A França precisa de trabalhadores estrangeiros e enfrenta escassez de mão de obra. Veja a lista de profissões onde existem mais oportunidades!
A França precisa de trabalhadores estrangeiros e enfrenta atualmente uma escassez de mão de obra em vários setores. Por isso, se você está em busca de emprego, saiba que existem muitas profissões com oportunidades no país europeu e aproveite para descobrir os 21 empregos mais procurados e que podem ajudar na obtenção de um visto de trabalho na França.
França precisa de trabalhadores estrangeiros
A França precisa de trabalhadores estrangeiros e vários setores do país europeu enfrentam escassez de profissionais qualificados. Por exemplo, nas áreas de TI, saúde, engenharia, construção e agricultura existe uma grande necessidade de profissionais qualificados. Além disso, elas oferecem amplas oportunidades para trabalhadores de diversos países do mundo.
Aliás, de acordo com o portal Y Axis, por conta da dificuldade de contratar, muitos profissionais qualificados provavelmente conseguem obter uma autorização de trabalho na França. Ou seja, a escassez de mão de obra na França impulsiona a procura de trabalhadores estrangeiros qualificados em vários setores. Por isso, um relatório recente do Statista, um portal online alemão especializado na recolha e visualização de dados, mostra que mesmo com uma taxa de vagas de emprego de 2,4% em 2023, a França enfrenta atualmente uma escassez de mão de obra em várias áreas da economia.
Vagas na Itália na Lamborghini: 500 novas oportunidades de emprego
Indústrias que enfrentam escassez de mão de obra na França
A Autoridade Europeia do Trabalho (EURES) consegue identificar vários setores que enfrentam escassez de profissionais na França. Dessa maneira, nos setores da indústria transformadora, de TI, dos cuidados de saúde, da engenharia, da construção e da agricultura sofrem para conseguir trabalhadores. Entretanto, são setores cruciais para a economia francesa e registram uma procura crescente por profissionais qualificados.
Suíços e alemães criam hub no Porto: empresas de tecnologia recrutam em Portugal
França precisa de trabalhadores estrangeiros: empregos com mais oportunidades
O relatório EURES destaca os empregos mais procurados e que enfrentam atualmente uma elevada procura de profissionais qualificados na França. Veja abaixo os empregos com mais oportunidades de emprego na França:
- Escriturários de contabilidade e escrituração contábil
- Mecânicos e reparadores de máquinas agrícolas e industriais
- Programadores de aplicativos
- Gerentes de serviços empresariais e administração
- Técnicos de engenharia civil
- Operadores de terraplenagem e instalações relacionadas
- Técnicos de engenharia elétrica
- Mecânicos eletrônicos e técnicos de manutenção
- Gerentes de marcas financeiras e de seguros
- Trabalhadores florestais e relacionados
- Assistentes de saúde
- Gestores de recursos humanos
- Técnicos de operações de tecnologia da informação e comunicação
- Gerentes de manufatura
- Técnicos de engenharia mecânica
- Operadores de instalações de processamento de metal
- Profissionais associados de enfermagem
- Técnicos e assistentes farmacêuticos
- Fisioterapeutas
- Produção de energia e operadores de usinas
- Agentes imobiliários e administradores de propriedades
- Desenvolvedores e analistas
- Operadores de máquinas de plantas
- Engenheiros de telecomunicações
Vagas para quem fala português em Dublin: capital irlandesa tem dezenas de oportunidades
Oportunidades para trabalhadores qualificados na França
A França tem a sétima maior economia do mundo (dados de 2023). Por isso, por conta da procura por profissões e conjuntos de competências específicas, os trabalhadores estrangeiros podem encontrar uma posição em que se enquadrem. Desse modo, a necessidade de preencher vagas de emprego na França proporciona maiores oportunidades para indivíduos qualificados em todo o mundo e é mais provável que consigam ser contratados e obter uma autorização de trabalho no país europeu.
Além disso, a economia francesa depende de imigrantes que são trabalhadores qualificados. Sendo assim, o jornal francês Le Monde destaca que a maior parte da força de trabalho do país europeu é constituída por trabalhadores qualificados imigrantes e que a economia francesa depende fortemente deles. No entanto, muitos indivíduos trabalham irregularmente e sem autorização, causando transtornos para o profissional e para a empresa.
País europeu busca trabalhadores de Portugal: intenção é combater a escassez de mão de obra
Estrangeiros de fora da União Europeia precisam de visto de trabalho na França
Cidadãos da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu (EEE) e da Suíça que queiram trabalhar na França não precisam de um visto. Contudo, para os cidadãos de países terceiros é necessário obter um visto de trabalho francês para trabalhar no país. Por isso, os profissionais precisam ter uma oferta de emprego de uma empresa francesa antes de solicitar um visto de trabalho.
Passos para solicitar visto de trabalho na França:
- Passo 1: Preencha o formulário de pedido de visto online France-Visas
- Passo 2: Envie o recibo da France-Vistos
- Passo 3: Agende uma consulta
- Passo 4: Envie os documentos e biometria necessários
- Passo 5: Pague a taxa
- Passo 6: Aguarde o processamento do seu visto
- Passo 7: Depois de receber seu visto, valide-o dentro de 3 meses após sua chegada
Visto de Trabalho na França: dicas, oportunidades e salários
França precisa de trabalhadores estrangeiros: vagas abertas no país
Sendo assim, agora que você já leu a notícia e sabe que a França precisa de trabalhadores estrangeiros, aproveite para descobrir as vagas de emprego no país europeu. Por isso, veja que a lista traz os alguns dos setores que estão recrutando profissionais fortemente em 2024 e você pode conferir todas as oportunidades de emprego e se candidatar:
- Transportes Públicos: na região de Paris, as operadoras RATP e Transilien SNCF estão selecionando centenas de profissionais antes dos Jogos Olímpicos de 2024. Por exemplo, a Transilien SNCF tem uma meta de 900 novos recrutas, incluindo 400 maquinistas adicionais de trem e RER e 130 funcionários de manutenção. Já a RATP está planejando recrutar 5.300 novos funcionários e, além dos cargos de direção e manutenção, quer aumentar o número de agentes de posto, com 900 vagas a serem preenchidas este ano.
- Parques Temáticos: existem muitos empregos e vagas na França disponíveis numa série de contratos na Disneyland Paris. Entretanto, o Parc Astérix procura centenas de trabalhadores sazonais – particularmente nas áreas de hotelaria, vendas e entretenimento e, em toda a França, os parques temáticos começaram a procurar pessoal enquanto se preparam para a temporada de 2024.
- Varejo: a rede Carrefour pretende contratar centenas de funcionários este ano. Enquanto isso, o Lidl está em busca de quase 2.000 novos trabalhadores em toda a França, com 97% deles com contratos permanentes – incluindo cerca de 400 cargos de gerente assistente.
Veja mais vagas na França através do LinkedIn e aproveite para ver os empregos em Paris para quem fala português: vagas em várias áreas.
*Conheça a cidade de Bordeaux na França e inscreva-se no nosso canal do YouTube:
7 Comentários
Il faut faire comment pour postuler?
Muito obrigada Manoel! Um grande abraço!
Sou Arquitecto e Urbanista, moro em Angola, o que fasso para poder ter a oportunidade?
Bom dia!
Sou enfermeira, pós graduada.
Gostaria muito de ir e viver esse mundo de experiência!
Sou da área da saúde como é o processo pra trabalhar aí?
Ótimo site gostei das vagas de emprego.
sou medico ortotraumatologista, gostaria imenso de ter essa troca de experiencia e viver novos desafios profissional