
São milhares de portugueses em Luxemburgo, porém em 2022 a quantidade de cidadãos que emigrou para lá diminuiu. Saiba mais!
O número de portugueses que se mudaram para Luxemburgo diminuiu em 2022. No ano passado 3.633 cidadãos portugueses decidiram morar no país mais rico do mundo, menos 6,5% face aos números de 2021. Os dados são do Portal de Estatísticas do Luxemburgo e foram divulgados pelo Observatório da Emigração. Veja os motivos e o número de imigrantes em Luxemburgo.
Portugueses em Luxemburgo
O Portal de Estatísticas do Luxemburgo diz que, apesar do decréscimo verificado no ano passado, Portugal continua a ser o principal país de origem da imigração em Luxemburgo, segundo o portal Schengen Visa Info. “Apesar da redução, Portugal é o principal país de origem da emigração no Luxemburgo”, confirma o comunicado.
O documento mostra ainda que para um período entre 2000 e 2022, o número de portugueses que emigraram para o Luxemburgo foi mínimo em 2000, com 2.193 entradas registradas. Contudo, o aumento mais significativo se registrou em 2012, com 5.193 entradas.
“Com a quebra em 2022, continua a aumentar a perda de importância relativa da imigração portuguesa no Luxemburgo: entre 2003 e 2022, o número de entradas de portugueses no Luxemburgo passou de mais de 29% do total de migrantes estrangeiros para 12%”, observa o relatório do Observatório da Emigração.
Vagas em Luxemburgo para quem fala português: salário pode chegar aos 4.700 euros.
Menos portugueses em Luxemburgo

Em 2023 se registrou uma diminuição do número de portugueses residentes em Luxemburgo. Os números disponibilizados pelo Instituto Europeu de Estatística, Eurostat, revelam que este ano residiam em Luxemburgo 92.100 portugueses. Ou seja, registra-se um decréscimo de cerca de 1.600 face ao ano anterior.
O relatório do Eurostat revelou que houve um aumento no número de portugueses residentes em Luxemburgo todos os anos durante um período de 2001 a 2017. A quantidade de cidadãos portugueses em Luxemburgo passou de 58.700 para 96.800 antes de diminuir todos os anos até ao período mais recente.
Em 2022, o número de portugueses residentes no Luxemburgo ultrapassou os 93 mil, enquanto em 2021 se dirigiram para Luxemburgo mais de 94 mil cidadãos portugueses.
Trabalhar em Luxemburgo: profissões mais procuradas no país europeu.
Luxemburgo ainda é um destino preferencial
Contudo, apesar da diminuição, Luxemburgo continua a se manter entre os países favoritos para viver para um grande número de cidadãos portugueses. Números do Ministério da Justiça de Luxemburgo revelaram anteriormente que um total de 10.499 pessoas adquiriram a cidadania luxemburguesa em 2022.
A mesma fonte revelou que os cidadãos do Brasil (2.275) e de Portugal (1.227) foram os que mais se beneficiaram da cidadania luxemburguesa no ano passado, seguidos pelos da França ( 1.191), Estados Unidos (889), bem como Bélgica (551).
Um relatório mostrou que de 10.499 que se beneficiaram da cidadania luxemburguesa, 40% deles obtiveram a nacionalidade por recuperação, o que significa que eles têm raízes nacionais no país.
Morar em Luxemburgo: os salários mais altos da Europa.
Por que tantos imigrantes optam por morar e trabalhar em Luxemburgo?

Luxemburgo é um destino muito popular para imigrantes devido a uma variedade de fatores. Com uma economia forte, o país proporciona aos seus habitantes um alto padrão de vida. Além disso, conta com políticas fiscais favoráveis. Porém, uma das principais razões pelas quais muitos imigrantes escolhem viver em Luxemburgo é por causa de sua economia próspera.
Por lá estão várias corporações multinacionais e instituições financeiras, que oferecem uma variedade de oportunidades de emprego para trabalhadores qualificados. Além disso, Luxemburgo tem um alto PIB per capita e uma baixa taxa de desemprego e, desse modo, se tornou um destino atraente para pessoas que buscam oportunidades econômicas.
Luxemburgo também oferece um alto padrão de vida, bom sistema de saúde, educação e transporte público. Outro fator que atrai imigrantes para Luxemburgo são suas políticas fiscais. O país tem uma taxa de imposto relativamente baixa em comparação com outras nações europeias, o que pode ser particularmente atraente para indivíduos e empresas com altos salários.
Melhores Empresas para Trabalhar em Luxemburgo: Dicas de Mercado e Oportunidades.
Quantos estrangeiros vivem no Luxemburgo?
De acordo com dados do governo de Luxemburgo, em janeiro de 2022, a população total do país era de aproximadamente 647.800 habitantes. Destes, cerca de 47% eram estrangeiros. Isso significa que cerca de 304.900 residentes estrangeiros vivem no país europeu. A população estrangeira no Luxemburgo é bastante diversificada, com pessoas de vários países e regiões.
Alguns dos maiores grupos de residentes estrangeiros no Luxemburgo vêm de países vizinhos como França, Bélgica e Alemanha, enquanto outros vêm de mais longe, incluindo Portugal, Itália e Reino Unido. Nos últimos anos, Luxemburgo também registrou um aumento no número de imigrantes não europeus, principalmente de países da Ásia e da África.
Cartão Europeu de Seguro Doença: como funciona e como solicitar.
Portugueses em Luxemburgo: menos interesse no país
Existem algumas possíveis razões pelas quais menos portugueses podem estar interessados em emigrar para Luxemburgo. Por exemplo, as mudanças econômicas que o país está passando. É que a economia luxemburguesa pode estar passando por uma desaceleração ou enfrentando um aumento da concorrência, o que pode fazer com que ela esteja menos atraente para potenciais migrantes.
Além disso, o aumento no custo de vida (que já era alto) fez com que as dificuldades em Luxemburgo surgissem também para os imigrantes. Desse modo, se você pensa em morar em outro país, saiba que ainda existem muitos portugueses em Luxemburgo. Contudo, no último ano houve uma diminuição e é importante tentar compreender os motivos para isso.
Antes de mudar de país, pesquise sobre as possibilidades de emprego na sua área, qual o custo de vida atualizado e se o país combina com seu estilo de vida. Veja também dicas para mudar de país e morar no exterior em 2023 e como se preparar.
Você já leu o Livro “Morar Fora: sentimentos de quem decidiu partir” de Cláudio Abdo, garanta já o seu ebook e comece a ler hoje mesmo!
*Conheça nosso canal do Youtube e inscreva-se por lá, toda semana temos novos conteúdos!