Descubra se vale a pena fazer turismo em Budapeste, dicas de roteiros, o que conhecer e dicas organizar uma viagem para Hungria.
Budapeste é uma cidade interessante, cortada pelo rio Danúbio. O lado Buda da cidade é o lado alto e não plano da região, já o lado Peste é a área plana e o centro da cidade e ambos oferecem lugares incríveis para você visitar. Independente do que você planeja fazer na capital da Hungria, conheça como organizar um bom roteiro para o turismo em Budapeste e dicas para sua viagem.
O que vale a pena visitar em Budapeste?
Budapeste possui múltiplas camadas de história e cultura, por isso é bom saber o que fazer em sua viagem. Confira o que vale a pena visitar ao fazer turismo em Budapeste:
Colina do Castelo
Um ótimo lugar para começar sua visita a Budapeste é em Castle Hill (Colina do Castelo), a seção elevada acima do rio no lado Buda da cidade. Há alguns marcos importantes no local que o tornam imperdível, além de você ter uma excelente vista da cidade, o que o ajudará a se orientar antes de caminhar mais pela cidade.
Castelo de Buda
Historicamente, a parte mais importante da Colina do Castelo é o Castelo de Buda, o enorme complexo que já foi o lar dos reis húngaros. Ele foi construído pela primeira vez em 1265, mas a maior parte do que você vê agora é o palácio barroco do século XVIII. Desde então, ele se tornou um amplo centro cultural com diferentes edifícios e alas que dominam a maior parte da colina. Vale a pena caminhar pela parte externa do Castelo de Buda para ver a arquitetura e ter uma noção da imponência do castelo.
Galeria Nacional Húngara
Uma das duas principais galerias de Budapeste, a Galeria Nacional Húngara se concentra em obras de 1800 em diante, incluindo uma grande coleção de artistas húngaros e uma variedade de obras-primas internacionais.
Museu de História de Budapeste
No Museu de História de Budapeste, a história é contada desde os tempos pré-históricos até os dias de hoje e há uma seleção de artefatos provenientes de escavações arqueológicas ou de eventos mais recentes na cidade.
Turismo em Budapeste: Igreja de Matthias
Saindo do Castelo de Buda, você pode passear pela Castle Hill, pelas ruas de paralelepípedos e pelas casas barrocas, até chegar à imponente Matthias Church. Ela foi construída no século XIV e restaurada no século XIX e é famosa, em parte, pelo belo telhado que você pode ver gratuitamente do lado de fora.
Bastião dos Pescadores
Localizado atrás da Igreja Matthias, o Bastião dos Pescadores é um grande terraço que se tornou um dos pontos turísticos mais famosos de Budapeste. Sua popularidade se deve principalmente às vistas deslumbrantes que oferece e às excelentes oportunidades fotográficas com suas janelas e portas curvadas como cenário.
É possível explorar livremente o terraço e tirar fotos, mas para acessar uma parte do bastião, incluindo a caminhada entre algumas das sete torres, é necessário comprar um ingresso. No topo, há também uma cafeteria/restaurante.
O que fazer em Berlim na Alemanha: quantos dias ficar, roteiros e dicas de viagem
Turismo em Budapeste: Parlamento Húngaro
O edifício mais emblemático de Budapeste é, sem dúvida, o impressionante Parlamento Húngaro, localizado às margens do Danúbio, no lado Peste da cidade. Inaugurado em 1902, possui 691 cômodos. Suas bordas irregulares, torres finas e a grande cúpula vermelha são características marcantes. Arquitetonicamente, o edifício é uma mistura de estilos neogótico, neorromânico e neobarroco.
O Parlamento Húngaro é o terceiro maior edifício de assembleia nacional do mundo, decorado com mais de 40 quilos de ouro. Visitas guiadas ao interior do edifício são oferecidas, mas é aconselhável reservar com antecedência, pois são bastante concorridas.
Basílica de Santo Estêvão
Com 96 metros de altura, a Basílica de Santo Estêvão é um dos dois edifícios mais altos de Budapeste, junto ao Parlamento Húngaro. Essa altura simboliza o equilíbrio entre a igreja e o estado. Inaugurada em 1905, a basílica é relativamente nova e foi projetada no estilo neoclássico.
Dedicada ao primeiro rei da Hungria, a Basílica de Santo Estêvão abriga a mão direita mumificada do rei em um relicário. Dentro da igreja, você encontrará um impressionante altar e várias obras de arte, incluindo estátuas e pinturas, todas criadas por artesãos húngaros.
Descubra Londres: Dicas imperdíveis para sua viagem para Inglaterra
Grande Salão do Mercado
Para uma experiência diferente ao fazer turismo em Budapeste, mas igualmente importante na herança da cidade, visite o Grande Salão do Mercado (ou Central Market Hall). Inaugurado em 1897, é o maior e mais antigo mercado coberto de Budapeste, caracterizado por belas colunas de aço e um teto decorado com azulejos coloridos.
Embora um pouco turístico, o Grande Salão do Mercado é um local onde os moradores fazem compras e desfrutam das barracas de comida. Você pode almoçar ou fazer um lanche enquanto estiver lá.
Museu de Belas Artes
O Museu de Belas Artes, recentemente reformado e reaberto em 2018, foca em peças anteriores a 1800. Sua coleção inclui obras húngaras do século 11 em diante e abrange pinturas, esculturas e lápides, além de obras de mestres europeus como Rafael, Francisco Goya e Albrecht Dürer, e artefatos do Egito Antigo.
Casa do Terror
A Casa do Terror narra a história da ocupação soviética de Budapeste, alojada no prédio que foi a sede da Autoridade de Segurança do Estado. Além de detalhes sobre a era soviética, as exposições abordam a resistência e incluem uma câmara de tortura preservada em sua forma original.
Parque Memento
O Parque Memento é um museu a céu aberto com estátuas de líderes soviéticos e figuras húngaras espalhadas pelo terreno. Localizado fora do centro da cidade, você pode ir de transporte público. É uma excursão interessante para entusiastas de história ou do kitsch.
Hospital na Rocha
Um marco histórico interessante de Budapeste é o Hospital in the Rock, localizado sob a Colina do Castelo em uma seção de cavernas naturais. Originalmente conectados e fortificados como um abrigo antiaéreo antes da Segunda Guerra Mundial, esses túneis serviram como hospital durante a guerra e novamente durante a revolução de 1956.
Nas décadas de 1950 e 1960, com a ameaça da Guerra Fria, o espaço foi modernizado e transformado em um bunker nuclear. Atualmente, o Hospital na Rocha é um museu onde os visitantes podem explorar exposições que narram a história de suas diversas utilizações.
Turismo em Budapeste: Casa da Música
Inaugurada em 2022, a House of Music, situada no City Park, é um novo e importante centro cultural em Budapeste. Projetada pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto, a construção moderna e impressionante acolhe concertos.
Além disso, a Casa da Música abriga exposições permanentes sobre a evolução da música húngara dentro do contexto histórico europeu, bem como mostras temporárias sobre temas como o pop húngaro e divas internacionais.
Banhos Termais
Budapeste é famosa por seus banhos termais, que proporcionam uma experiência única em comparação com outras capitais europeias. Utilizadas desde os tempos romanos, as águas termais ricas em minerais estão presentes logo abaixo da superfície da cidade, com cerca de uma dúzia de banhos disponíveis atualmente.
O Széchenyi é o mais famoso, conhecido por seu belo edifício, grandes piscinas externas e uma longa série de banhos internos. Os Banhos Gellért são também populares, mas não tão impressionantes quanto o Széchenyi e possuem uma área externa menor.
Para uma experiência mais íntima, os Banhos Rudas são uma excelente opção. Em dias quentes, o Palatinus na Ilha Margaret, com seu complexo esportivo e toboáguas, é ideal, principlamente para famílias.
Avenida Andrássy
Para você que se interessa por compras, a Avenida Andrássy é a rua mais famosa de Budapeste e abriga muitas marcas principais em suas lojas. Além das compras, a avenida é repleta de casas neorrenascentistas, tornando-a um passeio agradável mesmo para quem não pretende comprar nada. Ao longo da Andrássy, além da Casa do Terror, há outros edifícios importantes, com destaque para a State Opera House.
Turismo em Budapeste: Cruzeiro pelo Danúbio
Ao visitar Budapeste, é imperdível contemplar o rio Danúbio, o imponente rio que atravessa o centro da cidade e separa seus dois distritos históricos principais. Em vez de simplesmente admirá-lo das margens, sugiro embarcar em um dos cruzeiros que oferecem um belo passeio ao longo desse trecho de água que proporciona vistas deslumbrantes dos pontos turísticos.
Se preferir explorar sob a luz do sol, há opções diurnas ideais. Existem diversos tipos de passeios disponíveis, desde os mais animados com drinks até os que oferecem um jantar sofisticado, ou até mesmo opções básicas para quem deseja apenas apreciar a paisagem. Um exemplo é o cruzeiro noturno que inclui vinho espumante ilimitado, ideal para uma vista encantadora da cidade.
Bairro Judeu
Após a Segunda Guerra Mundial, o bairro judeu de Budapeste, conhecido como o sétimo distrito (Budapeste VII), enfrentou décadas de decadência, tornando-se uma área negligenciada. A virada do século trouxe uma mudança significativa, quando o distrito atraiu tanto hipsters quanto desenvolvedores imobiliários devido à acessibilidade dos imóveis.
A partir de 2000, novos prédios residenciais foram erguidos, cafés e restaurantes modernos abriram suas portas, e a arte de rua adornou as paredes, transformando completamente a área em um ponto vibrante da cidade. Destaco a Sinagoga da Rua Dohány, também conhecida como a Grande Sinagoga, como o edifício mais significativo do bairro judeu.
Originalmente construída na década de 1850, a sinagoga, com seu design baseado em estilos islâmicos do norte da África, foi restaurada após sofrer danos durante a Segunda Guerra Mundial. Além de sua importância cultural, oferece uma visão magnífica para os visitantes, complementada pelo Museu Judaico que detalha a história do distrito. A Sinagoga da Rua Dohány está aberta em horários específicos durante a semana e é uma das atrações para quem visita Budapeste.
Bares em ruínas
No bairro judeu, os símbolos mais proeminentes do renascimento cultural são os bares em ruínas. O primeiro desses bares foi o Szimpla Kert, que abriu em um prédio abandonado em 2002. A ideia original era que espaços abandonados poderiam ser facilmente usados para dar vida a um bairro, apenas servindo comida e bebida simples.
Desde então, o visual despojado se tornou um estilo em si e vale conferir o Koleves Kert. Bem próximo a ele estão o Mika Kert e o Ellato Kert. Infelizmente, a marcha da gentrificação está se intensificando e alguns dos bares em ruínas estão fechando (o Ankert fechou em 2021) e estão sendo substituídos por modernos blocos de apartamentos.
Turismo em Veneza: atrações imperdíveis, como chegar e onde se hospedar
Turismo em Budapeste: Parque da Cidade
No final da Avenida Andrássy, está o City Park, que serve mais ou menos como a fronteira do centro de Budapeste. Ele é um parque grande (cerca de um terço do tamanho do Central Park de Nova York), com amplas áreas com grama e sombras de árvores e um lago no centro. Além de ser popular para piqueniques e relax, ele também sedia eventos públicos.
Mas o principal motivo para visitar o City Park são os pontos de referência que se encontram nele. Há a Heroes Square (Praça dos Heróis), com seu icônico Millennium Monument (Monumento do Milênio); os banhos termais Széchenyi (que mencionei acima) e também o Budapest Zoo (Zoológico de Budapeste), para quem estiver procurando uma atividade para a família.
Também vale a pena dar uma olhada no Castelo Vajdahunyad, um belo marco construído em 1896 como parte da Exposição Milenar do país e baseado em um castelo na Romênia. Há também vários museus no City Park.
Ilha Margareth
Um dos meus outros parques favoritos em Budapeste é a Ilha Margaret, uma grande área no meio do Danúbio que é uma atração por si só. Além dos banhos Palatinus, há uma pista de corrida ao redor da área externa, muitas ciclovias e áreas com jardins no parque.
Há também uma fonte que funciona em sincronia com a música, além de algumas cafeterias e restaurantes. Você encontrará até mesmo algumas ruínas medievais.
Dolomitas na Itália: os incríveis alpes italianos para visitar na Europa
Qual a melhor época para ir a Budapeste?
A melhor época para visitar Budapeste depende do seu estilo de viagem. Confira algumas considerações para ajudar a escolher a melhor época para sua viagem para Europa:
- Primavera (março a junho): Esta é uma época popular para visitar Budapeste, com clima mais agradável, temperaturas amenas e menos multidões do que no verão. As árvores florescem e os parques ficam verdes, com ambiente encantador.
- Verão (junho a setembro): Budapeste pode ficar bastante quente durante o verão, com temperaturas frequentemente acima de 30°C. No entanto, é também uma época animada, com muitos festivais de música, eventos ao ar livre e a cidade ganhando vida.
- Outono (setembro a dezembro): O outono é uma época agradável para visitar Budapeste, com temperaturas mais amenas, menos multidões do que no verão e a possibilidade de ver as folhas mudarem de cor.
- Inverno (dezembro a março): Budapeste pode ser mágica durante o inverno, especialmente durante a época do Natal, com mercados de Natal encantadores e decorações por toda a cidade. No entanto, as temperaturas podem ser bastante frias, com neve em vários dias.
Cada estação do ano proporciona uma experiência diferente. Além de aumentar ou diminuir os custos do turismo em Budapeste, por isso é recomendável que você entenda qual período do ano faz mais sentido para realizar a sua viagem para a Hungria.
O que visitar em 3 dias Budapeste?
Turismo em Budapeste em apenas 3 dias requer um roteiro bem estruturado e para você aproveitar ao máximo sua viagem a capital da Hungria, confira algumas sugestões de roteiros:
1º dia: Buda Castle District e Danube Promenade
Manhã: Você pode iniciar o dia pelo Bairro do Castelo de Buda, onde você pode visitar o Palácio Real de Buda, a Igreja de Matias e o Bastião dos Pescadores, apreciando a vista da cidade.
Tarde: Você pode fazer um passeio ao longo do Danúbio para admirar as vistas panorâmicas do rio e das pontes icônicas, como a Ponte das Correntes.
Noite: Você pode terminar o dia em um jantar em um dos restaurantes à beira do Danúbio e admirar os edifícios iluminados da cidade durante um passeio noturno ao longo do rio.
2º dia: Parlamento Húngaro e Andrassy Avenue
Manhã: Turismo em Budapeste iniciando pela visita ao Parlamento Húngaro e realizar um tour para conhecer sua história e arquitetura. Reservar os ingressos com antecedência, pode colaborar muito para um ótimo dia de passeio.
Tarde: Você pode visitar a elegante Avenida Andrássy, uma rua arborizada repleta de lojas de luxo, cafés e importantes edifícios históricos, como a Ópera Estatal Húngara.
Noite: Depois, você pode terminar o dia com um jantar em um dos restaurantes ao longo da Avenida Andrássy e assistir a uma apresentação na Ópera Estatal Húngara.
3º dia: Ruin Bars e Banhos Termais
Manhã: Você pode começar o dia recarregando suas energias em um dos famosos banhos termais de Budapeste, como as Termas de Széchenyi ou as Termas de Gellért.
Tarde: É possível visitar os bairros alternativos de Budapeste, como o Bairro Judeu e o Distrito VII, conhecido por seus “ruin bars” únicos e atmosfera boêmia.
Noite: Você pode experimentar a vida noturna animada de Budapeste em um dos ruin bars, onde você pode desfrutar de música ao vivo, arte de rua e uma vibe descontraída.
Com esse roteiro você poder conhecer os principais pontos turísticos de Budapeste em apenas três dias. Lembre-se de ajustá-lo de acordo com seus interesses e aproveite ao máximo sua estadia na capital húngara.
Turismo em Amsterdã: dicas de roteiros e como economizar em 2024
Quantos dias são necessários para conhecer Budapeste?
O número ideal de dias para conhecer Budapeste pode variar dependendo do seu estilo de viagem, do ritmo de viagem e do interesse em conhecer mais a cidade. No entanto, para ter uma experiência abrangente e aproveitar ao máximo o que Budapeste tem a oferecer, recomendaria ficar pelo menos quatro dias na cidade.
Com quatro dias, você terá tempo suficiente para visitar os principais pontos turísticos, como o Bairro do Castelo de Buda, o Parlamento Húngaro, a Avenida Andrássy e os famosos banhos termais. Além disso, você terá a oportunidade de explorar bairros alternativos, desfrutar da vida noturna, experimentar a deliciosa gastronomia húngara e talvez até fazer alguns passeios de um dia para destinos próximos.
Claro, se você tiver mais tempo disponível, poderá estender sua estadia e explorar Budapeste com mais calma, participar de eventos culturais, fazer excursões para áreas ao redor da cidade ou simplesmente aproveitar o ritmo descontraído da vida na capital da Hungria.
Melhor época para viajar para Europa: dicas para montar seu roteiro
Qual é a moeda oficial de Budapeste?
A moeda oficial de Budapeste, assim como de toda a Hungria, é o Forinte Húngaro, abreviado como HUF. É recomendável trocar um pouco de dinheiro pela moeda local ao chegar em Budapeste para facilitar as transações durante a sua estadia. Embora alguns estabelecimentos possam aceitar euros ou cartões de crédito, é sempre útil ter Forints em mãos para compras menores e em lugares mais tradicionais.
Turismo em Budapeste: Como organizar uma viagem para Hungria
Organizar uma viagem para Budapeste requer um planejamento cuidadoso para garantir uma experiência agradável. Veja algumas etapas para te ajudar a organizar sua viagem:
- Defina as datas e duração da viagem: Você pode determinar quando você deseja viajar para Budapeste e por quanto tempo pretende ficar na cidade.
- Reserve as passagens aéreas: Você pode realizar turismo em Budapeste gastando menos ao reservar passagens aéreas para Budapeste com antecedência para encontrar os melhores preços.
- Hotel em Budapeste: reserve hotéis em Budapeste com antecedência, especialmente se estiver viajando durante a alta temporada.
- Planeje as Atrações: Fazer uma lista das principais atrações que você deseja visitar em Budapeste. Isso vai te poupar tempo e desgastes durante sua viagem para Hungria. Compre também ingressos online com antecedência para evitar filas.
- Seguro Viagem: É preciso fazer um seguro de viagem que cubra despesas médicas, cancelamentos de viagem e outros imprevistos. Você tem a opção de comparar diferentes planos e coberturas pelo Seguros Promo.
- Roteiro de Viagem: Planejar um roteiro detalhado para turismo em Budapeste, incluindo os dias e horários das visitas às atrações, reservas em restaurantes e tempo livre para passear pela cidade é o ideal.
- Leve dinheiro: Levar uma combinação de dinheiro em espécie (Forintes Húngaros) e cartões de crédito autorizados para o exterior para suas despesas em Budapeste é recomendável. Avise seu banco sobre sua viagem internacional para evitar problemas com o uso de cartões no exterior também é importante.
- Prepare-se para Emergências: Você pode fazer cópias de documentos importantes, como passaporte e apólice de seguro de viagem, e mantenha-os em um local seguro (como em uma doleira junto do corpo). Anote também os números de telefone de emergência e informações de contato do seu país de origem.
Tem um dia para conhecer Madri? 7 atividades fora da caixa para fazer turismo
Turismo em Budapeste: Dicas finais
Para realizar turismo em Budapeste com o planejamento detalhado, você pode conferir dicas finais para completar o seu roteiro de viagem para a capital da Hungria:
- Prove a Gastronomia Local: Não deixe de provar a deliciosa culinária húngara, incluindo pratos tradicionais como goulash, langos e strudel de maçã. Explore os mercados locais e restaurantes autênticos para uma experiência gastronômica autêntica.
- Use o Transporte Público: O sistema de transporte público de Budapeste é eficiente e fácil de usar. Compre um passe de transporte público para facilitar seus deslocamentos.
- Cuide da sua Segurança: Budapeste é uma cidade segura, mas como em qualquer destino turístico, é importante estar atento aos seus pertences e evitar lugares pouco iluminadas à noite.
- Respeite as Tradições Locais: Familiarize-se com as tradições e costumes locais, como cumprimentar as pessoas com um aperto de mão firme, manter o volume baixo em espaços públicos e observar os costumes ao visitar locais religiosos.
- Aproveite a Vida Noturna: Budapeste tem uma vida noturna agitada, com uma variedade de bares, clubes e festas. Visite os ruin bars únicos da cidade e experimente a animada cena noturna.
- Vista Panorâmica em Budapeste: Não perca a oportunidade de admirar as vistas panorâmicas de Budapeste a partir de pontos altos, como o Bastião dos Pescadores ou a Torre de Observação da Basílica de Santo Estêvão.
Com essas dicas em mente, você está pronto para embarcar em uma viagem para Budapeste. Desse modo, aproveite ao máximo cada momento nessa cidade linda e histórica. Aproveite sua viagem para Hungria!
Leia também: Viagem para Andorra: o que conhecer no pequeno país nos Pireneus