Se você quer trabalhar na Espanha, saiba que 75% das empresas admitem ter problemas para preencher seus postos de trabalho. Descubra quais são e veja as oportunidades!
Trabalhar na Espanha é diferente, pois com um mercado de trabalho apertado, o país europeu luta para tentar diminuir sua taxa de desemprego. Aliás, dados mostram que um em cada cinco desempregados na União Europeia residem na Espanha, contudo surpreende saber que muitas empresas têm dificuldade em encontrar trabalhadores. Veja as profissões e setores com mais oportunidades de emprego na Espanha.
Trabalhar na Espanha: 75% das empresas com problemas para preencher postos de trabalho
Segundo o portal Business Insider, a Espanha tem um índice de desemprego elevado quando comparado com outros países da União Europeia. Porém, mesmo assim, “75% das empresas em nosso país já admitem que têm problemas para preencher seus cargos”, diz Javier Blasco, diretor do The Adecco Group Institute.
Para Blasco, “[…] isso tem a ver com a escassa ativação do nosso mercado de trabalho e com problemas de qualificação, para tentar começar a dar pistas sobre o que se tem chamado de paradoxo do mercado de trabalho espanhol”. A informação foi publicada na apresentação do relatório sobre as necessidades do mercado elaborado pela Adecco.
Sendo assim, o documento mostra quais áreas profissionais encontram dificuldades em preencher oportunidades de emprego. Por isso, se você deseja morar e trabalhar na Espanha, confira mais sobre a publicação e quais são as profissões e setores com mais ofertas de emprego no país europeu.
Empregos mais bem pagos na Espanha: salários chegam aos 50 mil euros por ano
Setores com mais ofertas de emprego na Espanha
Com 143.428 vagas na Espanha no primeiro trimestre de 2023, as maiores deficiências são detectadas nos setores de transporte e indústria. Ter o conhecimento técnico necessário não é a única razão para a dificuldade em contratar pessoas para trabalhar na Espanha. Conforme o relatório da Adecco, a realidade indica que cada vez mais competências difíceis de serem cobertas estão sendo exigidas.
“Poderíamos dizer que há uma demanda por novas competências específicas, que acompanham a fenomenologia da disrupção tecnológica e novas formas de trabalhar”. Se o normal seria pensar em problemas com idiomas ou domínio de tecnologias, as empresas deixam claro no estudo que isso não condiz com a realidade. O trabalho em equipe, a resolução ou a capacidade de organização e comunicação são as competências e formações mais procuradas independentemente do setor.
Morar na Espanha ou Portugal: como escolher um país para viver
Vagas na Espanha mais difíceis de preencher por setor
No trimestre analisado, de janeiro a maio de 2023, as posições com maior dificuldade de cobertura são as relacionadas a transporte e armazenagem, com 17,8% das ofertas de difícil cobertura. Posteriormente, surge a Indústria (15,9%), os serviços técnicos de arquitetura e engenharia e as atividades das sedes centrais (11%). O mapa é desenhado de forma bastante semelhante quando analisado por comunidades.
O destaque especial é Navarra, onde a indústria representa até 65% deste tipo de oferta. Enquanto nas Ilhas Canárias, o transporte e armazenagem representa 50%, percentagem que a divisão da atividade econômica do comércio a varejo atinge na Extremadura. Em Madri, o primeiro lugar é ocupado pelas atividades da sede central (22,5%), na indústria da Catalunha (18%) e também no País Basco, onde responde por 25%.
Turismo em Madri: o que conhecer na capital da Espanha
Trabalhar na Espanha: profissões e setores com mais oportunidades
E 26% das empresas afirmam que o perfil mais difícil para elas é o de mecânico e montador de máquinas, seguido de perto (23,9%) pelo de especialista em eletricidade e eletrotecnologia. Soldadores, serralheiros, ferreiros e montadores de estruturas fecham o pódio, com 21% das empresas garantindo problemas para encontrar essas funções.
No outro extremo, os profissionais de apoio na área da cultura, entretenimento e esporte se juntam aos funcionários de bibliotecas, correios e similares (0,3%). Do total de vagas na Espanha, a mais solicitada, com 30,3% do total de ofertas, é a de operador — torneiro, fresadora, eletromecânico, montador, pintura, chaparia, soldador, almoxarife, empilhadeira, limpeza, eletricista, mecânico, frigorífico, carpinteiro, canalizador, manutenção, etc. Seguem-se os administrativos, financeiros e auxiliares (20,9%) e atendimento ao público, teleoperadores e comerciais (10,5%).
Sites de emprego na Espanha: onde encontrar vagas.
Salário na Espanha 2023
Atualmente o salário mínimo na Espanha é de € 1.080 euros por mês (pagos em 14 parcelas anuais). O aumento do salário em 2023 foi de 8%, superior a inflação registrada no final do ano de 2022. Em cinco anos, o salário na Espanha aumentou 47%.
Empregos na Espanha: país precisa de mais de 60.000 trabalhadores na área do turismo.