Saiba como desenvolver o autoconhecimento e investir na sua carreira

Autoconhecimento carreira
Foto: Psicólogos Berrini

O autoconhecimento é o melhor investimento para sua carreira, dessa forma você estará consciente das suas fortalezas e fraquezas.

Durante um entrevista de emprego o recrutador te fala: Me fale sobre você… Se neste momento você congela ou fica em dúvida do que falar? Desse modo pode perder pontos para conseguir essa oportunidade de emprego. Saber como você quer construir uma carreira profissional diferente se não conhece seus pontos fortes? Se não reconhece seus talentos, interesses e não tem estratégias para buscar suas oportunidades profissionais?


Autoconhecimento é o melhor investimento para sua carreira

Se você está cheio de dúvidas para responder essas perguntas, você já parou para pensar que o autoconhecimento é o melhor investimento para sua carreira, diante de tantas transformações que estamos vivendo? Trazer clareza do que se quer alcançar na sua carreira é primordial neste momento.

Estar consciente de quem você é, ter domínio para lidar com suas emoções e saber identificar e escolher qual emoção está predominando em cada situação, e saber se posicionar de forma assertiva é uma habilidade cada vez mais valorizada.

Apesar disso, muitos profissionais ainda desprezam essa habilidade e acabam por impactar diretamente em seus resultados e sua performance na carreira. Podemos observar isto em várias situações do dia a dia de trabalho, desde da empolgação quando batemos uma meta ou se sentir inseguro com um feedback negativo.

O autoconhecimento é o melhor investimento para sua carreira, porque vai além de estar consciente das suas fortalezas e fraquezas, significa investigar a sua própria subjetividade como ser humano, que se relaciona o tempo todo. 

Quando atribuímos  à nossa percepção os nossos valores, crenças, sentimentos e pensamentos e ações passamos a voltar a nossa atenção para quem realmente somos a partir disso temos condições de nos adaptar as circunstâncias de forma equilibrada.

O que acontece no mundo externo é reflexo de todos esses aspectos internos, a forma como elaboramos e processamos esses estímulos serão transformados no nosso comportamento.

Sendo assim, decidir pelo autoconhecimento é o melhor investimento para sua carreira, para o presente e para seu futuro profissional.

Saiba como escolher a carreira profissional no novo normal.

O desenvolvimento humano é uma questão urgente

A humanidade vive um grande desafio. Sabemos que pandemia Covid-19 trouxe um impacto profundo para milhões de pessoas, que perderam seus empregos ou suas rendas. Profissionais precisarão melhorar suas habilidades para manter seus empregos, sem falar nos jovens, onde o  ingresso no mercado de trabalho pode ser muito desafiador.

Na Europa, assim como muitos países a solução para vencer essa crise será o investimento em pessoas e nas suas competências. As grandes nações são (re)construídas por pessoas, cada euro investido em no desenvolvimento humano gera em média dois euros em receitas ou investimento em poupança. 

O investimento em pessoas e no desenvolvimento de suas competências irá garantir um futuro na sustentabilidade, diversidade e na capacidade de inovar e reformular sociedades e economias.

O desenvolvimento humano é uma questão urgente e humanitário. Existem hoje adultos em idade laboral que não possuem competências digitais básicas, poucos estão dispostos a melhorar ou aprender. 

Por outro lado, existem muitas oportunidades e incentivos para o jovens, que desejam trilhar o caminho dos cursos voltados para inovação e tecnologia.

Atualmente existe uma grande necessidade de formar adultos com as competências digitais necessárias, uma vez que centenas de milhares de ofertas de emprego não são preenchidas devido à falta das competências adequadas ao cargo.

Carreira de TI em Portugal: dicas para conseguir um emprego.

Agenda de Competências para o mercado de trabalho

carreira profissional
Foto: CIO

Pensando nisso a Comissão Europeia apresentou uma nova Agenda de Competências, que  tem a intenção de intensificar a cooperação, estabelece objetivos serem atingidos até 2025, com base em indicadores quantitativos bem estabelecidos. 

Apresenta-se um conjunto de 12 ações estruturadas com foco no desenvolvimento de competências para garantir o emprego e condições a vida humana através de parcerias com os Estados-membros, as empresas e entidades sociais. Essas iniciativas oferecem oportunidades de formação para tornar aprendizagem uma realidade para todos.

Investir em autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades e novas competências é processo que dura a vida toda. Saber potencializar e fortalecer seus recursos internos, seus pontos fortes, desenvolver suas competências, certamente fará toda a diferença na sua carreira profissional. 

Por isso é tão importante autoconhecimento para sua carreira, só assim você conseguirá definir e fazer boas escolhas na sua trajetória profissional.

Leia também: Carreira profissional e mercado de trabalho na Europa pós-pandemia.

Lembre-se: sua carreira é resultado das escolhas que você fez.

Sendo assim, com auxílio do Coach de Carreira, você pode trazer uma reflexão no olhar para si mesmo e suas ações, aprender a desenvolver emoções positivas, que irão impactar sua história de vida, além de olhar para dentro de si, e descobrir talentos e motivos para escolher e viver uma carreira profissional exatamente do jeito que você deseja.

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute. Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Minha trajetória profissional foi construída ao longo de 16 anos de experiência no mundo corporativo na área Recursos Humanos, sempre atuando com desenvolvimento de pessoas e educação corporativa. Atualmente moro em Portugal, onde trabalho aplico meu conhecimento para atender profissionais que desejam construir uma carreira profissional de sucesso.  

Quer saber saber mais? Entre em contato contato através do email ou pelas minhas redes sociais.

Também pode te interessar o texto do psicólogo Vitor Luz: 2020 pede uma viagem interna: faça seu check-in no autoconhecimento.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Encontre também passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para finalizar, se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *