
Um novo visto para procurar emprego na Espanha está em vigor e é válido por 12 meses. Saiba mais sobre a novidade e conheça as exigências!
Agora é oficial: um novo visto para procurar emprego na Espanha já está em vigor. Contudo, é essencial conferir os requisitos e exigências para o documento que vale por 12 meses. Além disso, é interessante notar que, ao que parece, a Espanha está na contramão de outros países europeus, incluindo Portugal, que estão aumentando as barreiras para a imigração.
Lista das profissões necessárias na Finlândia: governo facilita visto em 2025
Novo visto para procurar emprego na Espanha
O novo visto para procurar emprego na Espanha está em vigor, porém a nova autorização de residência é voltada especialmente para parentes espanhóis. Dessa maneira, os novos regulamentos do governo espanhol buscam simplificar procedimentos, ampliar os requisitos de visto e introduzir novas condições para estudantes, residentes de nacionalidade espanhola e familiares de cidadãos espanhóis.
Aliás, o novo Regulamento de Imigração na Espanha está aprovado desde novembro de 2024 entrando em vigor no dia 20 de maio de 2025. Sendo assim, através de diversos novos recursos, o Governo da Espanha pretende simplificar procedimentos e eliminar duplicações de acordo com o Jornal Público.
Mudanças na cidadania italiana: Senado da Itália ratifica decreto que restringe acesso
Sobre o novo Regulamento de Imigração
As novas regras de imigração da Espanha surgem para facilitar a inclusão laboral e social dos migrantes. Dessa maneira, a reforma visa simplificar procedimentos, melhorar a eficiência administrativa e adaptar o arcabouço legal às necessidades do mercado de trabalho segundo o portal de notícias do Uruguai, El Observador.
Por isso, entre as principais mudanças no novo Regulamento de Imigração está a criação de um título de visto específico, com um sistema mais ordenado e transparente. Contudo, outra alteração é que as autorizações iniciais são de um ano e as renovações de quatro anos, reduzindo a burocracia e aumentando a estabilidade jurídica.
Multinacional belga recruta na Espanha: companhia com dezenas de vagas abertas
Visto para procura de emprego: validade passa a ser de um ano
Além disso, a duração do novo visto para procurar emprego na Espanha varia de 3 a 12 meses. Sendo assim, os interessados podem pesquisar empregos em setores e territórios específicos e a correspondência entre oferta e demanda de mão de obra está melhorando, de acordo com o Ministério da Migração.
Entretanto, existem mais mudanças como, por exemplo, em relação ao ‘arraigo’ onde cinco modalidades e requisitos ficam mais flexíveis. Dessa maneira, são estabelecidos cinco tipos de raízes que são a social, a sociolaboral, a familiar, a socioeducativa e segunda chance. Aliás, a estadia mínima no país também é reduzida de 3 para 2 anos e o imigrante passa a poder ter permissão para trabalhar desde o primeiro dia, seja empregado ou autônomo. Todavia, o tempo como solicitante de asilo não conta mais para acesso à residência.
Dirigir na Europa: novas regras para motoristas europeus aprovadas pela União Europeia
Estudantes: mais facilidades e acesso ao trabalho
Já para os estudantes, a autorização de estudo passa a cobrir toda a duração do treinamento. Além disso, o estudante fica autorizado a trabalhar até 30 horas por semana, independentemente do tipo de estudo. E está sendo criado um programa acelerado para passar de uma autorização de estudo para uma autorização de trabalho após a conclusão do curso.
Também estão em vigor novas condições para familiares de espanhóis. Por exemplo, o limite de idade para filhos dependentes é estendido de 21 para 26 anos. Os casais não registrados que comprovem união estável são reconhecidos. Por fim, está criada uma autorização de residência específica para familiares de cidadãos espanhóis.
Governo de Portugal confirma a expulsão de mais de 4.500 imigrantes
Novo visto para procurar emprego na Espanha
O novo visto para procurar emprego na Espanha está em vigor desde 20 de maio de 2025. O objetivo, ainda de acordo com o Jornal Público, é atrair mão de obra qualificada para o país europeu. Aliás, segundo a publicação vários setores da economia espanhola sofrem com escassez de profissionais.
Contudo, em termos de requisitos para o novo visto para quem pretende encontrar um trabalho na Espanha, está ter estudado em alguma universidade espanhola. Além disso, ser filho ou neto de espanhol ou exercer uma profissão qualificada, que atenda esteja em consonância com as necessidades do país. Entretanto, as pessoas interessadas também precisam comprovar meios de subsistência para se manter no país durante os 12 meses.
Ou seja, a comprovação para morar na Espanha é de, no mínimo, € 600 euros por mês, o equivalente a € 7.200 euros em um ano. Entretanto, saiba que esse valor não é suficiente para se manter no país (com os valores de aluguel, transporte, alimentação, saúde, lazer, etc).
Por fim, depois que a pessoa consegue um emprego na Espanha formal, o visto de procura de trabalho é convertido em visto de trabalho e a nova modalidade de autorização de residência também pode favorecer quem pretende abrir um negócio no país europeu. Para obter informações oficiais, acesse o site do governo da Espanha voltado para as migrações.
Emprego na Suíça para estrangeiros: país quer tornar o acesso ao trabalho mais acessível
