Não espere que morar fora seja a maior solução para seus problemas. Acredite: nem tudo fora do Brasil é melhor do que a sua realidade atual.
Acreditar que a grama do outro é mais verde do que a nossa é sempre uma questão de perspectiva, essa mesma realidade se parece quando pensamos que quem está à nossa volta possui uma vida mais feliz e próspera, tendo em vista o que compartilham e deixam transparecer. Quando o assunto é morar fora, precisamos ter muita atenção para não nos iludirmos e criarmos fantasias sobre estilos de vida instagramáveis. Nem tudo que se vive fora do Brasil é bom, é apenas diferente.
Nem tudo fora do Brasil é melhor do que a sua realidade atual
Nesta jornada de Psicólogo Nômade Digital, tenho conhecido muitas pessoas ao redor do mundo e algo que todos eles conseguiram ajustar foi a perspectiva sobre morar fora, realidade essa dissociada do luxo, de uma vida de facilidades e com escassez de problemas.
Semanalmente recebo mensagens de pessoas que desejam realizar o sonho de viver no exterior e sempre os questionei sobre seus motivos e razões. Por vezes nos iludimos acreditando que tudo fora do Brasil tende a ser melhor; educação, carreira, saúde, urbanização, saúde mental, economia, política, dentre outros. Mas só que já partiu e permanece no exterior entende um pouco melhor isso tudo.
O Brasil é um país rico no conjunto de sua obra, possui seus desafios como qualquer outra nação, mas ele ainda continua estando muito avançado em muitas questões. Não devemos cometer o erro de generalizar a nossa realidade local, para uma realidade nacional.
Por vezes determinadas regiões não favorecem a educação, carreira e saúde, mas talvez se mudássemos para outros estados, poderíamos viver novas experiências e quem sabe até nos identificarmos. Devemos fugir do pensamento coletivo que o Brasil não é um bom lugar para se viver.
Suas razões para morar fora estão claras?
Como mensurar a sua realidade atual?
Morar fora nos permite expandir a nossa visão e compreender se tudo o que vivíamos era realmente ruim. Só conseguimos mensurar realidades a partir do momento que vivemos alto bom e algo ruim e depois disso poderemos avaliar melhor aquilo que estamos vivendo.
Muitas pessoas se organizam para viver no exterior e após alguns meses desta experiência decidem voltar para casa e isso acontece por diversos motivos: não alinharam as expectativas a realidade, não estavam preparados financeiramente, não encontraram o que buscavam e talvez tenham chegado à conclusão que a vida que deixarão para trás não era tão ruim assim.
Por isso, antes de morar fora busque alinhar suas expectativas a realidade que desejas viver, nem tudo será melhor do que você vive hoje, será apenas diferente. Diferente ao ponto que exigirá de você uma fase de adaptação, tempo esse que pode levar meses e muitas vezes anos, e às vezes, uma vida inteira.
Você já escolheu a vida que deseja?
Respeite sua história e viva a sua vida
Não há mais oportunidades de vivermos ilusões ou de tomarmos decisões baseadas na vida dos outros, devemos respeitar a nossa própria história e estarmos completamente alinhados ao nosso propósito.
Compreenda que essa não é uma reflexão sobre não morar fora, é sobre você desenvolver uma consciência que te traga clareza, segurança interna, consciência e acima de tudo, autoresponsabilidade. Levamos tanto tempo para chegar onde estamos que não merecemos perder tempo, dinheiro e equilíbrio emocional, em prol de ilusões sobre uma vida esplêndida morando fora.
Estou fora do Brasil há bastante tempo e é por viver essa experiência e acompanhar a experiência dos outros que posso confessar, morar fora é apenas diferente.
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.Aproveite para ler: Morar fora: excesso de ontem, excesso de hoje e excesso de amanhã.
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora com Amanda Corrêa e Claudinho Abdo, disponível no Spotify: