Confira o calendário, saiba como irá funcionar os saques e as datas para recebimento.
Uma boa notícia para quem vive no exterior. Se você saiu do Brasil e não conseguiu sacar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – o FGTS, agora poderá. O recurso é válido para as contas inativas do FGTS antes da data de 31 de dezembro de 2015. Para receber o dinheiro, não será necessário voltar ao Brasil, é possível fazer a solicitação estando no exterior.
Como sacar?
Para quem já tem uma conta na Caixa Econômica Federal – conta-poupança – o valor cairá de forma automática nesta conta. Já para o trabalhador que tiver uma conta-corrente na Caixa, será necessário informar no site do banco, em qual conta bancária gostaria de receber o dinheiro. Para quem não tem conta na Caixa, o procedimento é procurar o Consulado do Brasil mais próximo da sua casa. No consulado, o brasileiro irá preencher um documento “Solicitação de Saque do FGTS” e apresentar a sua Carteira de Trabalho e um documento de identidade. Nessa solicitação, o trabalhador poderá indicar uma conta no Brasil, de qualquer instituição bancária – em seu nome ou no nome de um familiar ou amigo.
Como consultar seu saldo?
Para saber quanto você tem na sua conta, acesse o site da Caixa (clique no link) com o seu número do PIS/NIS/Pasep e cadastre uma senha de internet.
Calendário de saque
O saque será feito de acordo com o mês de aniversário do titular da conta. A solicitação no consulado para o saque das contas inativas do FGTS para quem mora no exterior, deve ser feita até o dia 31 de julho de 2017.
Quando irei receber?
Após o a solicitação do saque no consulado, o dinheiro será depositado na conta em até 15 dias úteis.
Quem tem direito
Os trabalhadores que tem direito em receber o FGTS de contas inativas são aqueles que tiveram um contrato de trabalho rescindido pelo empregador, sem justa causa; para os trabalhadores que tiveram a extinção do contrato; para quem teve a aposentadoria concedida pela Previdência Social; para os trabalhadores que estiveram fora do FGTS por três anos ininterruptos.
Para consultar seu saldo do FGTS acesse o link da Caixa aqui.
Saiba mais no site da Caixa Econômica Federal.
Fonte: Caixa e EBC – Agência Brasil.
Notícias relacionadas
Vídeo: dúvidas sobre trabalhar no exterior
Morar fora e a necessidade infinita de renovação
Como fazer o visto para morar na Austrália
Sem drama: saiba como estudar inglês e trabalhar no exterior