
Évora, Castelo Branco e Trás-os-Montes estão entre as regiões em análise para receber o novo hub tecnológico em Portugal. Veja as áreas!
A Sword Health, unicórnio português especializado em tecnologia de saúde digital, anunciou planos para a criação de um novo hub tecnológico em Portugal. As cidades de Évora, Castelo Branco e Trás-os-Montes estão na lista de potenciais candidatas para receber o polo de tecnologia, que deverá reforçar a presença da empresa fora dos grandes centros urbanos.
A decisão sobre a localização final do novo hub será tomada “em função do sucesso que houver em cada uma das parcerias” já estabelecidas com a Universidade de Évora, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, informou a companhia através de comunicado.
Novo hub tecnológico em Portugal: expansão para o interior e fixação de talentos
De acordo com o portal Eco, o fundador e CEO da empresa, Virgílio Bento, afirma que o objetivo é contribuir para a coesão territorial e o desenvolvimento econômico das regiões do interior. “A prosperidade de Portugal não depende apenas de políticas públicas, mas também do envolvimento do setor privado. Queremos ajudar a criar condições para fixar o talento nacional em Portugal e nas suas regiões de origem”, explicou o executivo.
O movimento segue a política já adotada pela empresa, que oferece um bônus anual de 20% sobre o salário base a colaboradores que optem por viver no interior do país. Com cerca de mil funcionários em todo o mundo, sendo mais da metade em Portugal, a Sword Health mantém escritórios em Lisboa e no Porto, e agora pretende levar parte de suas operações para uma zona menos centralizada.
Empresa de Engenharia e Construção recruta na Europa: mais de 220 vagas em várias áreas
Parcerias com universidades e oportunidades para estudantes
Os protocolos assinados com as instituições de ensino superior do interior em Portugal garantem aos estudantes acesso preferencial a estágios e primeiros empregos na empresa. Especialmente nas áreas de Tecnologia, Inteligência Artificial (IA) e Saúde Digital.
Além disso, a Sword Health compromete-se a colaborar em iniciativas de empregabilidade, apoiando feiras de emprego e projetos que promovam a integração de jovens profissionais no mercado. Essa aproximação entre academia e indústria visa reduzir a distância entre a formação académica e as exigências reais das empresas tecnológicas.
Minor Hotels abre vagas em turismo em várias cidades de Portugal: veja a lista
Impacto no ecossistema tecnológico e na economia regional
A instalação de um hub da Sword Health no interior poderá representar um forte impulso para o desenvolvimento regional. A presença de uma empresa de base tecnológica pode atrair novos investimentos, fomentar o empreendedorismo local e contribuir para a criação de empregos qualificados fora dos grandes centros.
Especialistas apontam que iniciativas como esta podem ajudar a descentralizar o setor tecnológico português, atualmente concentrado nas áreas metropolitanas, e promover uma distribuição mais equilibrada do talento e da inovação.
Empresa de logística contrata na Suíça, Alemanha e mais países do mundo
Dicas para preparar o currículo e se candidatar a vagas na Europa
Com o crescimento de empresas tecnológicas em Portugal, Irlanda e em outros países da União Europeia, muitos profissionais brasileiros e lusófonos têm buscado oportunidades no continente. Para quem pretende candidatar-se a vagas internacionais, especialmente em companhias como a Sword Health, é importante preparar um currículo adequado aos padrões europeus.
O currículo deve ser conciso e objetivo, com foco em competências técnicas e resultados alcançados. Além de incluir níveis de proficiência em idiomas e experiências internacionais, quando houver. Também é recomendado adaptar o documento para cada vaga, destacando projetos e habilidades relevantes à função pretendida.
Outro ponto fundamental é a formatação limpa e profissional, evitando excesso de cores ou gráficos. O currículo deve ser acompanhado de uma carta de motivação personalizada. Desse modo, explique o interesse pela empresa e como pode contribuir para os objetivos da organização.
Se você se interessou pela abertura de novas oportunidades de trabalho em Portugal, Sword Health, confira todas as vagas disponíveis no site oficial da empresa. Além das vagas em Portugal, há vagas internacionais.
Novo hub tecnológico em Portugal: passo estratégico para área
A decisão da Sword Health reforça a tendência de interiorização da inovação em Portugal. Desse modo, incentiva a criação de polos tecnológicos fora das áreas urbanas mais desenvolvidas. O sucesso desta iniciativa poderá servir de exemplo para outras empresas que desejam combinar crescimento econômico com responsabilidade territorial. Além disso, podem contribuir para um país mais equilibrado e competitivo inclusive nas cidades menores.
Leia também: 200 empregos na Irlanda na Workday: multinacional está recrutando no país europeu




