5 dicas para morar no exterior

Morar no exterior
Foto: Pixabay

Confira dicas para morar no exterior e realizar seu sonho.

Morar no exterior é o sonho de muitos brasileiros. Por isso, hoje nós vamos te dar dicas infalíveis para você conseguir realizar esse sonho.





Dicas para morar no exterior

Confira 5 dicas que vão te ajudar a organizar sua viagem e sua nova vida fora do país.

5) Pesquisar e planejar

O primeiro passo para quem deseja morar fora deve ser o planejamento. Estipule uma meta e uma data para que isso aconteça. Converse com a sua família e faça com que todos tenham o mesmo sonho.

O ideal é planejar uma mudança de país com pelo menos 6 meses de antecedência.

Pesquise sobre os destinos possíveis, como é o país, o custo de vida, a educação, a segurança, saúde. Leia sobre os tipos de visto e qual é o mais indicado para você e sua família.

Leia também: quero morar fora: por onde devo começar?

4) Guardar dinheiro

Depois de pesquisar e planejar o destino, é preciso guardar dinheiro para morar no exterior. Você terá gastos com passaporte, passagens aéreas, visto, chegada no país, entre outros gastos. Por isso, é muito importante ter reservas financeiras para conseguir mudar de país.

Se você sonha em morar fora? Confira dicas de como juntar dinheiro nas suas horas de folga e saiba quanto dinheiro é preciso para morar no exterior.

3) Fazer a documentação

O próximo passo para quem deseja morar fora é fazer a documentação necessária. De modo geral você precisará dos seguintes documentos para morar no exterior:

  • Passporte dentro da validade;
  • Identidade atualizada (com foto recente);
  • Carteira de motorista dentro da validade (se tiver);
  • Estar em situação regular com a Justiça Eleitoral brasileira;
  • Reunir diplomas e certificados;
  • Exames de proficiência de inglês (se viajar para algum país de língua inglesa ou para estudar no exterior – muitas universidades solicitam).

Além disso, será necessário reunir toda a documentação exigida para solicitar o visto no Consulado do país que pretende morar. Essa documentação pode variar de acordo com o país.

Conheça as empresas que patrocinam visto na Austrália e saiba como trabalhar no país.

banner-venda-livro-vazado-1

2) Não contar para ninguém

Uma dica de ouro, é não contar seus sonhos para ninguém. Espere tudo se concretizar. Vá organizando tudo, mas não conte aos quatro cantos que irá morar no exterior. Só informe as pessoas, depois do visto nas mãos e tudo encaminhado.

Leia também: morar fora: uma chance para recomeçar.

1) Buscar emprego antes de viajar

Se você for morar no exterior e pretende trabalhar por lá, prepare seu curriculum vitae no formato do país e busque vagas de emprego antes de viajar. Mesmo que você já tenha uma reserva financeira para os primeiros meses, já envie seu currículo antes da viagem.

Você pode ir conhecendo as empresas do país, seguindo-as no Linkedin, observando quais as vagas abertas e ir acompanhando o processo seletivo em sites como o Glassdoor. No portal, é possível acompanhar como são as entrevistas de emprego de grandes empresas. Dessa forma, você pode se preparar para as entrevistas e conquistar o tão sonhado emprego no exterior.

Confira 5 dicas para conseguir um emprego no exterior e como conquistar o recrutador na entrevista de emprego.



Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social.

Um comentário em “5 dicas para morar no exterior

  • 26 de junho de 2018 em 7:36 am
    Permalink

    Olá, estou pensando em ir morar em Portugal para trabalhar. lá temos muitas oportunidades? tenho dois filhos, mas vou sozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *