Países com mais vagas na Europa
Países com mais vagas na Europa – Foto: Canva.

Entre os países com mais vagas na Europa destacam-se a Alemanha, o Reino Unido e a França. Nestes, são mais de 2,2 milhões de oportunidades!

Atualmente mais de 1 milhão de empregos estão vagos na Alemanha. Aliás, se você está pensando e se organizando para morar fora, aproveite para descobrir quais são os países com vagas na Europa. Entretanto, saiba que na Alemanha são mais de 1 milhão de vagas, 750.000 no Reino Unido e 500.000 na França. Ou seja, em três países são mais de 2,2 milhões de ofertas de emprego na Europa.

Companhia da Suíça está recrutando: mais de 1.000 empregos abertos na multinacional

Países com mais vagas na Europa

O portal Euronews Business faz uma análise detalhada das taxas e os números de vagas de emprego em toda a Europa. Além disso, afirma que o desemprego e a escassez de mão de obra são problemas sérios em todo continente europeu. Dessa maneira, o Eurostat estima que cerca de 13,1 milhões de pessoas estão desempregadas na UE (União Europeia – maio de 2025).

Contudo, mesmo com a Comissão Europeia introduzindo diversas políticas para enfrentar os desafios sociais e de emprego na UE, milhões de empregos permanecem vagos. Por exemplo, no segundo trimestre de 2025, estavam abertas mais de 1 milhão de vagas na Alemanha e meio milhão na França. Então, onde as taxas de vagas de emprego são mais altas e mais baixas na Europa? Quantas vagas de emprego existem nos países europeus? E quais países mais precisam de trabalhadores?

Vagas na Irlanda em multinacional francesa: companhia anuncia 100 empregos no país

O que é uma taxa de vaga de emprego?

A taxa vaga de emprego é um cargo remunerado recém-criado, desocupado ou prestes a ficar vago. De acordo com o Eurostat, significa que o empregador está procurando ativamente um candidato adequado de fora da empresa. Por isso, o empregador pode planejar preencher a vaga imediatamente ou dentro de um prazo determinado.

Dessa maneira, no cálculo da taxa de vagas de emprego (TVE), tanto o número de vagas quanto o número de cargos ocupados são considerados para demonstrar a demanda total e as vagas. Ou seja, ela basicamente mede a proporção do total de cargos vagos. Por exemplo, uma taxa de 3% significa que se houver 100 empregos no total, 97 estarão ocupados e 3 estarão vagos.

No segundo trimestre de 2025, 2,1% dos empregos na UE estavam vagos. Esse número representa uma queda em relação aos 2,2% do primeiro trimestre de 2025 e aos 2,4% do segundo trimestre de 2024. Já a taxa de desemprego juvenil varia de 0,6% na Romênia a 4,2% na Holanda. Essa grande diferença reflete as diferentes condições do mercado de trabalho na Europa.

Além disso, a taxa de desemprego juvenil (JVR) também é de 3% ou superior na Bélgica (4,1%), Áustria e Noruega (ambas 3,4%) e Malta (3%). Isso mostra que o noroeste da Europa tem a maior demanda por trabalhadores. O leste e o sul da Europa apresentam demanda mais fraca. Aliás, para alguns países, os dados do segundo trimestre ainda não estão disponíveis, portanto, os números do primeiro trimestre são usados ​​para comparação. Isso pode afetar a classificação.

Skechers cresce na Europa e abre vagas de emprego em diversos países

Taxa de vacância acima da média da UE na Alemanha e na França

Em seguida e depois da Romênia, as taxas de vagas de emprego são mais baixas na Espanha e na Polônia (0,8%), Bulgária (0,9%) e Turquia e Eslováquia (1,1%). Já a JVR está acima da média da UE (2,1%) nas duas maiores economias da Europa. Ela é de 2,5% na Alemanha e na França. Na Itália, a taxa é de 1,7%. Por isso, os números reais de vagas de emprego também podem fornecer informações mais aprofundadas.

Oportunidades na Suíça para quem fala português: diferentes vagas abertas

Países com mais vagas na Europa: Alemanha, Reino Unido, França, Holanda

Entre 30 países, incluindo membros da UE, candidatos, Reino Unido e países da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), a Alemanha tem o maior número de vagas: 1,05 milhão. Contudo, ao mesmo tempo, a Alemanha é o destino mais popular para a migração na Europa.

Dessa maneira, a Alemanha está com o maior número absoluto de imigrantes em 2023, segundo o Eurostat. Sendo assim, recebe 324.000 de países da União Europeia, 905.000 de países fora da União Europeia e 42.000 de origens desconhecidas (um total de 1.271.000).

No entanto, a Espanha mostra um cenário diferente ocupando a 8ª posição em número de vagas de emprego, com 145.000, mas segue de perto a Alemanha em imigração total, com 1,25 milhão. Ou seja, isso indica que cada país precisa ser analisado separadamente, levando em consideração fatores como o tamanho de sua economia e tendências de crescimento.

Entretanto, o Reino Unido (estimativa do Escritório Nacional de Estatísticas) ocupa o segundo lugar, com 781.000, seguido pela França, com 504.000. A Holanda (Países Baixos) ocupa o quarto lugar, com 400.000 vagas. Já a Turquia tem 206.000 vagas de emprego, mas também registra a maior taxa de jovens sem emprego, educação ou treinamento (NEET) em 2024.

Outros países com mais de 100.000 vagas de emprego incluem Bélgica (170.000), Áustria (148.000), Espanha (145.000), Suécia (113.000), Noruega (107.000) e Polônia (101.000). A Islândia (5.000) tem o menor número de vagas de emprego, seguida por Luxemburgo (7.000), Malta (8.000) e Macedônia do Norte (10.000).

Rede de lojas de conveniência planeja abrir 2.300 unidades até 2030

Demanda de mão de obra não atendida e lacuna de qualificação

A taxa de desemprego juvenil mostra que, segundo o Eurostat, “A taxa de vagas de emprego reflete a demanda não atendida por mão de obra, bem como potenciais discrepâncias entre as habilidades e a disponibilidade dos desempregados e daqueles procurados pelos empregadores”. Sendo assim, a escassez de competências está se tornando um grande desafio para os empregadores em toda a Europa.

Por exemplo, uma pesquisa de 2023 do ManpowerGroup mostra que 75% dos empregadores em 21 países europeus não conseguem encontrar trabalhadores com as competências certas. Dessa maneira, este número representa um aumento de 42% em relação a 2018, um aumento de 33 pontos percentuais. Aliás, nesta pesquisa, a Alemanha e a Grécia registram a taxa mais elevada, com 82%.

Da mesma forma, no final de 2023, uma pesquisa do Eurobarômetro descobre que 54% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da UE classificaram a escassez de habilidades entre seus três principais problemas.

Países com mais vagas na Europa por ocupação e maiores salários

Por fim, embora os dados do Eurostat mostrem as vagas de emprego por setor, eles não fornecem uma análise detalhada por ocupação. Dessa maneira, acesse nossa matéria sobre o mercado de trabalho europeu: setores com mais vagas abertas em 2025. Além disso, aproveite e leia sobre os empregos mais bem pagos na Alemanha em 2025.

Empresa portuguesa chega ao Brasil e recruta novos colaboradores em Portugal

Share.

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

Leave A Reply