A partir de 8 de janeiro de 2025, cidadãos de 48 países precisam da Autorização Eletrônica de Viagem Reino Unido. Veja como solicitar e o valor do novo visto!
A Autorização Eletrônica de Viagem Reino Unido (ETA) entra em vigor no dia 8 de janeiro de 2025 e é obrigatória para viajantes de 48 países. Dessa maneira, aproveite para saber tudo sobre a novidade, a lista dos países que precisam da autorização (incluindo o Brasil), como solicitar e o valor do novo visto do Reino Unido.
Autorização Eletrônica de Viagem Reino Unido
A partir dia dia 8 de janeiro de 2025 (quarta-feira), a Autorização Eletrônica de Viagem Reino Unido (ETA) entra em vigor. Por isso, o sistema se torna um requisito obrigatório para cidadãos provenientes de 48 países e que, antes, não necessitavam de visto para entrar no país. Dessa maneira, com o novo sistema digital, o governo britânico pretende reforçar o controle de entradas e segurança no país.
Além disso, a intenção é que, ao exigir uma pré-aprovação para quem pretende entrar no Reino Unido antes da chegada, mas sem causar transtornos maiores para os turistas. Sendo assim, aproveite para conhecer a lista dos 48 países que precisam da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), o valor do documento e como solicitar o visto.
Roteiro de viagem Inglaterra: 5 destinos imperdíveis para visitar
Lista de países que necessitam da ETA
Segundo o governo britânico, a ETA permite que você viaje para o Reino Unido para uma visita de turismo de até 6 meses. O ETA será válido por 2 anos. Contudo, você pode se inscrever dependendo da data da sua viagem e se sua nacionalidade exige a autorização conforme consta no seu passaporte. Entretanto, os cidadãos do Bahrein, Kuwait, Oman, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos já precisam da autorização antes mesmo do que pessoas de outros países.
Dessa maneira, para viagens a partir de 8 de janeiro de 2025 (quem viaja até 7 de janeiro de 2025, não precisa solicitar o documento) para o Reino Unido, os cidadãos das seguintes nacionalidades precisam da ETA:
- Américas: Antigua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Granada, Guatemala, Guiana, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Uruguai.
- Ásia e Pacífico: Austrália, Brunei, Hong Kong (incluindo cidadãos britânicos que estão no exterior), Israel, Japão, Malásia, Maldivas, Micronésia, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Singapura, Coreia do Sul, Taiwan (passaporte com número do cartão de identificação emitido pelas autoridades de Taiwan), Tonga, Samoa, Ilhas Marshall, Tuvalu.
- África e Oceânia: Botsuana, Maurícia, Seychelles, Ilhas Salomão, Nauru.
- Regiões Especiais: Macau (Região Administrativa Especial da China)
Já os cidadãos das nacionalidades a seguir podem se candidatar para a ETA a partir de 5 de março de 2025 para viagens ao Reino Unido a partir de 2 de abril de 2025:
- Europa: Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, San Marino, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça e Vaticano.
As 10 Melhores Cidades da Inglaterra: Dicas de Turismo e Como economizar
Como solicitar e quanto custa a ETA?
Para solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem Reino Unido (ETA), os viajantes precisam acessar o portal oficial do governo britânico. Entretanto, também é possível realizar o pedido através do aplicativo de celular do governo que está disponível para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android. Além disso, a ETA tem um custo de £10 (dez libras) e a aprovação da solicitação pode levar até três dias.
Contudo, a autorização tem validade de dois anos permitindo múltiplas entradas no país já que está vinculada ao passaporte do solicitante. Porém, tenha atenção que, mesmo passageiros que fazem escala, ou seja, estão em trânsito, precisam da ETA para acessarem os aeroportos do Reino Unido.
Melhor época para viajar para Europa: dicas para montar seu roteiro
Autorização Eletrônica de Viagem Reino Unido: outros detalhes
Por fim, caso você tenha alguma dúvida, o ideal é acessar o site oficial do governo do Reino Unido. Em seguida, leia com atenção todas as informações (inclusive quem está isento da ETA) e, caso necessite de ajuda, contacte as autoridades de imigração do Reino Unido. Além disso, é no portal oficial do governo britânico (ou no aplicativo) que você consegue solicitar o documento. Boa viagem!
Descubra Londres: Dicas imperdíveis para sua viagem para Inglaterra
*Confira dicas de viagem no nosso canal do Youtube e inscreva-se: