Se você pretende trabalhar com construção na Bélgica, saiba que as construtoras do país europeu estão em busca de profissionais. Saiba mais!
Encontrar novos funcionários para trabalhar com construção na Bélgica é problemático para 8 em cada 10 construtoras e instaladoras no país. Ou seja, a busca por trabalhadores especializados é um grande problema para 51% das empresas de construção e instalação, um enorme desafio para 29%, segundo pesquisa da federação de construção belga Embuild.
Trabalhar com construção na Bélgica
Atualmente, existem cerca de 14 mil vagas para trabalhar com construção na Bélgica e, no setor, esse problema é estrutural há anos. As empresas de construção belgas parecem procurar principalmente perfis clássicos: trabalhadores da construção civil e supervisores de obra. A informação foi publicada pela Embuild, a federação de construção belga, através de um comunicado de imprensa.
“O problema é que 1/5 das empresas limitam suas cotações devido a essa escassez”, diz Niko Demeester, CEO da Embuild. “É, portanto, hora de reavaliar a educação para a construção e focar ainda mais a política do mercado de trabalho na ativação, treinamento e retreinamento”. Atualmente, 14 mil vagas estão abertas no setor belga de construção e instalação. Os números mostram que o setor da construção tem um problema estrutural e que a indústria da construção tem lutado para encontrar pessoal há algum tempo.
Vagas em Portugal em empresa britânica: Kantar está contratando.
Sobram empregos na Bélgica e faltam profissionais
51% das empresas de construção da Bélgica e instalação acham que encontrar pessoal é um grande problema, 29% acham que é um enorme desafio. Além disso, apenas 4% das empresas não têm problema com isso, segundo pesquisa da Embuild que contou com a participação de 200 empresas do setor.
37% das empresas procuram trabalhadores da construção civil, 19% gestores de obra, 11% perfis de alta construção (calculadora, desenhista, projectista, logística responsável…), 7% trabalhadores da construção civil para projectos de renovação energética e 5% perfis para a utilização de novas tecnologias (engenheiro BIM, especialista 3D, piloto drone,…) na construção. Por isso, o setor está em plena transição, cada vez mais tecnológico e isso também se reflete nos perfis desejados.
Vagas na Suíça para quem fala português: salário inicial de 4.350 euros.
Trabalhar com construção na Bélgica: risco econômico à vista
As empresas de construção e instalação na Bélgica tentam inicialmente compensar a falta de pessoal trabalhando como subempreiteiro com empresas belgas (24%) ou empresas estrangeiras (20%). Pior é que 21% limitam suas cotas porque não vão conseguir concluir a obra por falta de funcionários e que 17% vão começar a recrutar depois.
“Se tivessem mais trabalhadores, não seria assim. Em outras palavras: a escassez no mercado de trabalho significa que as obras são realizadas mais tarde ou não são realizadas”, diz Niko Demeester, diretor administrativo da Embuild. A federação da construção quer, portanto, fortalecer o fluxo na indústria da construção.
O número de alunos na segunda e terceira etapas do ensino de construção em tempo integral caiu 12% entre o ano letivo de 2016-2017 e o ano letivo de 2021-2022. “Por isso precisamos enfatizar muito mais os pontos fortes da construção: trata-se de uma obra diversificada, cada vez mais tecnológica, mais limpa e menos pesada. Além disso, os trabalhadores da construção civil são os segundos trabalhadores mais bem pagos depois dos da indústria química e desfrutam de muitos benefícios sociais”, disse o CEO da Embuild.
Lista de empregos com alta demanda na Bélgica: país busca trabalhadores estrangeiros.
Campanha para atrair profissionais da construção na Bélgica
A federação da construção, juntamente com todos os parceiros sociais do setor, está realizando uma campanha de imagem de dez anos para modernizar a imagem da construção na Bélgica. Sob o nome ‘De Bouw Kijkt Verder’, o setor visa explicitamente os jovens. No verão, por exemplo, a Embuild vai estar presente em vários festivais (Couleur Café, Suikerrock, Les Ardentes,…).
Além disso, trabalhar com construção na Bélgica vai ser incentivado com campanhas de recrutamento em todo o país europeu. Dessa maneira, para compensar a escassez de funcionários, a indústria da construção também está focando mais na automação e digitalização, o que aumenta a produtividade e permite que mais trabalhos de construção sejam realizados com a mão de obra disponível.
Segundo a Embuild, o governo também tem um papel importante a desempenhar. Sendo assim, qualquer pessoa que possa trabalhar deve ser fortemente encorajada a fazê-lo. Isso já está acontecendo até certo ponto, mas de acordo com a Embuild ainda há espaço para melhorias.
Afinal, é inaceitável que muitos setores, incluindo a construção, tenham uma grave escassez de pessoal, enquanto por outro lado existe uma reserva de talento disponível que dificilmente está a ser utilizada neste momento. Por isso, a ativação, a formação e a reconversão devem estar no centro da política do mercado de trabalho. As próprias construtoras já estão fazendo muito esforço para isso, é importante que as autoridades estimulem os inativos a trabalhar.
Vagas na Nestlé para trabalhar em Portugal: novo centro em Braga.
Maiores construtoras da Bélgica
Na Bélgica existem grandes empresas da área de construção que operam tanto no mercado interno quanto internacional. Alguns dos maiores e mais proeminentes construtores e instaladores da Bélgica incluem:
- BESIX: é um grande grupo belga, operando em construção, desenvolvimento imobiliário e concessões. A Besix esteve envolvida em vários projetos de construção icônicos do mundo, incluindo o Burj Khalifa em Dubai, a torre mais alta do mundo. A BESIX está contratando e você pode acessar o portal de empregos e carreiras da empresa para se candidatar para trabalhar com construção na Bélgica;
- BAM Belgium: a construtora faz parte do Royal BAM Group, um grupo de construção holandês de sucesso e reúne empresas operacionais em cinco mercados domésticos. A empresa atua em construção, propriedade, engenharia civil, parcerias público-privadas, contratação mecânica e elétrica e engenharia de consultoria. Acesse o site de empregos e vejas as ofertas de trabalho na Bélgica abertas;
- Cordeel Group NV: a empresa familiar independente que está envolvida em todas as áreas da construção desde 1934. A empresa é especializada em contratos gerais e pode fornecer pacotes totais em projetos de pequena e grande escala. Confira as vagas no site e candidate-se para trabalhar com construção na Bélgica!
Emprego na Mercadona: rede lança oportunidades com salário de € 6.500 por mês.
Trabalhar com construção na Bélgica: maiores empresas do setor
Outras grande empresas para você que deseja trabalhar com construção na Bélgica são:
- Democo: o Democo Group é um grupo de construção com sete empresas especializadas, incluindo Democo (empresa de construção), AEW (empresa de instalação de HVAC), Van Den Briele (empresa de instalações multitécnicas) e outras. Acesse o site de empregos da empresa e veja as oportunidades para trabalhar com construção na Bélgica;
- CFE: o CFE é um grupo industrial belga ativo em três divisões diferentes: Dragagem, Meio Ambiente, Offshore (DEME, uma das principais empresas de engenharia marítima do mundo, principalmente ativa em atividades de dragagem, recuperação de terras e parques eólicos), Contratação (projetos de construção multidisciplinares ) e Desenvolvimento Imobiliário. Veja as vagas na Bélgica em construção e candidate-se;
- Van Laere: a empreiteira geral opera na Bélgica e em Luxemburgo, implementando projetos em todos os setores da construção, como edifícios de escritórios, projetos residenciais, edifícios públicos, hospitais, edifícios industriais, obras de renovação e restauração. Confira as vagas para trabalhar com construção na Bélgica e envie sua candidatura.