Como evitar os erros comuns em uma entrevista de emprego

erros entrevista de emprego
Foto: Forbes

Descubra como evitar erros muito comuns em uma entrevista de emprego e ser contratado.

Diante do cenário causado pela a pandemia do Covid-19,empresas de diferentes segmentos têm colocado em prática iniciativas para conter o avanço da pandemia em seus ambientes físicos, evitando aglomeração e incentivando atividades home office

Entretanto, quando se trata de processos indispensáveis como o de Recrutamento e Seleção, o uso da tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço. Em contrapartida, para muitos candidatos utilizar tecnologias de comunicação têm se tornado um agravante e até um obstáculo para uma boa performance durante os processos seletivos.

E as dificuldades podem surgir principalmente na hora da entrevista. Por isso, hoje vamos te ajudar a evitar os erros mais comuns em uma entrevista de emprego.


Como evitar os erros mais comuns em uma entrevista de emprego

Fazer uma boa entrevista de emprego é uma das etapas fundamentais para determinar se um candidato será ou não contratado. Durante a entrevista o candidato tem a oportunidade para exibir a sua personalidade e suas competências. 

É muito importante estar preparado para saber o que fazer durante uma entrevista de emprego, porém é essencial saber quais são e como evitar os erros mais comuns que muitos candidatos cometem e que podem fazer toda a diferença na hora do processo seletivo e da entrevista.

Esses são os erros mais comuns de muitos candidatos durante as entrevistas, saiba agora como evitá-los:

Procurar trabalho dá trabalho, preparação é a palavra-chave!

Falta de organização

Se você está em busca de uma oportunidade deve se organizar antes mesmo da entrevista de emprego, mesmo que você esteja participando de vários processos seletivos ao mesmo tempo. Ter um pequeno planejamento para saber quais as vagas que enviou seu currículo, saber em qual etapa um processo seletivo está facilitam sua preparação. 

Além diss, é fundamental encontrar ter tempo para buscar informações sobre a empresa, seus valores, a situação atual da companhia e as tendências futuras do mercado do setor podem potencializar suas chances. Enquanto candidato é um erro fatal não saber nada sobre a empresa ou sobre a oportunidade para a qual se candidatou.

Veja dicas para entrevista de emprego online.

Falta de autoconhecimento

Ninguém melhor do que você para reconhecer o tem de melhor, destacar seus pontos fortes, sua competências e o quanto seus talentos podem impactar de forma positiva os resultados dos projetos que você desenvolve.

A responsabilidade da sua carreira profissional é somente sua, desse modo desenvolver o autoconhecimento torna-te consciente das suas fortalezas e pontos que precisa desenvolver ao longo da sua carreira.

Saiba como desenvolver o autoconhecimento e investir na sua carreira.

Currículo desatualizado

Seu currículo é o seu cartão de visita, em geral é através dele que o recrutador entra em contato com você, dicas práticas:

  • Verifique se as informações estão corretas (nome, email, telefone);
  • Atenção a narrativa evite erros de escrita;
  • Inclua as palavras-chave (keywords) para aumentar as suas chances de ser encontrado pelas empresas que utilizam softwares para fazer a triagem dos currículos;
  • Foco no que é relevante para a oportunidade que se candidatou;
  • Faça as adaptações necessárias de acordo com a vaga;
  • Apresente seus melhores projetos e resultados;
  • Destaque suas qualificações e experiências profissionais;
  • Mencione seus interesses profissionais;
  • Revise todo o conteúdo do currículo antes de enviá-lo;
  • Recomenda-se ter uma carta de apresentação sempre que se candidatar.

Falta de cuidado com a redes sociais

Atualmente é muito comum as empresas usarem as redes sociais para anunciar as oportunidades e buscar candidatos. Consequentemente, é comum muitas empresas encontrarem seu perfil e possivelmente fazer uma avaliação prévia.

Dessa maneira, tenha cuidado com o que você compartilha na sua rede social, evite fotos comprometedoras, comentários abusivos que possam prejudicar sua imagem profissional.

Entrevista de emprego: as perguntas mais difíceis na Apple.

Melhore o perfil de LinkedIn

Reveja seu perfil no LinkedIn, pois é a maior plataforma profissional do mundo. Atualmente são aproximadamente 690 milhões de usuários. No LinkedIn você encurta o caminho até as empresas, pode estabelecer contatos profissionais e ainda aproveitar todo o conteúdo e até os cursos que podem te ajudar a buscar uma boa oportunidade.  

Depois dessa preparação você terá mais segurança e confiança para a etapa da entrevista de emprego, pois seu cérebro já mapeou todas as informações necessárias e consegue organizar de forma mais eficiente  essas informações.

Dicas de Programação Neurolinguística (PNL)

Para o momento da entrevista de emprego, seguir algumas dicas de Programação Neurolinguística (PNL) podem ajudar.

Um dos princípios da programação neurolinguística é trabalhar a forma como a nossa linguagem e emoções afetam as nossas ações. Desse modo, podemos usar os princípios da PNL para evitar os erros mais comuns em uma entrevista de emprego. 

Aplicar as técnicas da PNL pode dar uma importante vantagem ao candidato, neste caso uma técnica usada para criar um clima agradável, quebrar o gelo e gerar um processo de comunicação eficaz entre candidato e recrutador.

Contudo, antes da entrevista de emprego é natural ficar um pouco nervoso e ansioso, para isso a técnica da empatia pode ajudar a estabelecer laços de confiança e concentração. Treinar e fazer simulações antes mesmo da entrevista de emprego real pode ajudar muito, pois uma parte importante é estar atento para a postura e a linguagem do recrutador.

  • Prepare-se para entrevista com antecedência de acordo com o horário agendado, faça uma mentalização perguntando: “Como seria se essa entrevista fosse um sucesso.” Perceba todos os estímulos, sensações, imagens, cheiro, sua postura, suas respostas  e como gostaria de se sentir durante a entrevista. Se puder escreva num papel, escreva, respire. E vamos para a parte prática.
  • Caso a entrevista seja virtual, verifique a conexão com a internet, escolha um local adequado para não haver interrupções, teste o computador, som e imagem do vídeo. Atenção a sua apresentação e higiene pessoal.
  • Caso seja presencial, tenha os mesmos cuidados com o horário e apresentação pessoal.

Saiba como conquistar o recrutador na entrevista de emprego.

Cuidados durante a entrevista de emprego

  • Atenção ao vocabulário e tom de voz: esteja atento aos termos usados pelo entrevistador para estabelecer os mesmos termos nas tuas respostas, com atenção ao contexto.
  • Postura e linguagem corporal: a postura corporal do entrevistador pode demonstrar seu interesse e seu envolvimento com o processo seletivo. Manter uma postura cordial e centrada pode ajudar a não dispersar sua atenção.
  • Respiração eficaz: ter uma respiração adequada ajuda a manter os níveis de ansiedade e os hormônios de estresse sob controle, além de estabilizar a concentração e o foco e enquanto falas.

Perceba que essas dicas podem ser usadas durante toda a entrevista de emprego. Dessa forma, é importante estabelecer a empatia entre entrevistador e candidato, para te ajudar a ter mais  confiança e segurança em ti próprio durante estas situações, que certamente irão ocorrer em várias fases da sua vida profissional. Contudo exercite técnicas de respiração, tente manter a calma e o foco.

Estamos passando pelo período mais desafiador da história da humanidade, dessa maneira todos nós estamos aprendendo a lidar com todas essas transformações. O processo seletivo pode ser mais longo, ter novas etapas e ser mais desafiador do que você estava acostumado. Entretanto, dando um passo de cada vez, você vai chegar lá.

Sendo assim, solicitar a ajuda de um profissional qualificado em Programação Neurolinguística (PNL) pode ser uma ação efetiva para promover as mudanças necessárias. Além disso, desenvolver novas habilidades compatíveis com as novas demandas do mercado e trabalhar as crenças limitantes para evitar os erros mais comuns em uma entrevista de emprego. Desse modo, talvez seja o momento ideal para desenvolver o seu Plano de Carreira.

Veja também 10 perguntas em uma entrevista de emprego mais comuns.

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Minha trajetória profissional foi construída ao longo de 16 anos de experiência no mundo corporativo na área Recursos Humanos, sempre atuando com desenvolvimento de pessoas e educação corporativa. Atualmente moro em Portugal, onde trabalho aplico meu conhecimento para atender profissionais que desejam construir uma carreira profissional. Acredito que através do autoconhecimento e do autodesenvolvimento temos a capacidade de transformar para melhor  todas as áreas de nossas vidas.

Quer saber como? Entre em contato conosco através do site Vagas pelo Mundo ou pela minhas redes sociais:

View this post on Instagram

Programação Neurolinguística (PNL) é uma ferramenta para eficaz para promover mudanças comportamentais e desenvolver novas habilidades compatíveis com as novas as demandas do mercado pós-pandemia. Hoje vou falar sobre 4 pilares que podem te ajudar durante as etapas do processo seletivo, principalmente nas entrevistas: . 👉 Relacionamento – uma das técnicas utilizada é chamada de “rapport”, que significa a essência é uma conexão, respeitosa em aceitar o mundo subjetivo de alguém. Esta técnica cria aspectos comuns entre duas ou mais pessoas, produzindo uma comunicação de confiança, através do comportamento, voz, gestos, etc. 👉 Estabelecer os objetivos – Defina o resultado ,o objetivos,para alcançar alguma coisa é preciso ter clareza da meta a ser alcançada. 👉Acuidade Sensorial – Através da percepção dos seus sentidos,você deve medir o que está vendo, ouvindo e sentindo a respeito do que está acontecendo com você. Assim você terá evidências, baseadas no sensorial, você terá feedback e decidirá se deve continuar agindo como está ou se será necessário ajustar o que está fazendo para alcançar o objetivo 👉Flexibilidade – Expanda suas perspectivas, crie uma mentalidade flexível a novas possibilidades de mudança. Procurar novas rotas, novas opções, novos caminhos,amplie as alternativas disponíveis para tentar novas maneiras de pensar, sentir e agir. . Gostou das dicas? Comenta aqui se te ajudou.. . #pnlcoaching #pnlsistêmica #transiçãodecarreira #coachingdecarreira #Portugal #brasileirosemportugal #empoderamentofeminino #mudardevida #entrevista #curriculo #inteligênciaemocional #propósitodevida #coachingdecarreira #jobsportugal #carreiraprofissional #autoresponsabilidade #mulheresbemresolvidas #carreirainternacional #Carreira #VagaspeloMundo #morarfora

A post shared by Vanessa Ferreira (@vanrferreirapsi) on

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *