
Descubra os melhores lugares para visitar e fazer turismo em Guimarães. Uma das cidades mais bonitas e bem preservadas de Portugal.
Se há um lugar em Portugal onde o passado e o presente caminham lado a lado, é Guimarães. Considerada a cidade berço, Guimarães encanta os visitantes com ruas históricas, arquitetura única e ar medieval. Além de um rico patrimônio histórico, gastronomia típica do Minho, e opções de hospedagem muito charmosas como o The Grove Houses, localizado no Monte da Penha.
Se você está montando seu roteiro de viagem em Portugal, fuja dos destinos básicos como Lisboa e Porto. Guimarães é uma escolha incrível para sua próxima viagem no país luso.
Turismo em Guimarães: onde nasceu Portugal
Guimarães é uma das cidades mais emblemáticas de Portugal. Foi aqui que nasceu Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, e onde se travaram as primeiras batalhas pela independência. Por isso, a cidade é conhecida como o berço da nacionalidade portuguesa. Um lugar histórico e de muita relevância para o país.
O Centro Histórico de Guimarães é classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2001. Suas ruelas de pedra, varandas floridas, igrejas, castelo, muralhas e edifícios centenários formam um cenário único, preservando séculos de história em cada esquina.
Principais pontos turísticos de Guimarães
Conheça os principais pontos turísticos de Guimarães Portugal e saiba como visitar:
- Castelo de Guimarães: construído no século X, é o principal símbolo da fundação de Portugal.
- Paço dos Duques de Bragança: um palácio e residência nobre do século XV, abriga um museu com mobiliário, tapeçarias, armaria e uma capela. Fica junto do Castelo de Guimarães.
- Igreja de São Miguel do Castelo: pequena e simples, porém, muito histórica. Guarda a pia batismal onde, segundo a tradição, Dom Afonso Henriques foi batizado.
- Centro Histórico (Largo da Oliveira, Largo do Toural e Praça de Santiago): no coração da cidade, possui com bares, restaurantes e construções medievais bem preservadas.
- Museu Alberto Sampaio: instalado em um antigo convento, preserva obras religiosas e arte sacra da região.
- Santuário da Penha: um lugar incrível, com igreja, restaurantes, comércio e uma vista espetacular da cidade de Guimarães. Fomos jantar na Adega do Ermitão e vale a muito a pena. O cenário é rústico com pedras gigantes e comida típica deliciosa.
- Teleférico da Penha: o teleférico de Guimarães liga o centro ao Monte da Penha, com vista panorâmica deslumbrante.
Localização de Guimarães: perto do Porto e Braga

Guimarães está situada no norte de Portugal, na região do Minho. A melhor forma de chegar é de carro, mas existem autocarros (ônibus) e até alguns comboios (trens) que ligam à cidade a outros destinos portugueses:
- Porto: 55 km, cerca de 1 hora de carro ou de comboio (trem) – pelo site Comboios de Portugal
- Braga: 28 km, cerca de 25 minutos de carro ou 1h10 de autocarro
- Coimbra: 174 km, cerca de 2 horas
- Lisboa: 363 km, aproximadamente 3h45 de carro pela autoestrada A1 (com portagens – pedágios)
Guimarães fica próximo de Braga e pode ser uma ótima base para visitar o norte de Portugal. Saindo de lá, você pode visitar Barcelos (a cidade da lenda dos galos) e Braga.
Gastronomia de Guimarães: sabores intensos do Minho
A culinária vimaranense é uma viagem à parte. Rica em tradição e influenciada pela cozinha minhota, ela combina ingredientes locais, receitas ancestrais e muito sabor. Guimarães possui ótimos restaurantes e que surpreendem os visitantes.
Pratos típicos de Guimarães para provar:
- Rojões à moda do Minho: Carne de porco frita com sangue, batatas e tripas enfarinhadas.
- Papas de sarrabulho: Prato típico de inverno, feito com farinha de milho, carne de porco e sangue coagulado.
- Arroz de cabidela: Frango cozido no próprio sangue, servido com arroz. Um sabor único.
- Bacalhau à Zé do Pipo: Prato típico com bacalhau assado, purê de batata e maionese gratinada.
- Cabrito assado: Cabrito tenro e suculento, assado lentamente com ervas aromáticas e vinho branco, até a pele ficar dourada e estaladiça.
- Bacalhau recheado: Posta de bacalhau desfiada, misturada com batata, cebola e ervas, recheada em massa de pão crocante e assada até dourar.
- Bacalhau com broa: Lascas de bacalhau cobertas por migalhas de broa de milho, gratinadas com azeite e alho para uma crocância dourada irresistível.
- Polvo à Lagareiro: Tentáculos de polvo macios, assados com batatinhas e generosa rega de azeite virgem extra e alho, realçando sabores defumados e aveludados.
Doces tradicionais de Guimarães
Conheça também os doces tradicionais da cidade portuguesa:
- Tortas de Guimarães: Recheadas com amêndoas e doce de gila.
- Toucinho do Céu: Doce conventual feito com gemas e amêndoas.
- Castanhas doces: Especialidade local no outono.
Guimarães é também rodeada por vinhedos que produzem o famoso Vinho Verde, típico da região do Minho. Ideal para acompanhar as refeições de peixe, ou para os dias mais quentes.
Turismo em Chaves: conheça a cidade termal imperdível em Portugal
Turismo em Guimarães: Restaurante espetacular A Cozinha
Ao visitar Guimarães fomos conhecer o restaurante com Estrela Michelin, A Cozinha por António Loureiro, em Guimarães. Um restaurante premiado com muitos sabores e texturas únicas. Uma experiência gastronômica para ser lembrada para sempre. O jantar em Guimarães ganha outro sabor com a criatividade do chef e dos seus chefs de cozinha, em um estilo de cozinha portuguesa contemporânea, com fornecedores e produtores locais.
O restaurante também é conhecido pelo desperdício zero de alimentos e respeito pela sazonalidade dos ingredientes. O prestígio conquistado reflete-se na Estrela Michelin, renovada pelo sexto ano consecutivo na Gala Michelin Star Revelation Portugal.
Dica de hospedagem em Guimarães: The Grove Houses, natureza e exclusividade na Penha

Para quem deseja viver Guimarães de forma íntima e inesquecível, uma das melhores opções de hospedagem é o The Grove Houses, um hotel boutique localizado no topo do Monte da Penha.
Com um conceito de integração entre arquitetura histórica, mistura uma parte contemporânea e muita natureza. O hotel conta com casas privativas com design moderno, um ambiente calmo e relaxante, rodeado por trilhos ecológicos e bosques. Além disso, fica localizado a poucos minutos de carro do centro histórico e muito próximo do Santuário da Penha.
O Hotel também realiza casamentos e no inverno é possível ver até mesmo esquilos em seus jardins históricos. Hospedar-se na Penha é uma oportunidade de descansar em meio à natureza sem abrir mão da proximidade com as atrações históricas da cidade. Outro destaque é o ótimo atendimento do staff e um pequeno almoço inesquecível.
Roteiro de 7 dias em Portugal: descubra o que visitar no país europeu
Por que visitar Guimarães?
Visitar Guimarães é mergulhar no berço da história de Portugal, onde cada pedra do seu centro medieval evoca séculos de memórias nacionais. Além de uma gastronomia muito rica e diversificada, fruto da tradição minhota.
Vale a pena se hospedar em Guimarães e aproveitar a proximidade com outras cidades turísticas de Portugal, como Porto, Braga, Vizela e Barcelos. O ideal é ficar pelo menos dois dias na cidade.
Turismo em Guimarães: dicas de planejamento de viagem
Quer seja por um fim de semana ou uma estadia mais longa, Guimarães tem tudo para surpreender. Visite o seu castelo, seus museus, muralhas e igrejas, caminhe por suas ruas medievais, prove suas delícias e durma com vista para as montanhas. Tenho certeza que será uma viagem inesquecível. Veja a lista completa de atrações no site de turismo.
Leia também: Aveiro Portugal: o que fazer na Veneza Portuguesa