
Um sonho de 30 anos que finalmente vai sair dos trilhos da promessa. Lisboa e Madri terão conexão de trem de alta velocidade. Saiba tudo sobre a novidade!
Depois de mais de três décadas de planos e adiamentos, a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madri está, enfim, prestes a se tornar realidade. A nova rota na Europa vai ajudar viajantes e profissionais a chegarem de forma mais rápida nas duas capitais europeias. O governo português confirmou na última quinta-feira, 30 de outubro de 2025, que o projeto vai avançar e promete uma viagem direta entre as capitais ibéricas em apenas três horas até 2034.
A obra é fruto de um acordo entre Portugal e Espanha e marca um passo histórico na integração da Península Ibérica, com uma meta intermediária: até 2030, o trajeto entre as duas cidades deve ser feito em cerca de cinco horas.
Lisboa e Madri mais perto: obras de estrutura avançam
O plano prevê a conclusão, até 2025, da nova linha de alta velocidade entre Évora e Caia, além da entrada em operação do trecho espanhol Plasencia-Talayuela até 2028. Em 2026, deverá começar a construção da segunda via entre Poceirão e Bombel, com conclusão estimada para 2029. De acordo com o comunicado do governo, publicado pelo Diário de Notícias.
Já os estudos da nova linha Lisboa-Évora, que inclui a Terceira Travessia sobre o Tejo, têm término previsto para 2027. A partir daí, o foco será a implementação do sistema europeu de gestão de tráfego ferroviário (ERTMS) e a duplicação de linhas essenciais para permitir a operação de comboios de alta velocidade. Por tanto, a primeira etapa acontece em 2025, depois 2026 e, assim por diante, por trechos.
Turismo em Madri: o que conhecer na capital da Espanha
Sustentabilidade e integração europeia
O projeto integra a estratégia europeia de mobilidade sustentável, alinhada com as metas de neutralidade de carbono até 2050. Segundo o governo português, a nova ligação ferroviária entre Lisboa e Madri representa uma alternativa mais competitiva aos mais de 40 voos diários entre as duas capitais, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Além de reforçar a coesão econômica entre Portugal e Espanha, a iniciativa posiciona a Península Ibérica no mapa europeu das grandes redes ferroviárias de alta velocidade, com maior eficiência energética. Promovendo mais mobilidade para turistas e profissionais que viajam com frequência.
O Ministro das Infraestruturas de Portugal, Miguel Pinto Luz, destacou que “este projeto é mais do que uma ligação ferroviária, é uma ponte para o futuro da mobilidade sustentável e da coesão europeia”.
Águas Termais do Algarve: onde fica e seus poderosos benefícios
Comboios de Portugal investem em nova frota moderna e nacional
De forma paralela ao avanço do projeto do trem Lisboa-Madri, a Comboios de Portugal (CP) estão renovando completamente sua frota de trens (chamados comboios). A empresa entregou à empresa Alstom/DST a fabricação de 117 novos comboios, em um investimento de cerca de € 746 milhões de euros, financiado em grande parte pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Cem dessas unidades serão produzidas em território português, em uma nova fábrica que deverá impulsionar a indústria ferroviária nacional. Serão 62 comboios destinados aos serviços suburbanos e 55 para ligações regionais (entre cidades).
Além disso, o primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados à Stadler deve chegar a Portugal no final de 2025, com ensaios de homologação previstos para 2026. Estes modelos irão operar em linhas como a do Oeste, reforçando a modernização do transporte ferroviário regional.
O que fazer em Sintra, Portugal: melhores atrações, como chegar e dicas de hotéis
Trem Lisboa e Madri: nova era para a mobilidade na Península Ibérica
Com a futura ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madri e a renovação da frota nacional, Portugal entra numa nova fase de mobilidade ferroviária. As viagens internacionais mais curtas vão se tornar mais sustentáveis, rápidas e acessíveis, consolidando o país com um lugar estratégico na rede europeia de transporte ferroviário.
O trem de alta velocidade Lisboa–Madri simboliza não apenas um salto tecnológico e ambiental, mas também um marco histórico na integração ibérica, aproximando culturas, economias e pessoas através dos trilhos do futuro. Quem planeja viajar entre Lisboa e Madri de trem de alta velocidade quando a nova rota estiver pronta?
Leia também: Cidade do Porto ganha nova rota direta com Praga: veja todos os novos destinos




