Transportes públicos grátis: Luxemburgo disse sim

Transportes públicos Luxemburgo
Foto: Reprodução CleanTechnica

País europeu será o primeiro do mundo a não cobrar pelo uso de transportes públicos.

Luxemburgo será o primeiro país do mundo a oferecer transportes públicos grátis e já à partir do Verão de 2019 na Europa. Obviamente que a medida não ocorre por acaso e muito menos de maneira não pensada ou calculada, mas a notícia causa estranhamento e impacto em outros países, confira todos os detalhes.





Transportes públicos grátis em Luxemburgo

Luxemburgo é um país europeu que fica no meio do continente e faz fronteira com a Alemanha, França e Bélgica. Com pouco mais de 600 mil habitantes, a medida para tornar os transportes públicos grátis surgiu por conta de Luxemburgo ser um dos países mais congestionados do mundo.

Dessa forma, Luxemburgo será o primeiro país do mundo a ter transportes públicos grátis e vai abolir o pagamento em trens, ônibus e bondes que circulem em seu território. A medida drástica proposta pelo governo do país surge em um contexto onde figura a Cidade de Luxemburgo, capital do país.

Leia também: Luxemburgo precisa de mais moradores e quer atrair brasileiros.

Congestionamentos

A cidade de Luxemburgo, capital do país, é uma das mais congestionadas do mundo e isso acontece porque vivem por lá 110 mil habitantes, porém mais de 400 mil pessoas deslocam-se diariamente para trabalhar na cidade.

grupo-novo-facebook

Por ser uma das capitais mais caras do mundo para se viver, os trabalhadores vivem não só fora da capital, mas também em outros países como França, Alemanha e Bélgica e, dessa forma, 200 mil pessoas se dirigem para a cidade de Luxemburgo todos os dias.

Checklist viagem: uma lista completa para te ajudar.

Horas e horas no trânsito

Um estudo realizado e que foi citado pelo jornal The Guardian concluiu que na capital de Luxemburgo as pessoas passaram, em média em 2016, 33 horas presas no trânsito. Sendo assim, o governo do país que é liderado pelo Primeiro-Ministro democrata Xavier Bettel, decidiu buscar uma maneira de amenizar o tráfego e vai colocar em prática e oferecer transportes públicos grátis.

Fase de testes

Já no próximo Verão europeu em 2019 os transportes públicos grátis estarão em teste no país para que em 2020 seja uma decisão definitiva. A intenção é medir o impacto da medida, mas já fez de Luxemburgo o pioneiro na implantação desse tipo de política em todo o mundo.

Veja 10 dicas infalíveis para economizar em uma viagem.

Outras medidas

Não é a primeira vez que o governo de Luxemburgo toma medidas drásticas para tentar diminuir o problema do excesso de trânsito. No último Verão (2018) o governo instituiu o transporte público grátis para crianças e jovens com menos de 20 anos e os outros passageiros pagam, em média, € 2 (dois euros) para uma viagem de duas horas.

Conheça as melhores companhias aéreas do mundo.

Custos

Obviamente que existem custos em se oferecer transportes públicos grátis, porém a não necessidade de fiscais e provavelmente a cobrança de sobretaxas em quem preferir utilizar automóveis irão amenizar os impactos econômicos da medida.

Vai fazer uma viagem internacional? Então conheça o fone de ouvido que traduz 40 idiomas.



Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *