A Noruega precisa de trabalhadores estrangeiros e enfrenta escassez de mão de obra em várias áreas. Veja a lista de profissionais divulgada pelo governo!
Uma em cada quatro empresas na Noruega encontra dificuldades em recrutar profissionais. Por isso, muitos setores da economia do país nórdico sofrem com a falta de mão de obra e a crise está chegando nas creches, pois são poucos profissionais, existem elevados índices de faltas por doença e faltam substitutos. Dessa maneira, a Noruega precisa de trabalhadores estrangeiros e o país nórdico tem milhares de vagas abertas. Saiba mais!
Noruega precisa de trabalhadores estrangeiros
Uma pesquisa empresarial, realizada pela NAV (Administração Norueguesa do Trabalho e Bem-Estar), mostra que ainda existe uma escassez de mão de obra. Por isso, a Noruega precisa de trabalhadores estrangeiros e uma em cada quatro empresas do país nórdico tem dificuldades em recrutar pessoas de acordo com o jornal norueguês DN.
Aliás, mais de 10.500 empresas privadas e públicas foram questionadas, ainda em 2023, sobre a situação do pessoal. Dessa maneira, com os dados mostram que há uma diferença importante entre entre a oferta e a procura de mão de obra competente. Além disso, milhares de companhias buscam profissionais qualificados e, segundo a publicação do DN, o mercado de trabalho na Noruega precisa de trabalhadores qualificados.
Empregos remotos na Philips: multinacional holandesa está contratando em vários países
Empregos na Noruega: setores onde faltam profissionais
A maior necessidade de profissionais para trabalhar na Noruega está nos serviços sociais e de saúde. Sendo assim, cerca de 45% das empresas relatam que não conseguem recrutar trabalhadores com as competências adequadas e a Noruega precisa de trabalhadores estrangeiros. Além disso, a NAV calcula que faltam 14.600 trabalhadores (ano de 2023) no país europeu.
Em seguida aparece a indústria da construção e, no total, a NAV estima que haja uma escassez de 52.850 pessoas no mercado de trabalho norueguês em 2023. Entretanto, acontece uma diminuição em relação às 70.000 pessoas de 2022. Contudo, mais de 20 mil vagas na Noruega estão anunciadas no portal da Rede EURES em 2024.
Empregos remotos na Danone: multinacional está contratando novos colaboradores
Outros setores com falta de mão de obra na Noruega
A NRK, que é a empresa de radiodifusão pública de rádio e televisão do governo norueguês e que também é a maior organização de mídia da Noruega, diz que o setor de educação do país precisa de mão de obra. Por isso, através de uma matéria intitulada “Soa o alarme sobre a crise das creches: poucos profissionais, elevados índices de faltas por doença e falta de substitutos”, afirma que o alerta está dado porque existe uma crise de pessoal e poucos profissionais no setor de educação.
Sendo assim, representantes sindicais e pais alertam para uma crise de pessoal nos jardins de infância na Grande Oslo. Dessa maneira, existem poucos profissionais disponíveis, elevados níveis de faltas por doença e dificuldade de encontrar substitutos. Além disso, a capital Oslo e Akershus têm mais pessoas não qualificadas do que o resto do país e uma baixa proporção de jardins de infância que satisfazem as necessidades dos professores.
Empregos remotos na Electronic Arts: oportunidades home office em vários países
Por que faltam profissionais na Noruega?
A IKT Norge, uma organização independente para empresas do setor de tecnologia digital, publica uma matéria onde afirma que a Noruega tem uma escassez de profissionais qualificados. Dessa maneira, de acordo com a organização ainda em 2023, o mercado de trabalho norueguês tem necessidades específicas relacionadas com a saúde, a transição ecológica e as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).
Contudo, a falta de profissionais na Noruega se explica, em parte, por conta do envelhecimento da população e da quantidade de idosos. Por isso, a publicação diz que uma “[…] onda dos idosos está prestes a nos atingir. Isso já está desafiando o sistema de saúde. A proporção da população em idade ativa está estabilizando, enquanto a proporção na faixa etária com mais de 80 anos aumentará em 250.000 até 2040”.
Empregos remotos na Amazon: multinacional está contratando novos colaboradores
Lista de profissionais em falta na Noruega
A escassez de mão de obra na Noruega é grave (lista referente a abril de 2023). Por isso, veja quais os profissionais encontram um mercado de trabalho próspero no país nórdico:
- Gerentes
- Profissionais de Engenharia e TI
- Professores
- Profissões Acadêmicas
- Profissionais de Saúde, Enfermagem e Cuidados
- Profissionais que atuam na área infantil e juvenil
- Corretores e Consultores
- Agricultura, Silvicultura e Pesca
- Construção
- Trabalho Industrial
- Turismo e Transportes
Vagas remotas no Revolut: banco digital tem centenas de oportunidades para home office
Noruega precisa de trabalhadores estrangeiros: oportunidades na Rede EURES
No portal da Rede EURES existem mais de 20 mil vagas na Noruega abertas. Por isso, aproveite para conferir algumas oportunidades de emprego que estão abertas no país europeu:
- Técnico de Sistemas Offshore
- Analistas de Sistemas
- Bartender
- Chef de Cozinha
- Recepcionista de Hotel
- Agente de Saúde
- Chef Especializado em Sushi
- Motorista de Caminhão
- Inspetor de Construção
- Cozinheiro e garçom
- Enfermeiros Qualificados para Salas de Cirurgia
- Enfermeiros Anestésicos e Cirúrgicos
- Enfermeiro Especialista
- Médico Especialista
- Médico Clínico Geral
- Assistente de Vendas em Loja
- Fisioterapeuta
- Professora de Jardim de Infância
- Professor de Escola Primária
- Engenheiro Departamental – Gerente de Construção
Vagas remotas na IBM: companhia tem mais de 1.300 oportunidades para home office
Trabalhar na Noruega sendo um estrangeiro
Se você pretende trabalhar na Noruega como estrangeiro, é essencial saber que as exigências variam. Por isso, caso você seja cidadão de um país da União Europeia, você tem o direito de trabalhar na Noruega sem necessidade de autorização de trabalho. Além disso, você também tem direito à igualdade de tratamento com os funcionários noruegueses no que diz respeito a remuneração, carga horária de trabalho, dias de férias e outras condições de trabalho.
Contudo, sendo cidadãos de um país terceiro (de fora da União Europeia), você precisa de uma autorização de trabalho para trabalhar na Noruega. Dessa maneira, o processo para obter a autorização varia e depende, além da sua nacionalidade, de sua formação educacional e tipo de emprego ao qual você está se candidatando.
O ideal é buscar informações nos órgãos oficiais do governo da Noruega para verificar os documentos e exigências para o seu caso. Acesse o site oficial de vistos da Noruega.
Empregos remotos na Unilever: multinacional está contratando novos colaboradores
Noruega precisa de trabalhadores estrangeiros
Por fim, se você gosta da notícia de que a Noruega precisa de trabalhadores estrangeiros e quer saber mais, acesse o portal da NAV. Além disso, para conferir todas as ofertas de emprego na Noruega referidas na publicação, acesse o portal da Rede EURES (da União Europeia), as vagas na Noruega no LinkedIn e veja todas as possibilidades de trabalho no país europeu. Boa sorte!
Trabalhar na Finlândia: o país mais feliz do mundo pela 7ª vez consecutiva
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, siga o programa no Spotify e classifique com 5 estrelas! Você também pode ouvir na sua plataforma de streaming preferida. Todas as semanas publicamos novos episódios:
*Veja como fazer uma Carta de Motivação para se candidatar a uma vaga de emprego e aproveite para se inscrever no nosso canal do YouTube: