Viajar para a Holanda vai ficar diferente, pois Amsterdã vai proibir consumo de maconha em espaços públicos. Novas regras à partir de maio de 2023!
A Holanda (Países Baixos) é um dos países mais liberais do mundo, porém o uso de cannabis é algo controverso entre a população. A capital holandesa limitou o consumo de maconha apenas ao Red-Light District e em coffe shops. É mais um esforço para tentar salvar os moradores dos turistas. Acontece que, muitos deles, viajam somente para divertir no popular destino, usar drogas e outras atividades não tão comuns na Europa. Saiba tudo sobre a mudança!
Viajar para a Holanda e visitar Amsterdã
Quem viajar para a Holanda para visitar Amsterdã terá uma nova proibição a partir de maio de 2023. É que, além da diretiva de uso de cannabis, novas regras incidem sobre o horário de funcionamento dos coffe shops. Haverá um controle maior também das atividades do Red-Light District (Distrito da Luz Vermelha). A informação foi publicada pelo portal Schengen Visa Info.
Com a nova medida em vigor, o consumo de maconha passa a ser proibido em todos os espaços públicos. Será proibido fumar, de quinta a domingo, entre as 16h e a 1h da manhã. Além disso, os shows de sexo no Red Light District terão que fechar às 2h. Sem contar que os bordéis terão que encerrar suas atividades às 3h em vez das 6h, como era antes das novas regras.
Consumo de álcool na Europa: qual país que mais bebe?
Ideia é melhorar a qualidade de vida dos moradores
A proibição também inclui a ordem de fechar bares e restaurantes às 2h, enquanto os restaurantes que servem bebidas alcoólicas terão que fechar uma hora antes. A venda de álcool sem licença no Red-Light District já foi proibida de quinta a domingo após as 16h, mas o conselho ordenou que os lojistas retirassem o álcool da vitrine durante esse período.
“A atmosfera torna-se terrível, especialmente à noite. Isso prejudica uma boa noite de sono para os residentes e a habitabilidade e segurança de todo o bairro”. É que a agitada vida noturna de Amsterdã levou as autoridades holandesas a lançarem “Stay Away”, campanhas de conscientização destinadas a desencorajar o “turismo desrespeitoso” que criou uma reputação infame para a capital holandesa.
Viajar para a Itália: ITA Airways vai criar combo de avião e trem.
Mudança de foco dos visitantes ao viajar para a Holanda
Mais de 20 milhões de visitantes fazem uma parada em Amsterdã todos os anos. Dessa maneira, a capital holandesa está sempre entre as cidades mais visitadas da Europa. Contudo, as novas medidas pretendem reduzir o número de visitantes que incluem Amsterdã para fumar maconha e utilizar os serviços do Red-Light District a partir deste ano.
Sendo assim, a cidade aposta na mudança de foco de seus visitantes e quer melhorar a qualidade dos turistas. Portanto, quem pretende visitar Amsterdã para uso de maconha, despedidas de solteiro, turismo sexual ou mesmo turismo excessivo não serão mais permitidos na capital holandesa.
Visto para Malta: estudar inglês na Europa barato e com sol.
Economia da cidade e divergências
É fato que a proibição de entrada em coffee shops para não residentes (turistas) já está em vigor em parte da Holanda, mas Amsterdã havia negociado uma isenção, assim como Roterdã segundo o site Europa Today. Segundo Femke Halsema, os turistas que chegassem à capital para consumir maconha causariam inquietação e incômodo à população local.
De acordo com Helsema, o acesso gratuito a essas instalações causaria mais mal do que bem à cidade. No entanto, a Câmara Municipal rejeitou a proposta, acreditando que esta proibição provocaria um aumento da criminalidade.
De acordo com Marc Jacobs, dono de uma cafeteria que participou do debate na Câmara Municipal, turistas “bêbados e gritando” eram um problema maior do que seus clientes. “Tenho meu coffee shop há 30 anos e no momento em que os clientes fazem algo com cocaína, eu os coloco para fora. Eu não vejo drogas pesadas ao meu redor”, disse ele.
Por enquanto, as partes pedem para a prefeita que considere alternativas como fazer com que as cafeterias assinem um novo pacto de boa conduta e que os turistas possam frequentar os locais. Um caso bastante polêmico.
Morar e trabalhar na Itália: setores mais fáceis de conseguir visto.
Sobre Amsterdã
Amsterdã é a capital e também maior cidade da Holanda. Conhecida por seus belos canais, a cidade tem uma arquitetura histórica e uma abundante e rica herança cultural. Sua história interessante, remonta ao século 17, quando era um importante centro de comércio europeu e mundial.
Uma das atrações mais famosas de Amsterdã é o Canal Ring, um Patrimônio Mundial da UNESCO que apresenta uma rede de encantadores canais ladeados por edifícios históricos. Os visitantes podem fazer um passeio de barco pelos canais para admirar as vistas e aprender sobre a história da cidade. Amsterdã também abriga muitos museus, incluindo o Rijksmuseum, que abriga uma vasta coleção de obras-primas holandesas, e o Museu Van Gogh, dedicado às obras de Vincent van Gogh.
Trabalhar na Bélgica: lista das profissões em falta, documentação e dicas.
Viajar para a Holanda: em busca do respeito perdido
Além de promover um turismo mais respeitoso, a Holanda está tentando limitar o número de visitantes que recebe. Isso porque a superlotação torna a vida dos moradores difícil, especialmente na questão do transporte, moradia e convivência harmônica em espaços públicos.
O impacto ambiental do turismo também é outro fator que está afetando os residentes holandeses, pois o aumento do número de visitantes leva a mais resíduos e poluição. De um modo geral, a qualidade de vida dos moradores cai, tendo em vista que é mais difícil para eles acessar recursos e outros serviços em seu dia a dia.
*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:
Reserve um seguro viagem internacional com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar as seguradoras e escolher a melhor cobertura para sua viagem.
Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.
Viaje com um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.
Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify: