Como conquistar o recrutador na entrevista de emprego

conquistar o recrutador
Foto: Empregar Mais.

Se você está em busca de uma recolocação profissional, confira essas dicas para conquistar o recrutador e se dar bem na entrevista de emprego.

*Matéria atualizada em 19 de janeiro de 2022.

Muitos brasileiros estão em busca de emprego de uma recolocação profissional. Se você tem feito em entrevistas de emprego e não sabe o que está fazendo de errado, é preciso fazer uma avaliação e verificar onde estão e quais são os erros. Confira a seguir uma lista que fizemos para conquistar o recrutador durante a entrevista de emprego.





Como conquistar o recrutador na entrevista de emprego

Confira a seguir algumas dicas para ir bem em uma entrevista de emprego.

1) Seja pontual

O primeiro passo para conquistar um recrutador na entrevista de emprego é chegar na hora correta da entrevista de emprego. De preferência uns 10 minutos antes para sentar, se acalmar, relaxar, tomar uma água e ficar com uma respiração tranquila. Mesmo que o recrutador não te veja antes, a secretária pode já estar te avaliando sem você saber. Por isso, cuide de todos os seus passos, evite usar o celular. Tome uma água ou café, leia um jornal7revista e espere com paciência. 

Se a entrevista de emprego for online, sente-se na frente do computador com antecedência, se prepare. Teste sua câmera, áudio, veja como está a iluminação e o fundo. Organize tudo com tempo e fique preparado na sala de conferência 5 minutos antes do horário previsto.

Veja dicas para entrevista de emprego online.

2) Tenha postura

Quando o recrutador te chamar para a entrevista, mantenha a postura, dê um aperto de mão firme e dê um sorriso. Fique calmo e tente demonstrar serenidade. O mesmo vale para a entrevista online, seja cordial, simpático e evite ficar se mexendo na cadeira. Tenha uma postura profissional e demostre seriedade.

Procurar emprego no LinkedIn: novos filtros para buscar trabalho remoto.

3) Olhe nos olhos

Nunca olhe para a mesa ou para suas mãos. Olhe diretamente para o recrutador nos olhos. Pense antes de falar, mantenha a calma e confie em você e na sua capacidade para ocupar aquele cargo!

4) Seja simpático

O quarto passo para conquistar o recrutador é ser simpático, contar sua experiência profissional e porque você é o candidato ideal para a vaga. Seja humilde, simpático e conte suas principais conquistas profissionais e quais metas atingiu nos cargos anteriores. Se estiver mudando de área, explique o que motiva para trabalhar em um novo setor profissional.

5) Vista-se adequadamente

Pesquise a empresa antes da entrevista de emprego, saiba sua história e seus serviços ou produtos. Olhe as redes sociais da organização e verifique como os colaboradores se vestem. Use uma roupa discreta, bem passada e sem muitos acessórios. Arrume os cabelos, as unhas e use sapato limpos. A sua primeira impressão é muito importante! Saiba como se vestir em uma entrevista de emprego

6) Mantenha a autoestima

Quando estamos desempregados, nossa autoestima diminui e, muitas vezes, nos sentimos inúteis ou incapazes. Mas se você fez um bom currículo e conseguiu chegar na entrevista de emprego, é porque você está apto para assumir a vaga. Por isso é preciso confiar em você e acreditar que você é capaz. Se você não acreditar em você, na sua capacidade, ninguém mais acreditará. Mantenha o otimismo sempre!

Aproveite para ler 10 coisas que não devem ser ditas em uma entrevista de emprego.

Dicas finais de como conquistar o recrutador

Você é a única pessoa que sabe das suas habilidades e capacidades. Por isso, treine antes da entrevista de emprego as possíveis perguntas do recrutador, escreva em uma folha suas qualidades e defeitos, quais as suas melhores habilidades profissionais. O autoconhecimento é a chave para você saber o que quer e como quer o seu futuro profissional. Aposte em conhecer você de verdade e o que lhe faz realmente feliz!

Soft skills, saiba o que é e como pode impulsionar sua carreira.

*Veja o que não pode faltar no seu currículo e conheça nosso canal do Youtube:



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *