O Big Ben em Londres, símbolo da capital inglesa, está de volta e os andaimes da reforma foram removidos. Saiba mais!
É impossível não pensar no Big Ben, em Londres, quando falamos da Inglaterra. É claro que o icônico relógio ocupa espaço no imaginário de todos nós. Contudo, hoje vamos trazer curiosidades, dados e fatos que vão muito além e que mostram a importância e a imponência do Big Ben na capital da Inglaterra.
Big Ben em Londres: história e principais curiosidades
O Big Ben, em Londres, é um ícone da cidade. A obra iniciou em 28 de setembro de 1843 e foi concluída em 31 de maio de 1859 e é uma homenagem à rainha Vitória. O famoso relógio toca a cada quinze minutos desde meados do século 19, o que ajuda a manter os moradores de Londres sempre pontuais.
Mas você sabia que a estrutura do Big Ben era conhecida como “A Torre do Relógio”? Pois é, foi no ano de 2012 que o nome foi oficialmente mudado para Elizabeth Tower, em homenagem à, agora falecida, Rainha Elizabeth II, no seu Jubileu de Diamante (60 anos de reinado).
Todos nós conhecemos por Big Ben em Londres a estrutura total, porém o “Big Ben” é uma referência ao sino da torre do relógio. É “big” (grande) porque o sino (“ben”) sozinho pesa 13,7 toneladas e consegue ser ouvido de longe, já que ele fica a 96 metros de altura. Por isso, para chegar até ele é necessário muito fôlego e coragem para vencer os 334 degraus do térreo ao campanário.
Além de ser lindo, o Big Ben também é conhecido por outras qualidades: o relógio carrilhão da torre é o mais preciso do mundo, exposto em quatro faces. Até hoje o mecanismo que aciona o sino é “vitoriano”, porém a estrutura também conta com um motor elétrico de reserva.
Roteiro de viagem Inglaterra, as melhores cidades para visitar.
Big Ben em Londres está de volta!
De acordo com uma notícia publicada no site do Parlamento Britânico, equipes de especialistas realizaram a remoção dos andaimes utilizando guindastes especializados. Em maio, a Elizabeth Tower ficou livre das estruturas utilizadas durante a reforma, quase quatro anos depois que toda a estrutura foi totalmente fechada.
A equipe trabalhou para remover o pórtico em etapas, usando métodos semelhantes a quando a estrutura foi instalada pela primeira vez em 2017. Um içamento inicial do guindaste ocorreu em frente à Elizabeth Tower, no mês de abril.
Você viu? 14 novas rotas da Ryanair saindo de Londres.
Reforma cumpriu o cronograma
O projeto de conservação conseguiu cumprir seu cronograma e os sinos da torre, incluindo o próprio Big Ben, foram reconectados ao mecanismo original do relógio vitoriano, tocando permanentemente mais uma vez. A reforma foi concluída no verão de 2022 e o Parlamento retomou a propriedade do edifício preparar seus espaços internos para uso futuro, entregando às equipes que proporcionam a experiência do visitante.
Os preparativos, incluindo a instalação e teste de exposições e roteiros turísticos, devem ser concluídos no inverno. Conforme as obras externas acabam, reformas importantes ainda ocorrem na parte interna. Mecânicos de relógios especializados vêm instalando a máquina vitoriana original do Great Clock há vários meses e componentes importantes devem ser instalados nas próximas semanas.
As obras ainda estão acontecendo no poço de ventilação da Torre, o que exigiu que os ponteiros do West Dial fossem mantidos parados. Isso é para evitar danos aos ponteiros e ao próprio mecanismo, embora o Parlamento espere que o mostrador do relógio entre em uso operacional no final da primavera, assim que esses trabalhos estiverem concluídos.
Viagem para o Reino Unido: país retirou todas as restrições.
Big Ben em Londres: obras além do relógio
No comunicado publicado pelo Parlamento lê-se ainda que, além das obras que estão ocorrendo no Great Clock, outros elementos estão progredindo bem em toda a Torre, incluindo a instalação dos principais componentes de infraestrutura e sistemas de segurança contra incêndio – garantindo que este edifício histórico esteja em conformidade com os regulamentos de construção atuais e seja adequado para uso no século 21.
Os meses finais estão entre os mais importantes do grande e complexo projeto de restauração. São obras delicadas, que devem ser feitas em grande altura, num espaço confinado e no meio de um Parlamento movimentado e em funcionamento. A prioridade absoluta do Parlamento é a conclusão do projeto dentro do cronograma, garantindo a segurança da estrutura e das equipes envolvidas. Por fim, o Big Ben está voltando e a notícia faz os olhos de quem conhece a estrutura brilharem de alegria!
*Aproveite para ouvir o Podcast Partiu Morar Fora sobre morar na Inglaterra:
Saiba como chegar até o Big Ben em Londres
Quando você for visitar Londres, é impossível não ver o Big Ben. Ele fica bem no centro da cidade, provavelmente na região mais movimentada da capital inglesa, no coração da metrópole. A estação de metrô mais próxima é Westminster (linhas Circle, District e Jubilee).
Também é possível chegar ao Big Ben através da estação Waterloo (linhas Bakerloo, Northern, Waterloo, City e Jubilee). Por se tratar de uma cidade muito grande, o ideal é sempre utilizar o Google Maps no seu smartphone, pois nele estão indicados todos os caminhos para encontrar o Big Ben, em Londres, de qualquer ponto da cidade.
10 pontos turísticos em torno do Big Ben
Por conta de sua excelente localização, ao visitar o Big Ben, você já aproveita para conhecer vários pontos turísticos históricos importantes. Confira os 10 que selecionamos para você saber mais:
Parlamento do Reino Unido
São mais de 900 anos de história das Casas do Parlamento do Reino Unido. O Parlamento é responsável por fiscalizar o que o Governo está fazendo. Além disso, cria novas leis e tem o poder de determinar os impostos e debater as questões do dia a dia. A Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes desempenham um papel importante no trabalho do Parlamento.
O Parlamento do Reino Unido elege 650 membros, que são responsáveis por representar os interesses da população e as preocupações da sociedade na Câmara dos Comuns (House of Commons). As casas do parlamento ficam no complexo onde está o Big Ben e outros edifícios importantes do governo britânico.
Como viajar com cachorro para Inglaterra.
London Eye
A London Eye ficou pronta no ano 2000. Basicamente ela é uma roda-gigante (gigante mesmo) de metal que conta com 135 metros de altura e marca a paisagem de Londres. Até 2006, ela foi a maior roda-gigante do mundo e sua estrutura é composta por 32 cápsulas de vidro, sendo que cada uma pesa 10 toneladas e pode levar até 25 pessoas.
Ela gira bem devagar, porém é constante. O passeio (completar uma volta) leva mais ou menos 30 minutos. Da London Eye você consegue ter uma vista panorâmica sensacional da capital inglesa e nos dias mais claros é possível enxergar até 38 quilômetros de distância no ponto mais alto.
Palácio de Buckingham
O Palácio de Buckingham é a casa do agora Rei Charles III, mas você provavelmente ouviu falar do palácio por conta da Rainha Elizabeth II. Pois é, ele fica bem no centro da cidade e é parada obrigatória de quem visita a capital inglesa. Ele está bem perto do Big Ben e é sempre disputado pelos visitantes da cidade.
No Palácio de Buckingham é onde “tudo acontece” na monarquia. Além de ser a casa do rei, nele ocorrem as celebrações nacionais e reais, além da tão famosa cerimônia de Troca da Guarda. Sem contar que, se você conseguir entrar para visitar, verá magníficas Salas de Estado e outras áreas que impressionam pela imponência e riqueza de detalhes.
Abadia de Westminster
A Abadia de Westminster é a igreja de coroação dos reis e rainhas da Inglaterra desde 1066. Aliás, você deve ter visto o funeral real que aconteceu nela. A Abadia também foi palco de inúmeros casamentos reais, celebrações e comemorações nacionais.
Algumas datas não saem da memória da Abadia de Westminster. Por exemplo, em 1953, ocorreu a coroação da Rainha Elizabeth II, a primeira coroação transmitida pela televisão. Em 1997, foi lá que ocorreu o funeral da Princesa Diana, assim como, foi na Abadia de Westminster que o Príncipe William e Kate Middleton se casaram em 2011.
Palácio de St. James
O Palácio de St. James foi palco de alguns dos eventos mais importantes da história da realeza britânica. Ele foi a residência de reis e rainhas da Inglaterra por mais de 300 anos, até o reinado da rainha Vitória. Hoje ele é a casa de vários membros da Família Real e conta com muitos escritórios.
Todos os anos, ao menos 100 recepções reais ocorrem no Palácio de St. James para instituições de caridade associadas aos membros da Família Real. Além disso, o Palácio de St. James mantém uma importante função cerimonial, já que é nele que é reunido o “Conselho de Adesão”, quando algum rei ou rainha falece.
10 Downing St.
A casa nº 10 da Downing Street é a casa dos primeiros-ministros britânicos desde 1735. Seria o equivalente à Casa Branca dos Estados Unidos, que é o edifício político mais importante do mundo na era moderna. Atrás de sua famosa porta preta, já foram tomadas as decisões mais importantes do Reino Unido.
Para você ter uma ideia, no século 20, a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais foram dirigidas de dentro da casa. Algumas das figuras políticas mais famosas do Reino Unido viveram e trabalharam na 10 Downing Street, incluindo Winston Churchill, Margaret Thatcher, Tony Blair e Boris Johnson.
Roteiro para fãs de Harry Potter em Londres.
The UK Supreme Court
Em 1º de outubro de 2009, ocorreu um momento decisivo na história constitucional do Reino Unido: aconteceu a separação do poder judiciário de sua sede histórica na legislatura do país, as Casas do Parlamento, e sua transferência para o próprio prédio da Suprema Corte.
Desde a sua abertura em 2009, o Supremo Tribunal Britânico continuou a cumprir o seu papel de tribunal de última instância. Nele, são julgados os casos de maior importância pública do país, por 12 juízes que compõem a Suprema Corte.
St. Stephen’s Tavern
Você pode não ter ligado o nome ao lugar, mas o St. Stephen ‘s Tavern é um pub tradicional icônico que está no coração de Westminster. Ele foi inaugurado em 1875 e muitos políticos importantes sempre frequentaram o lugar, entre eles, os primeiros-ministros Baldwin, Churchill e Macmillan.
Por conta de sua localização privilegiada (bem em frente ao Big Ben, em Londres), ainda hoje muitos políticos famosos circulam pelo local. O pub ainda tem o sino da divisão original que toca, avisando os deputados que há apenas alguns minutos para votar. É um lugar que vale a pena conhecer e, claro, tomar uma cerveja.
Portcullis House
A Portcullis House foi oficialmente inaugurada pela Rainha Elizabeth II em fevereiro de 2001. No local, estão os escritórios para os Membros do Parlamento e seus funcionários, complementando o espaço que é limitado pelo Palácio de Westminster e edifícios circundantes. É um prédio muito importante politicamente.
Oliver Cromwell Statue
A estátua de Oliver Cromwell fica do lado de fora da Câmara dos Comuns do Reino Unido, em Westminster, atrás do Big Ben, em Londres. Oliver Cromwell foi o Lord Protector da Commonwealth da Inglaterra, Escócia e Irlanda entre 1653 e 1658. A estátua foi construída em 1899.
Contudo, ela dividiu opiniões, tanto antes de sua construção como desde então. Isso por conta da oposição de Cromwell à monarquia e seu papel na conquista da Irlanda. Porém, a estátua é hoje uma das cinco estátuas públicas de Cromwell no Reino Unido e é listada como Grade II, por seu mérito arquitetônico.
Como atravessar o Eurotúnel: curiosidades de uma das maiores obras do mundo.
Dicas de restaurantes e cafeterias próximos do Big Ben
Como dito antes, o Big Ben, em Londres, está no centro da cidade. Por isso, existem dezenas de restaurantes e cafés próximos dali. Confira abaixo uma lista com alguns deles restaurantes em Londres, próximos ao Big Ben:
- Primo Bar;
- Riverside Cafe Lambeth Pier;
- The Orchard Room;
- Hannah Japanese Restaurant;
- Okan South Bank;
- Fuller’s Pie and Ale House;
- The North all;
- Strada Southbank;
- Blue Boar Pub;
- La Cucina Di Mamma;
- Caxton Grill;
- London Showboat;
- Ichi Sushi and Sashimi Bar;
- Las Iguanas;
- One Twenty One Two;
- Barbarellas;
- The Old Shades London Pub & Dining;
- Osteria Dell’Angolo;
- Honest Burgers;
- The Clarence, Whitehall;
- 50 Kalò di Ciro Salvo;
- The Feathers;
- Wasabi;
- Mamuska!;
- Chocofruit;
- Sagamiya;
- Marriott;
- Kerridge’s Bar & Grill;
- The Tattershall Castle;
- Great British Fish and Chips.
Big Ben em Londres: reforma e outras curiosidades
A última reforma no Big Ben, em Londres, iniciou em 2017 e terminou em 2022, tendo custado £ 61 milhões de libras. O relógio foi totalmente reformado e agora está novinho em folha, porém durante alguns anos os tapumes e andaimes prejudicaram as fotos dos turistas. Agora está pronto e deve continuar imponente por muitos e muitos anos.
Para finalizar, você sabia que o Big Ben, em Londres, é mais alto do que a Estátua da Liberdade, em Nova York? Pois é, a estrutura passou por várias reformas e, com isso, ficou mais alto do que a Estátua da Liberdade.
Dúvidas sobre o Big Ben em Londres
Já trouxemos muitas informações importantes para você sobre o Big Ben, em Londres. Contudo, selecionamos duas perguntas que são comumente feitas sobre a atração no Reino Unido:
É possível visitar internamente o Big Ben em Londres?
Não. Somente os cidadãos britânicos é que podem visitar e ver o Big Ben por dentro. Infelizmente, estrangeiros e turistas não podem explorar o interior de um dos relógios mais famosos do mundo (se não o mais).
Quanto custa para visitar o Big Ben em Londres?
Você não consegue entrar no Big Ben, mas pode fazer uma visita guiada ao belo e impressionante Palácio de Westminster em Londres. Os horários diferem durante o ano, conforme as estações, então, o ideal é visitar o site do Palácio e confirmar quais são os horários disponíveis quando você for para Londres. Os valores variam das £ 18 até as £ 30 libras.
E você, está ansioso para visitar Londres e ver o Big Ben de perto?
*Assista o vídeo sobre a reforma do Big Ben em Londres na Inglaterra: