydney no indicador de familiaridade, classificado em 36º lugar globalmente. Sydney ganhou mais reconhecimento internacional e taxas de turismo mais altas do que Melbourne. No entanto, as invejáveis condições de vida e trabalho de Melbourne, além de sua próspera cena cultural, contribuíram para seu crescente perfil internacional nos últimos anos.
Por fim, a cidade de Perth também surge como uma joia escondida no ranking. Apesar de estar em 52º lugar no geral, tem uma pontuação alta em vários atributos. Ela fica em 16º em habitabilidade e em 11º em relação ao clima. Como suas concorrentes australianas, também tem a 7ª maior reputação de aposentadoria globalmente.
Quanto custa Morar em Lisboa: um Guia para o seu planejamento.
Melhor cidade do mundo para morar: Londres eleita melhor marca urbana
Com uma pontuação de 84,6 em 100, impulsionada por sua alta familiaridade entre os entrevistados em todo o mundo, Londres registrou percepções de marca mais fortes do que qualquer outra cidade no estudo. A familiaridade é entendida como o conhecimento sobre a cidade adquirido por exposição repetida ou experiência direta, e permite formar uma afinidade mais profunda com a sua marca.
Para David Haigh, presidente e CEO da Brand Finance, “O desempenho excepcional de Londres no Índice pode ser atribuído à sua familiaridade global. Chegando em primeiro lugar nesta medida específica, Londres tem uma enorme vantagem sobre seus pares, levando ao seu sucesso no ranking geral como a melhor cidade do mundo”.
De acordo com Haigh, “Conhecer uma cidade permite ao público formar percepções positivas sobre ela – reconhecer sua reputação e considerá-la o lugar preferido para morar, trabalhar, estudar, se aposentar, visitar ou investir. Alta familiaridade significa uma compreensão mais profunda de suas qualidades e um alcance mais amplo de seu apelo, permitindo que a cidade obtenha benefícios econômicos significativos da migração de entrada, investimento e turismo”.
Coroada como vencedora geral, Londres ocupa o 1º lugar em duas das sete dimensões principais – estudo e visita –, bem como entre as 4 primeiras em todas as outras dimensões.
Morar na Sicília: cidade italiana vai pagar € 5.000 para você se mudar para lá.
Nova York no top 3
A cidade de Nova York garantiu o 2º lugar, atrás de Londres, com uma pontuação de 83,0 em 100. NYC também ocupa o 3º lugar globalmente em familiaridade e possui o 2º lugar em três das sete dimensões principais: investir, estudar e visitar. Amplamente considerada a capital global das finanças, NYC ocupa o 2º lugar atrás apenas de Zurique como a melhor cidade para se investir.
Porém, é classificada em 1º lugar em ótimas compras, restaurantes e vida noturna e 2º em ótimos teatros e locais de música, lar de lojas da Quinta Avenida e teatros da Broadway, NYC faz jus ao seu nome como a ‘cidade que nunca dorme’. Como resultado, NYC é classificada como a 2ª melhor cidade do mundo para se visitar.
Morar em Boston: por que tantos brasileiros escolhem a cidade americana?
Paris na terceira posição
Paris, a capital da França, fecha o pódio, ficando em 3º lugar no ranking com uma pontuação de 79,7 em 100. Paris também é classificada como a 2ª cidade mais familiar do mundo. Complementando sua forte pontuação de familiaridade, a ‘Cidade do Amor’ também é classificada como a 3ª melhor cidade do mundo para se visitar.
Com uma abundância de atrações renomadas, incluindo a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e o Moulin Rouge, Paris, sem surpresa, tem uma pontuação melhor do que qualquer outra cidade no pilar Cultura e Patrimônio, ocupando o 1º lugar globalmente em bela arquitetura, ótimos museus e galerias e grandes teatros e locais de música.
A capital francesa também tem forte desempenho em Pessoas & Valores, ficando em 2º lugar globalmente por ser aberta e acolhedora, divertida e com uma identidade e caráter fortes, mas ficando para trás em ser amigável onde ocupa o 25º lugar – talvez em linha com os estereótipos.
Morar na República Tcheca: Tudo o que você precisa saber [GUIA].
Melhor cidade do mundo para morar: sobre a pesquisa
O ranking que mostra qual a melhor cidade do mundo para morar é realizado pela consultoria de avaliação de marcas Brand Finance. Desse modo, o Brand Finance City Index se baseia em uma pesquisa global com cerca de 15.000 membros do público que foi realizada em abril de 2023 em 20 países em todos os continentes para medir as percepções das 100 principais marcas urbanas do mundo.
Para chegar a uma avaliação abrangente das marcas de cidades no ranking, além de medir a familiaridade, a pesquisa perguntou aos entrevistados sobre a reputação geral e sua consideração pessoal de cada cidade como um lugar para morar, trabalhar localmente, trabalhar remotamente, estudar, se aposentar, visitar ou investir.
A avaliação das preferências nessas sete dimensões foi complementada por percepções de 45 atributos subjacentes da marca da cidade, agrupados em sete pilares (Negócios e Investimentos, Habitabilidade, Cultura e Patrimônio, Pessoas e Valores, Sustentabilidade e Transporte, Governança, e Educação e Ciência). Dessa maneira, para garantir a comparabilidade entre as 100 primeiras, o Índice exclui as percepções domésticas sobre as marcas das cidades, levando em conta apenas as dos entrevistados estrangeiros.
No entanto, as percepções domésticas também foram medidas na pesquisa e estão disponíveis para os 20 países onde a pesquisa foi realizada. O relatório completo do Brand Finance City Index 2023 com gráficos adicionais, comentários e contribuições de especialistas será apresentado na City Nation Place Americas Conference em Nova Orleans de 7 a 8 de junho de 2023.
Países bons para brasileiros morarem: lista das melhores opções em 2023.
*Conheça as melhores cidades para morar e investir! Aproveite para se inscrever no nosso canal: