
A taxa turística de Veneza está reposta em 2025 e será cobrada pelos próximos 54 dias. Confira o valor e os motivos para a cobrança!
A taxa turística de Veneza está reposta em 2025. Aliás, a cobrança iniciou dia 18 de abril de 2025, na sexta-feira santa, e segue em vigor por 54 dias. Contudo, aproveite para conferir mais informações e curiosidades que provavelmente você ainda não conhece sobre a taxa de turismo em Veneza em 2025.
Taxa turística de Veneza
A contribuição para a entrada no centro histórico de Veneza foi retomada desde o dia 18 de abril de 2025. Dessa maneira, ela é considerada uma regra um tanto complexa e, por enquanto, única em todo o mundo. Por isso, aproveite para conferir todas as informações relevantes e curiosidades que, de maneira geral, são desconhecidas pela maioria das pessoas.
Por exemplo, a taxa turística de Veneza fica em vigor de 18 de abril até 11 de junho de 2025, ou seja, 54 dias. Entretanto, talvez você não saiba, mas o valor só é cobrado entre às 8h30 e 16h e neste ano existem outras novidades. Entre elas: o valor para quem não fizer reserva com pelo menos 3 dias de antecedência passa de € 5 para € 10 euros.
Novo trem de alta velocidade Madri-Lisboa: tempo de viagem cai para três horas
Cobrança em caráter experimental
A taxa turística de Veneza está reposta e somente é válida para visitas o centro da cidade, não às ilhas menores. Além disso, continua sendo uma medida experimental que está sendo aperfeiçoada e traz diversas curiosidades. Inicialmente, a cidade de Veneza cria a taxa na tentativa de defender o destino turístico italiano do turismo em massa.
Aliás, ela é criada em 2018 e nasce como uma “taxa de desembarque”, porém somente é ativada pela primeira vez em 2024. Contudo, é interessante ressaltar que os visitantes que pernoitam em Veneza não precisam pagá-la. Entretanto, a regra vale para quem dorme na cidade metropolitana de Veneza, mas fora do município (em Mira, Jesolo, Cavallino-Treporti), deve pagar a taxa de acesso.
Dessa maneira, sabe-se que muitos turistas não têm clareza sobre os limites do Município de Veneza, e é sempre recomendável verificar exatamente onde sua acomodação está localizada. Sendo assim, embora a maioria das acomodações, no momento da reserva, explique ao hóspede se ele deve ou não pagar a contribuição, é importante saber que aqueles que dormem dentro do Município de Veneza devem, em qualquer caso, se registrar no portal e obter uma isenção da contribuição. E pagar a taxa de turismo.
Por esta razão, entre os registrados no portal, a categoria predominante todos os dias é a dos turistas que pernoitam, cerca de 50-60 mil nos dias de “bilhete” de 2024: isso não deve ser surpreendente, visto que no Município de Veneza estão registrados mais de 100 mil leitos, entre hotéis e não hotéis.
Trem Amsterdã para Londres: rota que liga as cidades europeias volta a funcionar
Primeira cidade do mundo a implementar a cobrança de taxa turística
Veneza é a primeira cidade do mundo a falar e implementar seriamente a introdução de uma taxa de acesso. E, desde então, continua sendo a única no mundo. Antes de Veneza, foi introduzida uma taxa de entrada para visitar algumas cidades com 10 ou 20 habitantes, como Civita di Bagnoregio, nada comparável aos 40 mil (mais estudantes) do centro histórico de Veneza.
Dessa maneira, o formato é emprestado das ilhas menores e aplicá-lo a um centro de cidade foi e é muito complicado. Ocorre que são dezenas de isenções diferentes, por exemplo a possibilidade de milhares de moradores do centro convidarem seus amigos para visitá-los gratuitamente (com a consequente dificuldade de entender quem é um amigo de verdade ou apenas um visitante que não quer pagar).
Novos voos da Ryanair em Portugal: companhia aérea com novas rotas em 2025
Taxa turística de Veneza: somente 12% dos visitantes precisam pagar
Considerando todas as isenções (turistas que pernoitam, moradores do Vêneto, estudantes, trabalhadores, amigos de moradores que visitam, atletas, etc.), a taxa de entrada não precisa ser paga pela maioria das pessoas, segundo informações do Venezia Today.
Sendo assim, esse número, em dias de ingressos em 2024, estava em aproximadamente 12% do total de visitantes registrados no portal (que não inclui os nascidos e residentes em Veneza e crianças).
Por isso, fica claro que muitos visitantes “não isentos” optaram por chegar à cidade depois das 16h, durante o horário “gratuito”, para evitar multas e verificações. Dessa maneira, o ideal é acessar o portal da câmara municipal de Veneza para fazer todas as verificações antes de visitar a cidade italiana que é, sem dúvida, uma das mais lindas do mundo.
O que fazer no Porto Portugal: melhores pontos turísticos
Não fique sem internet na sua viagem internacional. Viaje para o exterior com chip internacional da America Chip e e ganhe desconto com o voucher: vagaspelomundo
*Será que Veneza é tudo que dizem? A cidade fede? Confira tudo no vídeo e inscreva-se no canal para conhecer vários destinos para visitar na Europa: