Soft skills, saiba o que é e como pode impulsionar sua carreira

Como desenvolver soft skills
Foto: Reachr.

Saiba como desenvolver as soft skills e impulsionar sua carreira no mercado de trabalho. Descubra as competências mais exigidas pelas empresas.

Houve um tempo em que ter bons conhecimentos técnicos e habilidades específicas para um profissional executar suas funções corretamente, representava uma boa chance de conseguir uma oportunidade de trabalho.

Estamos falando das hard skills, ou seja, os requisitos do cargo. Durante um processo seletivo podemos avaliar as hard skills, com técnicas de entrevistas ou critérios bem definidos pelo Recursos Humanos de acordo com a função do cargo. Como exemplo, a proficiência em algum idioma, facilidade com Microsoft Word, excelência gramatical, entre outras.

Entretanto, o desempenho de um profissional não depende apenas da forma como ele executa suas funções, mas também de suas soft skills.

As soft skills são um conjunto de competências profissionais, com comportamentos que envolvem inteligência emocional, a autoconsciência e o comprometimento pessoal em desenvolver os traços da personalidade. Além de capacidades sociais e de comunicação necessárias para o sucesso na carreira.

É antes de tudo ter consciência de quem é, e de que forma pode contribuir como um indivíduo que se relaciona de forma assertiva com os colegas dentro e fora do ambiente corporativo.

Descubra Como escolher a carreira profissional no novo normal.


Soft skills: saiba como impulsionar sua carreira

Reconhecer seus talentos é a maneira mais eficiente de desenvolver as suas soft skills para impulsionar sua carreira. O sucesso é consequência dos resultados das escolhas relacionadas aos seus talentos, que você decide desenvolver. 

O investimento em autoconhecimento para desenvolver competências comportamentais, depende muito do nível do seu interesse, empenho e disposição para passar por um processo de autoavaliação e descobertas internas que podem impactar na performance profissional.

Neste sentido, a empresa também pode colaborar, com programas de treinamentos e desenvolvimentos. E, programas de educação corporativa com conteúdos que envolvam aulas técnicas para executar a função alinhados com treinamentos comportamentais que incentivam o profissional a desenvolver suas soft skills. Além de ter uma cultura clara de feedback estimulando o aprendizado continuo.

Veja também Como evitar os erros comuns em uma entrevista de emprego.

Soft skills que se destacam

No mercado de trabalho as soft skills, vem ganhado mais visibilidade e peso diante do momento da escolha por um candidato em detrimento de outro. 

Cada empresa de acordo com seu modo de trabalho pode valorizar diferentes soft skills e algumas se destacam:

Facilidade de comunicação 

Profissionais que tenham habilidade para estabelecer uma comunicação, clara e objetiva, são valorizados no mercado de trabalho. Além saber estabelecer um bom relacionamento interpessoal com colegas de equipe, clientes e a gestão do negócio, dentro e fora da empresa.

Ser resiliente

Profissionais que sabem lidar com as dificuldades da rotina, período de pressão, possuem equilíbrio emocional necessário para resolver problemas, e se adaptar às mudanças.

Ser empático

Principalmente no atual nesse cenário, se colocar no lugar das outras pessoas, entender seus problemas e ajudá-los a encontrar uma solução. 

Ser empático é estar disposto a servir, a valorizar sua relação de cuidado consigo e com o outro, o que reflete no seu desempenho da empresa, principalmente se você exerce um cargo de liderança.

Habilidade para liderar

Essa é uma das soft skills muito valorizadas pelas empresas. Bons líderes melhoram o desempenho geral da empresa, quando incentivados e capacitados corretamente, podem refletir no engajamento dos colaboradores e na melhoria de desempenho.

Ética no trabalho

Apresentam-se nas pequenas ações da rotina, estão ligadas aos valores pessoais, como transparência na relações de trabalho, assumir responsabilidade por erros, contornar mal-entendidos, preservar sua integridade e da empresa, entre outras ações.

Além de saber o que é, reconhecer a importância das soft skills, irá permitir que você impulsione sua carreira, e garanta seu lugar no mercado de trabalho. Você irá descobrir que aprimorar seus talentos e suas competências podem te ajudar a ser tornar o profissional que deseja ser no futuro.

Sendo assim, porque não começar agora um processo de autoconhecimento profissional?

Leia também: Saiba como desenvolver o autoconhecimento e investir na sua carreira.

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Minha trajetória profissional foi construída ao longo de 16 anos de experiência no mundo corporativo na área Recursos Humanos, sempre atuando com desenvolvimento de pessoas e educação corporativa. Atualmente moro em Portugal, onde trabalho aplico meu conhecimento para atender profissionais que desejam construir uma carreira profissional. Acredito que através do autoconhecimento e do autodesenvolvimento temos a capacidade de transformar para melhor  todas as áreas de nossas vidas.

Quer saber como? Entre em contato conosco através do site Vagas pelo Mundo ou pela minhas redes sociais:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *