Para morar fora precisaremos aprender a lidar com nossa ansiedade e desenvolver autoconhecimento. Por isso, não antecipe realidades que podem não acontecer.
Se tem uma coisa que todos nós, sem exceção, temos dificuldade é em lidar com o momento presente. Hora estamos no ontem (passado) e muitas vezes estamos no amanhã (futuro), realidade essa que nos sequestra do momento presente e enfraquece a nossa habilidade de construir e realizar no aqui e no agora.
Os últimos anos tem sido desafiadores e ao olharmos para frente podemos antecipar realidades que podem nunca acontecer e esse comportamento nos engessa e pode nos impedir de avançarmos. Morar Fora exige de todo viajante autoconhecimento e consistência, caso contrário nos sentiremos perdidos ao longo da jornada.
Não antecipe realidades que podem não acontecer
A antecipação de possíveis realidades é uma forma que nossa mente, emoções e sentimentos escolhem para tentar se prepararem, seja essa circunstância boa ou ruim. Possuir um repertório pré-estabelecido nos permite muitas vezes ficar mais descansados, mas algumas pessoas sentem exatamente o contrário, ficam ainda mais ansiosas, angustiadas e estressadas.
A mentalidade focada na escassez nos transporta para um lugar onde estamos sempre preparados para perder, sermos roubados ou abandonados. Lidar com essa realidade pode ser um desafio gigantesco e senão estivermos preparados podemos sucumbir emocionalmente.
Morar fora coloca todos os imigrantes em uma posição vulnerável, independente da classe econômica, grau de instrução ou potencial técnico. Somos e seremos sempre estrangeiros, realidade essa que por vezes não nos permite relaxar ao longo dos anos, afinal de contas, se nossos planos não saírem conforme pensamos precisaremos voltar para casa.
Chegou o momento de aprendermos a lidar com nossos medos.
Entenda quem você é
Entender o que somos, o que estamos fazendo e o que queremos é extremamente poderoso para tornar o nosso presente saudável, ou seja, vivermos uma vida consciente, com clareza e acima de tudo, consistência.
Conheço muitas histórias de pessoas que estão morando fora e continuam insatisfeitas com suas realidades, sair do seu país de origem trouxe poucas mudanças de mentalidade e continuam perdidas quando o assunto é autoconhecimento.
Elas seguem correndo sem saber onde desejam chegar e quando são questionadas sobre o porquê estão vivendo essa realidade elas responder “preciso fazer isso…”. Esse é um sinal claro que mudar de país não resolve todas as nossas questões e que se não fizermos uma viagem interna para entender quem somos, estaremos sempre perdidos, aleatórios ao nosso propósito e objetivos existenciais.
Morar fora é legal, mas e o emocional?
Por que estamos sempre no ontem ou no amanhã?
Uma reflexão necessária que precisamos fazer é porque não conseguimos viver o nosso momento presente de forma plena e segura. Por que estamos sempre no ontem ou no amanhã? Talvez precisemos nos fazer uma pergunta, será que meu presente é realmente inspirador? Será que a vida que tenho me traz alegria? Será que gosto do que faço hoje? Será que estou apenas seguindo o fluxo?
Será que realmente queria estar onde estou? Será que tomo as minhas próprias decisões ou delego essa responsabilidade? Será que me orgulho do que me tornei? Será que tudo isso que estou vivendo tem um sentido e significado? Esses questionamentos são poderosos e certamente você não terá todas as respostas e talvez leve uma vida inteira para alcançá-los.
Se você é do time que sofre por antecipação, que perde noites de sono, que não se concentra no que precisa fazer, que acaba ativando as compulsões, que se sente impotente diante da realidade que lhe é imposta, você precisa de ajuda e acompanhamento psicológico. Certamente você já tentou resolver suas próprias questões sozinho e não conseguiu, ou seja, chega de perder tempo, busque ajuda profissional.
Morar fora tende a ser uma experiência riquíssima, mas pode ser trágica se você não souber lidar com você mesmo. Portanto, aprenda a cuidar das suas questões como o mesmo afinco que cuida dos outros. Não antecipe realidades que podem não acontecer!
Leia também: Quais são suas razões para permanecer onde está?
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.